O que um bom design pode fazer pela sua marca?

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Um bom design é condição crucial para o sucesso de uma marca, porém ainda existe muita dificuldade em entender o que esse conceito tão abrangente e complexo é capaz de oferecer. Nesse artigo você vai conhecer tudo sobre o design, as diferentes ferramentas que você pode utilizar, casos para se inspirar e é claro dicas incríveis para atingir os melhores resultados e conquistar mercado dentro do seu segmento.

O que é Design?

Definir o que é design é uma tarefa praticamente impossível, afinal esse conceito é tão difundido dentro da gestão de empresas que a cada novo trabalho publicado por pesquisadores, essa palavra ganha novos sentidos e funções. Para entender um pouco mais sobre o design, recorri a autores reconhecidos pelo seu trabalho na área como Robin Mathew, designer gráfico que define como “O design é o ponto em que a ciência e a arte se encontram”. 

Outras definições famosas sobre design são:

Design é função, não forma” Steve Jobs 

O design tem o poder de criar toda uma experiência e “estilo de vida” para os consumidores” Phillip Kotler

“Design é a organização das partes de um todo, de um modo que os componentes produzam o que foi planejado. Só que esse arranjo é sempre improvável, seja o design de algo extraordinário ou não. E isso ocorre porque o número de modos pelos quais as partes podem ser combinadas é excessivo. Cada arranjo não passa de uma quantidade enorme de possibilidades. Ou seja, cada arranjo realizado é tão improvável quanto todos os outros, não realizados.” Helena Katz

Uma das unanimidades na definição do Design é que essa é a área responsável por solucionar problemas seja esses quais forem. Dessa forma o design assume papeis diferentes conforme a necessidade da empresa, ou mais especificamente, do público que essa empresa atende.

O profissional de design

O profissional de design ou o departamento responsável pela área dentro da empresa funciona como a ligação entre a marca e o seu público, garantindo que tudo o que está sendo comunicado responda a certos padrões estabelecidos.

O designer é indispensável para que uma empresa seja capaz de se comunicar com clareza e inteligência, utilizando das ferramentas que serão descritas a seguir para se destacar da concorrência e conquistar novos mercados.

Elementos fundamentais para um bom design

Sendo uma área extremamente abrangente, é natural que o design possua diversas ferramentas que podem ser utilizadas para melhorar a comunicação da sua empresa com os clientes. Alguns elementos são fundamentais para um bom resultado. 

Encontre a cor ideal

Uma das principais ferramentas na comunicação de uma mensagem é a cor, não à toa o estudo da psicologia das cores conta com um dos materiais mais vastos em toda a pesquisa de marketing e comportamento do consumidor. Para você ter uma ideia da importância de escolher a cor certa para a identidade visual da sua empresa, o site especializado Colorcom indica que uma cor escolhida conforme a empresa e o público alvo é capaz de aumentar o reconhecimento da marca em até 80%.

O autor considerado o “pai do marketing” Philip Kotler descreve as cores como um dos principais fatores de diferenciação na construção de muitas marcas, inclusive uma das maiores empresas de tecnologia do mercado, a Intel. 

O uso das cores pela Intel se destacou em seus comerciais veiculados na televisão. Nesse comercial homens em roupas com cores metalizadas interagiam com a câmera, se transformando em uma marca registrada da empresa, transmitindo modernidade e vanguarda tecnológica.

Outros exemplos estão aos montes no mercado, ao observar arcos amarelos em um fundo vermelho, qual a marca que surge na sua cabeça? E em aplicativos de celular, qual a rede social que utiliza o verde junto com o branco em seu logo ? Uma boa escolha de cores se torna marca registrada de empresas bem sucedidas. 

O uso da cor não se restringe apenas no logotipo da empresa ou nas publicidades veiculadas nos canais de comunicação, é importante estar atento as cores utilizadas no local físico e como elas harmonizam com a identidade visual planejada. 

Existem algumas dicas que funcionam de forma universal na escolha de cores, baseadas em teorias científicas como a elaborada por Eva Heller e Maria Lúcia Lopes Da Silva no livro “ A psicologia das cores”, porém é importante ressaltar que as preferências e adequações variam conforme o público, incluindo fatores como idade, classe social e nacionalidade.

O maior desafio na escolha das cores que serão utilizadas na comunicação do seu negócio é transmitir os valores da sua marca com as necessidades dos clientes, comunicando de maneira específica sem perder o traço de autoria na mensagem. 

Harmonia em todos os canais de comunicação

A necessidade de estar presente em cada vez mais plataformas, transforma a harmonia na comunicação em um verdadeiro desafio.

O conceito omnicanal expõe a necessidade de as empresas estarem presentes nos lugares em que os seus clientes frequentam, principalmente dentro do meio digital. Com a ampla variedade de opções na compra de qualquer produto, é essencial que o cliente ao procurar pelo seu negócio na plataforma que seja, ele encontre de maneira rápida e intuitiva.

