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Como ganhar seguidores no Instagram? Confira neste passo a passo completo

Como ganhar seguidores no Instagram? Confira neste passo a passo completo

O Instagram é uma das redes sociais mais importantes para uma boa relação entre marca e cliente. A rede social mudou tanto o modo como o mercado digital funciona, que existem profissionais especializados no trabalho dentro da plataforma. Para dominar a rede social e aproveitar cada um dos seus benefícios, você precisa conhecer o método ideal para quem procura por como ganhar seguidores no Instagram.

A capacidade de engajamento do Instagram é tão grande que chega a ser difícil metrificá-la. A rede social que inicialmente começou com 1 milhão de usuários nos seus três primeiros meses, hoje já soma 1 bilhão de usuários ATIVOS.

Na análise das principais equipes de marketing do mundo, essa é a rede social do presente e futuro. O crescimento de quase 230% no número de usuários durante os últimos dois anos comprova: essa é a rede social perfeita para divulgar a sua marca.

Portanto, você precisa utilizar essa ferramenta adequadamente, mapeando o seu público alvo, identificando tendências e aproveitando das ferramentas disponíveis para divulgar a sua marca.

Mas antes de colocar qualquer estratégia em prática é fundamental ganhar seguidores no Instagram, afinal, tenho certeza que você não deseja publicar fotos e vídeos para as paredes.

Os seguidores do seu Instagram são a sua base de fãs, eles serão os responsáveis por levar as suas publicações para outras pessoas e ainda garantir bons indicadores de curtidas e comentários.


Construir uma boa base de seguidores é um desafio e por isso este texto existe. Confira neste artigo:

- As funções básicas do Instagram;

- Estatísticas impressionantes que vão te fazer investir na plataforma;

- O passo a passo para ganhar seguidores no Instagram.


Conheça o Instagram

Se você está neste artigo é bem provável que esteja publicando os seus primeiros conteúdos. Antes de irmos para as dicas práticas é importante que você conheça um pouco mais sobre a plataforma.

O Instagram surge para o mercado em 2010 como um aplicativo para dispositivos móveis focado totalmente no compartilhamento de fotos.

Em menos de 9 meses, a plataforma chegou à marca de 150 milhões de usuários.

Pouco tempo depois, em 2012, o Instagram foi adquirido pelo Facebook.

Essa aquisição trouxe uma capacidade muito maior de investimento dentro da plataforma.

Se você conhece alguém, ou mesmo foi um dos usuários percussores no uso da plataforma durante seus primeiros anos de existência, provavelmente sabe bem da simplicidade inicial do projeto.

O Instagram se resumia as funções de fotografar, editar e postar imagens para os seus seguidores.

Hoje, acessando a página inicial da plataforma já é possível notar a diferença. A maioria dos recursos do Instagram foram sendo implementados aos poucos, grande parte em decorrência do aparecimento de novos concorrentes.

O melhor exemplo disso são os filtros presentes na plataforma. Caso você acesse a aba esquerda de captura do Instagram, encontrará uma série de recursos visuais que servem para todas as situações e gostos.

Desde filtros para pequenas correções de imagens, até os mais artísticos e divertidos.

Até mesmo jogos interativos estão disponíveis na aba de filtros do Instagram.

Com o tempo, as empresas aprenderam que os filtros dentro do Instagram também são uma oportunidade de divulgação da marca. Portanto, o desenvolvimento de filtros personalizados se transformou em algo comum na plataforma.

É bom para os usuários que contam com mais opções na hora de tirar a sua foto, para o Instagram que aumenta o nível de engajamento dentro da plataforma e para as empresas que divulgam a sua marca organicamente.

Seguindo essa evolução, o Stories é outra funcionalidade imprescindível para entender a plataforma.

Enquanto ao realizar uma publicação comum no feed (o mural do seu perfil) garante a permanência daquela foto ou vídeo durante o tempo que você quiser, a publicação de um Stories dura apenas 24 horas.

É como uma publicação autodestrutiva, que após 24 horas só poderá ser acessada por você na aba de itens arquivados (disponível no menu de configurações).

Também é possível restringir quem pode ou não visualizar esse conteúdo, através da criação do grupo de “melhores amigos”. Disponível assim que você for direcionado para a aba de publicação do Stories.

