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Os segredos de uma landing page que converte usuários em leads

Os segredos de uma landing page que converte usuários em leads

Para transformar um visitante em lead, uma boa landing page é essencial. Formada por todos os elementos que são capazes de conquistar um internauta, as landing pages são páginas de conversão utilizadas em campanhas de marketing digital por empresas dos mais diversos segmentos.

Você provavelmente já ouviu o termo landing page, mas duvido que entenda a definição e importância dessa ferramenta para as suas estratégias de marketing digital.

A tradução literal do termo já explica basicamente a sua função. A landing page (página de aterrisagem) serve como o destino imediato de um cliente ao procurar por termos que se relacionem com a sua atividade, incluindo cada produto e serviço.

Esse conceito simples é aplicado de uma forma diferente na elaboração de uma estratégia de marketing digital. Enquanto cada uma das páginas digitais da sua empresa pode ser descrita como uma landing page, no marketing digital o termo é utilizado para definir uma das estratégias mais eficientes para conquistar novos leads: A criação de portais totalmente voltados para conversão.

Para descobrir o que é landing page, as aplicações dentro do seu negócio, benefícios em adotar a estratégia e um exemplo exclusivo de landing page que converte milhares de novos clientes, continue comigo nesta leitura.


O que é landing page?

Para você entender melhor o que é landing page, vamos dividir o significado da tradução em dois principais conceitos: a literalidade e a aplicação dentro do marketing digital.

Ambos conceitos são importantes e vão fazer a diferença na sua estratégia de marketing digital.

Na literalidade, define-se o que é landing page como o portal onde ocorre o primeiro contato do cliente com a empresa.

Caso essa seja a primeira página que você acessou no domínio da Go Up Digital, então este artigo é a sua landing page.

Você vai encontrar o termo landing page sendo muito aplicado como uma maneira de metrificar os acessos ao seu site. Na versão em inglês do Google Analytics por exemplo, a aba de landing pages representa o destino de origem do seu tráfego, ou seja, a primeira página ao qual o cliente acessou o seu site.

Dentro do marketing digital, ao termo landing page é mais abrangente do que uma métrica de mensuração do tráfego, sendo uma ferramenta para a conversão.

Em estratégias eficientes, essas páginas são elaboradas com o objetivo de maximizar a conversão e captação de leads. Dessa forma, é possível transformar um usuário do site em cliente da marca.

Esse caminho dentro do funil de vendas ocorre através da captura de dados, onde ao ceder informações como nome, gênero e e-mail, o cliente demonstra interesse pela marca.


Quais sãos os benefícios de uma landing page que converte?

Para que você implemente essa estratégia agora mesmo, separamos 3 benefícios de uma landing page que converte usuários em clientes, confira:


1º Estrategia segmentada

A implementação de uma estratégia de landing pages traz flexibilidade na concepção das suas campanhas. Por ser possível criar diversas páginas com alto potencial de conversão, segmentar essa estratégia conforme cada segmento que a sua empresa atende é fácil e extremamente eficiente.

No caso de uma empresa de educação, é possível criar páginas para cada um dos serviços oferecidos. O público dos cursos de inglês por exemplo, é muito diferente daqueles que procuram por cursos na área da gestão.

A landing page que converte é aquela que atende especificamente um público, atendendo as suas demandas e curando as suas dores. Felizmente, isso é totalmente possível através dessa estratégia.


2º Liberdade total em criação e design

A criatividade é um dos diferenciais de boas landing pages, principalmente na linguagem visual. Técnicas de design e criação que sejam eficientes, podem ser aplicadas de todas as maneiras nessa estratégia.

E acredite, um bom design faz toda a diferença nos números de conversão, sendo o cartão de visitas da sua empresa para os visitantes do site.


3º Fácil metrificação

Ao contrário das estratégias analógicas, a implementação de landing pages permite que você tenha acesso rápido aos resultados, mensurando o quanto o planejamento foi efetivo.

Além disso, a metrificação proporciona as informações que você precisa para adequar as estratégias conforme os resultados que são gerados. Pense nas seguintes situações:

Ao veicular um comercial na televisão, a empresa não consegue estimar o número de espectadores que tiveram contato com a marca. Muito menos o número de vendas que essa estratégia gerou.

Já com a estratégia de landing page que converte, você pode acompanhar o número de acessos e usuários que se transformaram em clientes.

Com essas informações é possível ir aprimorando a própria estratégia ao longo do tempo. A veiculação de landing pages diferentes com o mesmo objetivo é uma ótima tática, já que é possível entender aquilo que funciona ou não para o seu público.

A metrificação é a base do marketing digital e um dos benefícios mais importantes quando tratamos sobre o que é landing page.

A estrutura de uma landing page que converte usuários em clientes

Para que você entenda completamente o que é landing page, fugindo da abstração de conceitos teóricos de marketing, vamos a parte prática.