Com a necessidade de gerar conteúdo em cada plataforma para se tornar relevante nas mídias, manter uma lógica na comunicação independente do canal de comunicação se torna uma verdadeira provação.

A harmonia é importante para que a mensagem que está sendo dita seja automaticamente associada à sua empresa, evitando confusões pela variedade de canais e aumentando o impacto do seu negócio no dia a dia do cliente efetivo ou potencial.

Um exemplo prático de harmonia na comunicação é a Netflix. A empresa líder do segmento de streaming é a mais querida no Brasil e isso não é à toa, toda a sua comunicação transmite os mesmos valores: atenção com o cliente, descontração e jovialidade.

Agregue valor para o seu público

Com a leitura de algumas das obras de Kotler, notei que todas elas possuem um fator em comum; o conceito de valor. Kotler define o valor como: “ Entregue ao cliente é a diferença entre o valor total para o cliente e o custo total para o cliente. O valor total para o cliente é o conjunto de benefícios que os clientes esperam de um determinado produto ou serviço. O custo total para o cliente é o conjunto de custos em que os clientes consumidores esperam incorrer para avaliar, obter, utilizar e descartar um produto ou serviço”. Esse conceito de valor também se encaixa no Design

Cada conteúdo que é planejado ou produzido, seja digital ou físico, deve agregar valor de alguma forma ao cliente. Faça um teste você mesmo, quais são os conteúdos que você costuma ler nas anunciantes nas redes sociais? Sem dúvidas são aqueles que agregam valor para você de algum jeito, seja informando, entretendo, ou de qualquer outra forma. 

O valor no design não se resume ao que está sendo dito, mas também a forma que isso chega até o cliente. Empresas com feeds de Instagram organizados e interessantes para o seu público por exemplo, conseguem melhores resultados que aquelas que não investem nessa área. 

3 dicas fundamentais para um bom design

Conheça 3 dicas incríveis que vão te ajudar a trabalhar melhor com o design dentro da sua empresa, trazendo resultados na comunicação com o cliente e solução dos seus problemas

Defina a identidade visual do seu negócio

Construir uma identidade visual única para a empresa é essencial, dessa forma é possível definir pautado em valores todo o modo como o negócio será apresentado para o público. 

Antes de escolher logotipos e definir as cores que serão utilizadas é importante pensar no significado real da sua empresa existir, recorrendo sempre a missão, visão e valores previamente elaborados. 

Com uma identidade visual que respeite os elementos citados anteriormente e embasada no real significado da empresa, se torna possível apresentar-se para o público de maneira efetiva, marcante e coesa.

As grandes empresas do mercado possuem identidade visuais verdadeiramente significativas, seguindo as características citadas e utilizando dos mais variados princípios de design como a já citada psicologia das cores e a simetria de Gestalt.

Identifique os problemas do seu cliente

Na definição do que significa design foi dito que essa é a ciência de solucionar problemas, e como é possível solucionar problemas sem conhece-los?

Dessa forma é essencial você entender o seu público e o mercado em que a sua empresa está inserida, analisando possíveis maneiras de se diferenciar da concorrência, oferecendo aquilo que ainda não foi ofertado para os clientes, ou ofertando da maneira certa.

Essa solução de problemas é das mais abrangentes possíveis quando o assunto é design, desde a mudança de uma embalagem plástica nas garrafas de água que facilita o seu descarte correto como foi feito pela marca Crystal, até uma máquina de ressonância magnética com decoração lúdica, facilitando a realização do exame em crianças como elaborado pelo doutor Doug Dietz e premiado em diversos prêmios na área. 

Boas ideias só surgem com muita pesquisa prévia e informações que viabilizem um design de fato eficiente 

Analise seus resultados e da concorrência

Um bom design é pautado em informações que indiquem o caminho que deve ser seguido, e para isso não é necessário se ater apenas a grandes cases do mercado que muitas vezes se distanciam dos recursos que você tem como disponíveis para trabalhar com o design.

Analisar periodicamente o que está sendo feito dentro e fora da sua empresa, e qual a opinião dos clientes sobre isso, é essencial. Tendo conhecimento do que funciona ou não para o seu público, é possível desenvolver soluções em design mais eficientes, economizando recursos e otimizando resultados.

Atente-se também ao que os seus concorrentes estão desenvolvendo, aprenda tanto com os acertos da concorrência, quanto com os seus erros, buscando sempre se destacar e conquistar o seu público alvo.

Um bom design é peça chave para conquistar os clientes e construir uma marca forte, se manter atualizado sobre o assunto e utilizar cada ferramenta possível para fomentar a criatividade na elaboração e execução de projetos inovadores, é o caminho certo para o sucesso. 

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