Essa ferramenta é uma ótima opção para a criação de conteúdo capaz de engajar e ganhar seguidores no Instagram, porém que não se encaixe na construção do seu feed.

Além disso, publicações com validade temporal (sorteios, promoções relâmpagos ou até mesmo avisos) não correm o risco de serem mal interpretados com destruição programada após 24 horas da publicação.


Stories Instagram

A plataforma de vídeos ao vivo no Instagram também merece destaque. Mesmo não figurando entre os principais canais de streaming da internet, essa é uma ótima ferramenta de aproximação entre marca e seguidores, seja um perfil comercial ou não.

Por último, a mais nova funcionalidade importante para que você entenda todas as ferramentas disponíveis para ganhar seguidores no Instagram é o Reels.

Assim como o Snapchat foi um dos rivais que influenciou a elaboração de novas ferramentas dentro do Instagram, o Tik Tok surge como um concorrente de peso.

O aplicativo chinês que se tornou popular principalmente entre os adolescentes, permite a criação de vídeos curtos utilizando áudios e efeitos.

A facilidade da plataforma e forte apelo a conteúdos divertidos, conquistou milhões de usuários ao redor do mundo.  

Com funções idênticas, o Reels surge para trazer esse público que estava utilizando a rede social chinesa de volta para o aplicativo.

O Reels já se transformou em uma febre no Instagram, utilizado principalmente por influenciadores digitais.

Para ter acesso ao Reels basta se certificar que o seu aplicativo está atualizado e clicar na aba explorar, a lupa que se localiza no centro inferior da tela, diretório acessado por quase 50% dos usuários da plataforma.

Se quiser saber mais sobre o Reels, recomendo este ótimo artigo do site de tecnologia Techtudo.

Com essa longa introdução podemos começar o passo a passo para que você aprenda como ganhar seguidores no Instagram.


Se quiser conhecer mais sobre a plataforma e aumentar o seu leque de ferramentas de divulgação da sua marca dentro da rede social, recomendo os seguintes conteúdos:

- Conheça como engajar o seu público nas redes sociais;

- Marketing digital no Instagram: A melhor rede social para engajar o seu público.


1º: Construa um bom perfil

Um bom perfil é a sua vitrine dentro da plataforma.

Para a construção do perfil a recomendação é ser o mais descritivo possível, porém sem abusar do tempo de atenção e paciência do usuário.

Isso significa, que você deve preencher todos os campos dentro da plataforma, sempre com informações relevantes e de forma resumida.

Como o Instagram é uma rede social focada no compartilhamento de imagens, tudo começa pela escolha da foto de perfil.

Além da sua foto de perfil, outros campos são exigidos na aba editar perfil.

Pense nesses campos como o seu cartão pessoal, onde você deve transmitir todo o seu objetivo dentro da plataforma em poucas palavras e informações.


Criação de perfil Instagram

Segundo o especialista em marketing digital Neil Patel, no preenchimento do nome é uma ótima escolha usar o seu nome pessoal, transmitindo mais confiança em toda a comunicação.

Confiança é um dos atributos mais importantes para ganhar seguidores no Instagram.

Na escolha do nome de usuário, o Instagram exige que esse seja único. Significa que não é possível selecionar um nome que já esteja em uso.

Caso o nome da sua empresa já esteja sendo utilizado, adicione caracteres especiais. No caso da Go Up Digital, os nomes de usuários variáveis conforme a disponibilidade poderiam ser: go.updigital,goup.digital,goup.digitalOFC…

Também é possível adicionar a URL do seu site, esse é o único link clicável do Instagram e consequentemente a ligação entre os seus seguidores e o site da empresa. Certifique-se que este link tenha o direcionamento correto.

Por último, adicione uma breve descrição sobre o perfil. Utilize uma linguagem compatível com o objetivo da conta e se possível, adicione emojis e caracteres especiais que chamem a atenção para aquilo que está escrito.


2º:Planeje o seu feed estrategicamente

Esse é provavelmente o ponto onde a maioria das contas deixam de ganhar seguidores no Instagram.

A frequência é um dos fatores chave para aumentar o número de seguidores.

A postagem diária de fotos e vídeos garante que você sempre esteja presente na plataforma, lembrando a existência da conta para os seus seguidores, sendo compartilhado mais vezes e ainda se posicionando para novos assinantes.

