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O mercado foi afetado com a rápida transmissão do coronavírus em todo o mundo ocidental, a economia brasileira infelizmente não é exceção nesse cenário. Se manter economicamente ativo se transformou em um desafio.

As previsões preliminares apontam um prejuízo estimado de 2,7 trilhões de dólares para a economia global. Em alguns setores específicos como o de viagens e hospedagem, a situação se agrava.

Não tem como negar que a situação é preocupante e você pode comprovar isso ligando a sua televisão agora mesmo, países como a Espanha e Itália que já estão nesse combate ao Covid-19 há mais tempo, já sentem na pele os prejuízos econômicos dessa crise.

Porém, esse não é o momento de desanimar, mas de ser competente como nunca!

Tanto o governo federal, quanto a sociedade civil, estão mobilizados para garantir que a soberania do nosso país prevaleça o Covid-19. Isso só é possível com o apoio de cada empresário, se mantendo economicamente ativo e honrando os seus compromissos nesse momento de exceção.

A equipe da Go Up pensando em como ajudar os empresários a continuarem sendo a força motora que move o país, desenvolveu dicas para ajudar a manter o seu negócio em meio à crise, porque nesse momento nada é mais importante do que se manter economicamente ativo.

Famílias inteiras dependem de uma boa administração dos empresários no enfrentamento aos efeitos econômicos do coronavírus, apenas a união entre o setor privado e púbico, é capaz de esse desafio.


O cenário do coronavírus

Os casos de coronavírus já passam de 380.000 ao redor do mundo. Os países mais afetados durante a quarta semana de março são a Itália e a Espanha. Em médio prazo os Estados Unidos também vai enfrentar problemas graves.

Porém, você sabe o que existe de comum entre todos os países que estão passando por essa crise? A cooperação entre setores públicos e privados.

Nos últimos dias uma série de medidas foram tomadas pelo ministério da economia para garantir que mesmo com a queda no consumo, as empresas brasileiras continuem honrando os compromissos com seus fornecedores, colaboradores, funcionários e clientes.

A principal entre essas medidas é uma linha de crédito especial de mais de 40 bilhões de reais para financiar o pagamento de funcionários em pequenas e médias empresas, classe essa, responsável por quase 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado, como informa o SEBRAE. Medida que visa manter o setor economicamente ativo.

Esse é um sinal claro que conforme a pandemia for avançando, o que deve ocorrer até o final de abril, o governo brasileiro estará comprometido com o setor privado, oferecendo todo o suporte possível para que os gestores continuem com a atividade econômica.

Na maior economia do mundo e principal termômetro do mercado, as medidas são ainda mais poderosas. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a liberação de um pacote de ajuda econômica no valor de 2 trilhões de reais. Especialistas em economia apontam essa medida como fundamental para o combate ao coronavírus, e preservação da economia norte-americana e global.

Na China onde o coronavírus já está controlado, as notícias também são animadoras! Poucos meses após o surgimento do vírus, a China retomou a sua produção industrial em massa. Parceira de quase 70% das importações agrícolas do Brasil, a China é fundamental para o desenvolvimento econômico do nosso país, e como informa o site r7.com, é esperado que essa nação tenha o maior PIB per capita do mundo após a crise do Covid-19.

No setor público ao redor do mundo, as notícias são animadoras! Dentro do combate ao vírus propriamente dito, todos os dias estão surgindo inovações que fazem a diferença e salvam vidas. Um bom exemplo são os respiradores pulmonares de baixo custo, desenvolvidos em Minesota.


O papel do setor privado

Com gestores visionários e cientes da importância de as empresas economicamente ativas, o setor privado também traz ótimas novidades.

Um dos maiores especialistas em liderança do mundo, Eric J Mcnulty, colunista da MIT Sloan Management Review Brasil, traz uma série de ações que são deveres do empresariado junto ao setor público. Destaca-se o desafio de lidar com 50% dos gestores negativos, incapazes de enxergar um palmo a frente da crise.

No estudo de crise desenvolvido por Eric, a conclusão é que em qualquer crise se acabam por criar heróis e vilões. Essa simplificação também ocorre no setor empresarial, com os clientes estando mais atentos do que nunca no posicionamento das marcas, e assim definindo a categoria em que elas se encaixam.

Com isso posto, a omissão não é uma opção! Esse é o momento de utilizar todas as suas ferramentas para garantir que a empresa continue economicamente ativa, pagando os seus funcionários e colaboradores. Você já pensou no impacto negativo de um funcionário sofrendo o pior do covid-19 por ter sido demitido pela sua empresa injustamente? Com o alcance das mídias sociais, com certeza, danos irreversíveis seriam causados a imagem da sua empresa.

O mesmo ocorre para empresas que deixam de cumprir os acordos com fornecedores e parceiros. Esse é o momento de renegociar, revisar e fazer de tudo para que os valores sejam mantidos, pensar de forma individualizada é a fórmula para se tornar um vilão.

As maiores empresas do mercado já estão tomando atitudes para ajudar as outras empresas, o estado e é claro a sociedade como um todo. Doações milionárias como das chinesas Tencent e Alibaba que juntas totalizam mais de 300 milhões de dólares em filantropia, e o Facebook com 100 milhões de dólares, são ótimos exemplos da solidariedade no setor privado

Ao todo já foram captados quase 2 bilhões de dólares da iniciativa privada no combate ao coronavírus.

Medidas práticas como auxílio para funcionários que contraiam a doença, também já estão sendo aderidas por grande parte das empresas, como no maior serviço de entregas por aplicativo do país.

Se o problema é a falta de dinheiro, ainda sim existem medidas que podem ser tomadas. A principal delas é cuidar do seu funcionário, respeitando as orientações do ministério da saúde e governos estaduais.

Analisar cada custo e cortar aquilo que for dispensável também é importante, afinal, garante o pagamento do salário dos seus funcionários durante esse período.

Por último comunicar tudo o que está sendo feito é fundamental. Para isso é essencial utilizar dos meios digitais, garantindo assim, que a sua mensagem chegue até o cliente.


Como os canais digitais podem ajudar você nessa crise

As maiores redes sociais do mundo registraram aumento no seu número de usuários ativos! Para você ter ideia, somente o Facebook registrou 50% de aumento no número de usuários online diariamente.

A matemática é simples: As pessoas estão ficando mais em casa, com isso o acesso as redes sociais e a própria internet, se torna muito mais constante.

Esse é o canal certo para a sua empresa investir na comunicação do que está sendo feito durante essa crise. Como dito durante todo o texto, nesse momento a responsabilidade é maior do que apenas econômica, mas sim, humanitária.

Leia mais em: O papel da internet no cenário atual

Por isso, utilizar desses canais para informar os seus clientes é fundamental. Produzindo material de qualidade dentro da internet no combate ao covid-19, você está protegendo o motivo da sua empresa existir: o cliente.

A agência Go Up Digital está trabalhando incansavelmente nesse momento único, produzindo conteúdo que informe as empresas e exponha a importância de se manter economicamente ativo. Derreter a economia nesse momento é impensável.

Nossos profissionais já estão trabalhando no home office e com alta produtividade para garantir que o digital seja a principal ferramenta de mudança das empresas na batalha contra o covid-19.

Vai haver um dia seguinte ao coronavírus e a Go Up irá fazer de tudo para que você seja um dos heróis na vitória contra essa crise. Sinta-se à vontade para entrar em contato com a nossa equipe de atendimento ou conhecer os nossos serviços.

Juntos vamos vencer mais esse desafio!

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