Dividi a estrutura fundamental de funcionamento de uma landing page em três principais categorias: conteúdo, design e configurações


Conteúdo

O conteúdo é a mensagem que você deseja passar para o leitor, transmitindo material útil e que em ultima instância, o direcione para a conversão em lead ou até mesmo na compra de um produto.


Título

Um bom título é a parte mais importante de qualquer conteúdo, sendo a impressão inicial do leitor quanto ao conteúdo. A escolha correta na nomeação do texto diferencia landing pages com resultados modestos daquelas que de fato rendem resultados incríveis.


Segundo a Copyblogger, 8 em cada 10 pessoas apenas leem o título da landing page. Isso significa que 80% de todo o seu potencial de conversão está na criação de uma ótima headline.


Confira algumas dicas para criação do melhor título para a sua landing page:

– Evite frases longas que fogem dos padrões de otimização de SEO;

– Alinhe o título com o restante do conteúdo;

– Escolha palavras-chave que apresentam um alto volume de buscas e baixa concorrência (recomendo o Ubersuggest para realizar as buscas);

– Seja chamativo, ninguém lê uma landing page que o título é desinteressante;

– Não exagere em números e estatísticas, pois esses podem confundir o leitor;

– Esteja atento a formatação das palavras é fundamental que todos os elementos se conversem na página;

– Evite vender características, demonstre já no titulo o benefício que o seu produto/serviço pode vender;

– Construa o título pensando no seu público, levantando quais são as suas dúvidas, conceitos, dores e esperanças;

–  Não esqueça do contexto, títulos ambíguos podem ser uma ótima ideia ou colocar a sua empresa em uma verdadeira enrascada, pense muito bem em tudo aquilo que pode ser pensado sobre a sua landing page antes de colocá-la no ar.


Subtítulo

O subtítulo é um complemento do título. As mesmas dicas devem ser aplicadas na sua composição, porém com o aumento no uso de palavras torna-se possível descrever melhor a sua solução.

Garanta que após ler o subtítulo, o usuário crie um forte desejo sobre aquilo que está sendo oferecido. Se o título é a primeira impressão, o subtítulo é o que garante a continuidade na comunicação entre a marca e o cliente.


Textos

­Com o cliente devidamente interessado pelo que está sendo oferecido é natural que ele deseje se informar mais sobre a solução. Essa é justamente a função dos textos dentro de uma landing page; explicar tudo aquilo que o cliente precisa saber antes de preencher o formulário.

Na composição dos textos as técnicas de copywriting fazem toda a diferença. Utilize frases curtas, reforce pontos importantes, resolva a dor do seu cliente ou crie uma forte noção de benefício com a compra do produto/serviço, direcione o cliente até a oferta e os resultados são garantidos

Se quiser conhecer mais sobre essas técnicas e como elas podem ser aplicadas em toda a comunicação da sua empresa, acesse: Como um bom conteúdo diferencia a sua empresa das outras.


Conteúdo visual

Reformulando o ditado popular, uma imagem vale tanto quanto mil palavras. Uma boa escolha das imagens é fundamental para que a sua landing page possua ótimos níveis de conversão, afinal, os ícones gráficos são processados até 60 mil vezes mais rapidamente do que um texto.


Design


Design de landing page

Procure alinhar essas imagens com o texto e design da landing page, transmitindo visualmente uma informação que seja importante para o cliente, desde a reposta para uma possível dúvida, até um reforço visual de determinado benefício.


Modelo de página

O modelo de página é a estrutura da landing page, influenciando em todos os fatores anteriormente citados. A maioria dos modelos de página prontos que você pode encontrar na internet são destinados a determinado segmento.

Utilizando ou não um modelo de página pré-configurado, esteja atento a harmonia de cada elemento dentro do website, alinhando textos, imagens, signos visuais e a própria estrutura com a oferta que está sendo realizada.


Campos de formulário

Esse é o ponto onde a maior parte dos gestores se perdem na criação de uma landing page. Os campos de formulário são os espaços de interação do cliente com a empresa, onde as informações requisitadas para o acesso a oferta são inseridas.

Com tanta importância é fundamental que esses campos de formulário sejam otimizados ao máximo para o internauta.

Procure unir aquilo que a sua empresa precisa com o que o usuário está disposto a oferecer. Qualquer campo de formulário que não se encaixe nessa equação deve ser excluído.

Quanto menos campos de formulários forem inseridos na sua landing page, maiores serão o número de preenchimentos.


Aplicação da identidade visual da marca

A landing page é uma extensão da sua marca. Dessa forma, toda a comunicação visual deve estar de acordo com a identidade da empresa.

Já pensou entrar em uma landing page da Coca Cola e não encontrar o característico logo? Ou ainda visualizar elementos predominantemente azuis? Seria bem capaz de acreditar que houve um direcionamento para a página errada.