A postagem diária de conteúdo exige um planejamento estratégico, caso contrário é bem provável que a comunicação da sua marca se transforme em uma verdadeira bagunça.

Nesse planejamento de comunicação você deve definir algumas diretrizes para as postagens, aquilo que deve ou não ser feito.

Uma boa maneira de identificar qual a comunicação mais eficiente para o segmento da sua marca é realizando um benchmarking na concorrência.

Isso significa, que você deve analisar o que as contas mais seguidas do Instagram que atendem um público semelhante ao seu estão realizando.

Identificando as estratégias mais bem-sucedidas, aquelas que são deixadas pelo meio do caminho e as postagens mal recebidas pelo público, é possível construir um banco de dados primário sobre o segmento.

Um bom benchmarking garante que você está aprendendo com o erro dos outros.

Algumas dicas para definir qual deve ser a comunicação digital da sua marca via Instagram você encontra neste artigo completo sobre nichos de mercado.

Com as diretrizes definidas, chega a hora de colocar em prática as publicações.


Como explica Neil Patel, a recomendação de número de postagens na plataforma é a seguinte:

-  1-2 fotos ou vídeos por dia;

-  5-30 Stories no Instagram por dia;

-  1 vídeo ao vivo por dia, sempre no mesmo horário.


Aqui vão algumas dicas para preencher esse extenso calendário de postagem:

As fotos e vídeos do feed são os conteúdos mais consumidos do Instagram, faça o teste e verifique as grandes contas da plataforma. Pode ter certeza, que todas elas investem bastante nessa área.

Como dito na concepção do seu planejamento de postagem, é fundamental que todo o conteúdo seja voltado para o seu público. Não existe lógica em postar um conteúdo que não seja do interesse do seu público ou posicionamento da marca no feed.

Invista em materiais que gerem engajamento e se alinhem com harmonia, sempre seguindo as diretrizes definidas anteriormente.

Já para a criação de Stories, a dica é apostar em um grande volume.

Esses conteúdos são de fácil criação e podem funcionar como um diário de bordo da sua marca, mostrando que por trás da fachada empresarial, existem pessoas de verdade trabalhando.

Essa aproximação com o público gera empatia, um dos gatilhos mentais mais poderosos para vendas.

Por último, a transmissão de vídeos no mesmo horário pela plataforma do Instagram constrói um público fiel para a sua marca.

A dica é sempre realizar uma boa divulgação do conteúdo, garantindo que exista público do início até o fim da live.


3º: Utilize a redação publicitária dentro da plataforma

Sempre que alguém pergunta como ganhar seguidores no instagram, a resposta mais assertiva é: utilizando as ferramentas do marketing digital.

Algumas dessas ferramentas já citamos aqui. Porém, uma das mais importantes e que muitas vezes é esquecida pelas marcas que desejam ganhar seguidores no Instagram é a redação publicitária.

Sim, o Instagram é uma rede social majoritariamente de conteúdo visual, mas através das palavras é possível se diferenciar.

A própria rede social deixa claro que uma boa escrita é fundamental, permitindo mais de 2.200 caracteres por postagem.

Para a construção de uma boa legenda (e outros conteúdos textuais presentes na sua postagem), existem alguns fundamentos:


1º Alinhe o que está sendo dito com a postagem em questão: Uma ótima maneira de garantir o alinhamento entre o conteúdo visual e a escrita é se colocando no lugar de quem visualiza o seu conteúdo.

Pense em quais questões são levantadas na sua postagem. Na publicação da foto de um produto por exemplo, entenda quais são as principais dúvidas que o seu cliente pode ter quanto aquele produto.

O conteúdo textual é posicionado no layout do Instagram como uma continuidade do conteúdo visual, então o utilize como tal.


2º Adote uma linguagem simples e eficiente: Toda comunicação se resume na transmissão de uma mensagem. Para que essa mensagem seja transmitida é fundamental que os interlocutores entendam o que está sendo dito. Por isso, evite linguagens complicadas na sua comunicação.

Se for necessário o uso de termos técnicos, explique-os posteriormente. Não se esqueça que você está escrevendo para um público específico e não para si mesmo.


3º Marque localizações: Esse é um dos segredos em como ganhar seguidores no Instagram. A função de Geotagging permite que você adicione uma localização para a sua foto.

