Inbound e outbound

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O inbound e o outbound marketing são duas estratégias diferenciadas, mas que têm objetivos em comum: aumentar as vendas e a visibilidade. Mesmo com objetivos similares, utilizam táticas diferentes, e é aí que é interessante que toda empresa tenha conhecimento.   

Pode parecer meio óbvio dizer isso, mas a inserção da internet para a sociedade como um todo mudou o comportamento dos consumidores. Essa mudança foi positiva aos usuários, que têm mais voz para opinar, boicotar e esperar por produtos e serviços melhores.

Se esse comportamento foi modificado pelo advento da internet, as empresas também tiveram que correr atrás e mudarem seus planejamentos de marketing. Antes da internet, a estratégia mais rentável era o outbound marketing. Com a internet, o inbound surgiu para compensar essa falta de comunicação entre empresa e público que existia.

É importante que o leitor entenda que uma estratégia não anula outra. Há casos em que trabalhar as duas estratégias juntas traz mais resultados, outros em que o inbound se sobressai. Por isso é fundamental entender cada uma das estratégias.

O Outbound Marketing

Desde o surgimento dos jornais, rádio e televisão, as grandes marcas da época se aproveitavam dos leitores e da audiência desses veículos e tentavam procurar por novos clientes. O objetivo básico era fazer com que a empresa fosse até o consumidor, oferecendo produtos e serviços e seus respectivos benefícios e diferenciais.

No outbound marketing é a empresa que faz uma abordagem de venda, propaga seus produtos e espera que o público aceite e compre. As propagandas de rádio, televisão, anúncios em jornais e revistas são as ações mais comuns de outbound marketing.

Além disso, os outdoors em avenidas importantes e locais estratégicos são uma boa forma de aplicar o outbound de forma eficiente. Resumidamente, o outbound é aquele planejamento em que o usuário não tem condições de dar o feedback, e sim apenas ver o anúncio. Casos de telemarketing em que se oferece um desconto ou outro benefício também é um exemplo de outbound marketing.

Em grandes metrópoles, os outdoors são bastante disputados por empresas de vários setores

No Brasil, o outbound ainda é muito presente e forte, com diversas empresas trabalhando com banners e cartazes, propagandas de rádio, televisão e até as propagandas do YouTube.

O Inbound Marketing

No mundo todo, o inbound marketing tem sido cada vez mais empregado, pela sua automatização. Unindo a tecnologia de busca de displays com a comunicação de uma empresa com seu público, é possível ter relatórios precisos e dimensionar as ações futuras com mais controle dos resultados.

O inbound marketing é uma estratégia relacionada com a criação de experiências diferenciadas e personalizadas, com o intuito de de trazer um impacto positivo para as pessoas e seu negócio.

E como se cria essa experiência? Você tem de atrair prospectos e consumidores para o seu site, por exemplo. Ao invés de você fazer uma abordagem para que o consumidor compre de você, é o consumidor que vai te procurar.

Na internet essa procura se dá pelas plataformas de buscas, na ideia de sanar as dúvidas dos clientes, criando conteúdo relevante que vai responder as perguntas da sua persona.

Para que isso tudo seja possível, o inbound marketing utiliza as principais ferramentas de marketing digital, como conteúdos de mídias sociais, artigos de blogs, landing pages, e-books, e-mail marketing, entre outros.  

É uma maneira mais empática de lidar com os consumidores que já comprou de você e pode continuar fazendo isso, assim como para clientes que ainda não te conhecem mas conseguem te achar pesquisando.

Dessa nova forma, você atrai os possíveis clientes e constrói um caminho de confiança e credibilidade para seu negócio. Com isso, o inbound marketing é um método de atrair, engajar e agradar as pessoas para crescer seu negócio provendo mais valor.

Não à toa que que o inbound marketing, se traduzido para o português, significa marketing de atração. Nesse caso, a maior ação é a criação de conteúdo, aliado a um bom planejamento de marketing, entendendo o próprio mercado e analisando formas de se destacar em um tipo de área de conhecimento.

O que fazer com as estratégias?

Hoje, as grandes empresas e marcas mais conhecidas investem nas duas estratégias. A televisão ainda tem um peso grande para apresentar comerciais que vendem uma ideia, então trazem resultados positivos em diversos casos. Porém, investir em comerciais e veículos de massa é bem mais caro.

Em 2017, o IBGE apurou, através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), que 96,6% da população brasileira possui uma televisão em casa. Mesmo que a tendência no Brasil esteja aumentando no acesso ao YouTube e plataformas de streaming (Amazon Prime, Netflix etc), a TV Aberta e a TV a Cabo ainda são canais que possuem audiências significativas.

Por conta dessa realidade, empresas de vários setores ainda investem nos comerciais, inclusive contando com o YouTube. Todas essas propagandas são consideradas estratégias outbound.

As propagandas impressas são criadas a partir da empresa que quer encontrar novos clientes, portanto, também são consideradas outbound. Ainda são extremamente comuns, principalmente em em setores imobiliários e similares, como folders de plantas de apartamentos.

Já o inbound teve um crescimento enorme, pois as empresas entenderam que estar de forma engajada na internet traz retornos muito positivos. O relacionamento entre empresa e público nunca foi tão forte, e é através do inbound que ele pode crescer. Conteúdos web de todo tipo são considerados aqui: roteiros de vídeos, podcasts, ebooks, posts de blog, conteúdos para mídias sociais etc.

A palavra-chave para o inbound ou outbound é: conteúdo de qualidade

Você reparou que nos dois casos há uma semelhança? O conteúdo relevante para ambas as estratégias é fundamental. Criar um bom banner que atinge o público é o papel principal de qualquer propaganda impressa. O mesmo na criação e produção de um comercial.

O inbound tem como essência o conteúdo relevante para criação de qualquer estratégia. Então, mesmo que sejam estratégias diferentes, utilizam técnicas semelhantes. Dessa forma, o marketing de conteúdo é uma das áreas mais importantes para iniciar um bom projeto de outbound ou inbound!

Normalmente é uma agência de marketing digital que possui profissionais com esse conhecimento. E no caso de inbound, o conteúdo web tem um foco maior, já que há otimizações e técnicas específicas para estruturar um bom texto, como conhecimentos em SEO.

Depois de tantos conhecimentos assim, já sabe como vai iniciar suas estratégias de marketing? Caso tenha dúvidas, estamos aqui para ajudar! Assine nossa Newsletter para ficar antenado em todos os assuntos do marketing digital, ou continue lendo nossos posts no blog!

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