Utilize a landing page que converte como uma vitrine da sua empresa. Como dito anteriormente, uma imagem vale mais do que mil palavras. A sua identidade visual deve transmitir os seus valores institucionais até mesmo na landing page.


Programação


Escolha um bom domínio

Finalizando o que é landing page, chegamos na parte de tecnologia. A escolha de um bom domínio é o que garante a facilidade no acesso a página e noção de segurança do usuário.


Url para landing page

Utilize uma URL amigável e de preferência baseada nas palavras-chave que definem o tema da promoção.


Interaja com o cliente

Logo no início, quando definimos o que é landing page, foi alinhado que esse é um ponto de comunicação entre empresa e cliente. Como em qualquer comunicação, o interlocutor espera uma resposta.

O preenchimento dos campos de formulário é o cliente conversando como a sua empresa e pode ter certeza que ele espera uma resposta.

Uma ótima maneira de promover essa interação é programando o disparo de um e-mail de agradecimento para todos aqueles que preencherem o formulário. Além de afirmar que o preenchimento foi correto, você ainda inicia a comunicação com o cliente por um dos canais mais poderosos de divulgação. O e-mail.


Metrifique os seus resultados

Criar um bom conteúdo para landing page, investir em um projeto de design, programar corretamente e se certificar da responsividade do projeto, não adianta caso os resultados não sejam metrificados.

A metrificação dos resultados permite que você identifique aquilo que pode ser modificado na estratégia, melhorando ainda mais os resultados nas implementações posteriores.

A criação e implementação de landing pages é um processo constante, a metrificação é o processo responsável por produzir um bom banco de dados para ajudar você a conseguir resultados verdadeiramente impressionantes.


Agora que definimos o que é landing page, vamos conhecer alguns exemplos de sucesso.


Exemplos de landing page de sucesso

A melhor maneira de aprender sobre qualquer assunto é na prática, certo? Então analisamos a fundo um dos melhores exemplos de landing page de toda a internet.

Confira no detalhe o que transforma essa estratégia em uma máquina de vendas:


Foxport home

Com uma frase atrativa e design limpo, esse é um ótimo exemplo de landing page que causa uma boa impressão inicial, e acredite, essa é a que fica.

Em poucas palavras, o benefício central que a empresa pode oferecer já fica claro, evitando informações confusas e focando todo o potencial de um bom título na solução que é oferecida.


Sobre

Os clientes só compram de empresas aos quais eles confiam o seu dinheiro. Por isso, é indispensável ser claro quanto a quem é você e o que está sendo oferecido.

Aquela ideia de que é necessário manter o suspense sobre o produto e empresa é totalmente falsa. O cliente sabe bem que você está vendendo algo, e é por isso que ele entrou na sua landing page.

Outro ponto que vale o destaque nesse exemplo de landing page é o posicionamento estratégico do botão de interação. Com uma cor chamativa e posicionamento centralizado, o botão se destaca na visualização de qualquer usuário.


Vídeo

O vídeo é a mídia preferida do brasileiro e nada melhor do que utilizar essa ferramenta para explicar com atenção aquilo que está sendo oferecido. Além disso, a presença humana explicando no detalhe, ativa um dos gatilhos mentais mais eficientes para vendas: A empatia

Inclusive, existe um conteúdo completo sobre o tema com dicas incríveis para persuadir novos clientes, confira em: A definitiva lista de gatilhos mentais para vendas.

vantagens e contato 

No final da landing page chegou a hora de converter todo esse trabalho de atração de tráfego e persuasão em contatos de verdade. O campo de vantagens serve para exterminar qualquer tipo de objeção.

Por último, os campos de contato servem para o usuário se comunicar com a sua empresa, onde todos os dados capturados poderão ser utilizados posteriormente na formação de estratégias, disparos de e-mail marketing e é claro, vendas.


Agora você já sabe o que é landing page, os seus benefícios e o exemplo de landing page que converte usuários em clientes.

A faca e o queijo estão na sua mão.

Para saber mais sobre a implementação dessa estratégia na sua empresa, entre em contato com um dos nossos especialistas, temos a solução para sua campanha bombar. Clique aqui e nos envie um e-mail.

Assim como fizemos na landing page acima, esse trabalho incrível e efetivo é da nossa agência.

Afinal, muito melhor do que falar sobre como fazemos, é mostrar um exemplo de landing page elaborada aqui na casa.

Acessando esse link você terá acesso a um benefício exclusivo, uma consultoria totalmente GRÁTIS.

Normalmente esse serviço é oferecido por dois ou três mil reais no mercado, porém, como acreditamos no seu sucesso, estamos disponibilizando a nossa equipe gratuitamente.

Espero você na próxima leitura.

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