Essa função é fundamental para que quando usuários pesquisem por fotos tiradas nessa determinada região, a sua publicação apareça.

A própria ferramenta já oferece localizações próximas e populares. A recomendação é sempre selecionar pontos de alta movimentação, que também são os mais procurados pelos usuários.


4º Direcione os seus seguidores através de CTAs: O direcionamento dos seus seguidores para o site da sua marca é fundamental para que os seus resultados na rede social se reflitam em vendas.

Os CTAs (Call To Actions) são as famosas chamadas publicitárias. Neste artigo mesmo você já encontrou vários, incluindo clique aqui, visite este site ou acesse determinada página.

Com o uso dessas chamadas simples, o seu público será direcionado para onde você indicar.

Esse é um dos fundamentos da redação publicitária e fundamental para quem está pesquisando por como ganhar seguidores no Instagram.


5º Utilize hashtags estratégicas: As hashtags são as etiquetas digitais dentro da plataforma, categorizando os conteúdos e direcionando os usuários para aquilo que eles de fato procuram.

A escolha correta das hashtags para Instagram diferenciam boas publicações de conteúdos virais.

Pensando nessa importância, confira duas listas EXCUSIVAS com as melhores hashtags para Instagram e para empresas de marketing digital.

Acesse: Lista de hashtags para Instagram: 2020 é o melhor ano para bombar dentro da rede social;

Lista de hashtag: As melhores hashtags para marketing digital em 2020.


4º: Siga usuários estratégicos

Ganhar seguidores no Instagram é acima de tudo um trabalho de comunicação. Não importa o quão bom seja o seu perfil, relevantes as suas postagens ou bem escrito o seu conteúdo, caso as pessoas não o visualizem

Para contas que estão iniciando na rede social uma das estratégias indispensáveis é seguir usuários estratégicos.

Acredite, grande parte dos seus ganhos está diretamente relacionada a essa estratégia.

O melhor de tudo é que você já trabalhou com essa ferramenta anteriormente, mas de uma forma um pouco diferente.

Lembra quando indiquei o uso de benchmarking da concorrência como uma ótima maneira de identificar aquilo que funciona com o seu público? O mesmo ocorre para a identificação de seguidores estratégicos.

Seguidores estratégicos nada mais são do que aqueles que podem interagir com a sua empresa. Essas contas apresentam um alto potencial de engajamento e até mesmo lucratividade.

Para uma marca de alimentação vegana por exemplo, não é ideal procurar seguidores que sejam amantes de churrasco.

Para encontrar esses seguidores estratégicos existem dois métodos: utilizando o banco de dados de empresas concorrentes ou a pesquisa por hashtags.

Utilizando o banco de dados dos concorrentes: Para acessar as contas das empresas concorrentes, pesquise pela conta na aba com a lupa.

Ao acessar a conta da empresa concorrente, visite as suas publicações e a aba de seguidores.

A partir disso, você vai encontrar os perfis que estão engajados com a marca e que consequentemente possuem interesses e valores semelhantes aqueles que a sua empresa dissemina.

Pesquisa por hashtags: Seguindo o mesmo processo de acessar a ferramenta de lupa no canto inferior da tela, pesquise por algum assunto que seja relacionado a sua empresa.

No caso da Go Up, um bom termo é #marketingdigital.

A partir disto, várias publicações serão exibidas. Confira as principais, observe as semelhanças entre aquelas que se destacam e é claro, quais usuários estão engajados com o termo de pesquisa.

No final desse processo, siga as contas em questão e promova a interação. Uma mensagem de boas-vindas no direct ao ser seguido de volta por exemplo, é uma ótima prática.

A estratégia recomendada é de seguir 50 contas por hora. Pode parecer muito no começo, porém em poucos minutos você consegue encontrar esses perfis.

Além disso, o Instagram permite um número médio de 7.500 contas para seguir, uma marca que com certeza vai demorar para você atingir, então abuse da estratégia.

Lembre-se sempre de ser ativo na comunidade, interagindo com os seus seguidores, postagens relacionadas e conteúdos que sejam relevantes a sua marca.

O Instagram valoriza contas que não se restringem a sua bolha social e de fato participam da construção da rede.


Agora você conhece os principais fundamentos para ganhar seguidores no Instagram, porém com certeza esse é apenas o seu primeiro passo para um trabalho realmente completo dentro do digital.

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