Por que se manter economicamente ativo na crise?

No Comments
cofre de dinheiro

O mercado foi afetado com a rápida transmissão do coronavírus em todo o mundo ocidental, a economia brasileira infelizmente não é exceção nesse cenário. Se manter economicamente ativo se transformou em um desafio.

As previsões preliminares apontam um prejuízo estimado de 2,7 trilhões de dólares para a economia global. Em alguns setores específicos como o de viagens e hospedagem, a situação se agrava.

Não tem como negar que a situação é preocupante e você pode comprovar isso ligando a sua televisão agora mesmo, países como a Espanha e Itália que já estão nesse combate ao Covid-19 há mais tempo, já sentem na pele os prejuízos econômicos dessa crise.

Porém, esse não é o momento de desanimar, mas de ser competente como nunca!

Tanto o governo federal, quanto a sociedade civil, estão mobilizados para garantir que a soberania do nosso país prevaleça o Covid-19. Isso só é possível com o apoio de cada empresário, se mantendo economicamente ativo e honrando os seus compromissos nesse momento de exceção.

A equipe da Go Up pensando em como ajudar os empresários a continuarem sendo a força motora que move o país, desenvolveu dicas para ajudar a manter o seu negócio em meio à crise, porque nesse momento nada é mais importante do que se manter economicamente ativo.

Famílias inteiras dependem de uma boa administração dos empresários no enfrentamento aos efeitos econômicos do coronavírus, apenas a união entre o setor privado e púbico, é capaz de esse desafio.

O cenário do coronavírus

Os casos de coronavírus já passam de 380.000 ao redor do mundo. Os países mais afetados durante a quarta semana de março são a Itália e a Espanha. Em médio prazo os Estados Unidos também vai enfrentar problemas graves.

Porém, você sabe o que existe de comum entre todos os países que estão passando por essa crise? A cooperação entre setores públicos e privados.

Nos últimos dias uma série de medidas foram tomadas pelo ministério da economia para garantir que mesmo com a queda no consumo, as empresas brasileiras continuem honrando os compromissos com seus fornecedores, colaboradores, funcionários e clientes.

A principal entre essas medidas é uma linha de crédito especial de mais de 40 bilhões de reais para financiar o pagamento de funcionários em pequenas e médias empresas, classe essa, responsável por quase 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado, como informa o SEBRAE. Medida que visa manter o setor economicamente ativo.

Esse é um sinal claro que conforme a pandemia for avançando, o que deve ocorrer até o final de abril, o governo brasileiro estará comprometido com o setor privado, oferecendo todo o suporte possível para que os gestores continuem com a atividade econômica.

Na maior economia do mundo e principal termômetro do mercado, as medidas são ainda mais poderosas. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a liberação de um pacote de ajuda econômica no valor de 2 trilhões de reais. Especialistas em economia apontam essa medida como fundamental para o combate ao coronavírus, e preservação da economia norte-americana e global.

Na China onde o coronavírus já está controlado, as notícias também são animadoras! Poucos meses após o surgimento do vírus, a China retomou a sua produção industrial em massa. Parceira de quase 70% das importações agrícolas do Brasil, a China é fundamental para o desenvolvimento econômico do nosso país, e como informa o site r7.com, é esperado que essa nação tenha o maior PIB per capita do mundo após a crise do Covid-19.

No setor público ao redor do mundo, as notícias são animadoras! Dentro do combate ao vírus propriamente dito, todos os dias estão surgindo inovações que fazem a diferença e salvam vidas. Um bom exemplo são os respiradores pulmonares de baixo custo, desenvolvidos em Minesota.

O papel do setor privado

Com gestores visionários e cientes da importância de as empresas economicamente ativas, o setor privado também traz ótimas novidades.

Um dos maiores especialistas em liderança do mundo, Eric J Mcnulty, colunista da MIT Sloan Management Review Brasil, traz uma série de ações que são deveres do empresariado junto ao setor público. Destaca-se o desafio de lidar com 50% dos gestores negativos, incapazes de enxergar um palmo a frente da crise.

No estudo de crise desenvolvido por Eric, a conclusão é que em qualquer crise se acabam por criar heróis e vilões. Essa simplificação também ocorre no setor empresarial, com os clientes estando mais atentos do que nunca no posicionamento das marcas, e assim definindo a categoria em que elas se encaixam.

empresário

Com isso posto, a omissão não é uma opção! Esse é o momento de utilizar todas as suas ferramentas para garantir que a empresa continue economicamente ativa, pagando os seus funcionários e colaboradores. Você já pensou no impacto negativo de um funcionário sofrendo o pior do covid-19 por ter sido demitido pela sua empresa injustamente? Com o alcance das mídias sociais, com certeza, danos irreversíveis seriam causados a imagem da sua empresa.

O mesmo ocorre para empresas que deixam de cumprir os acordos com fornecedores e parceiros. Esse é o momento de renegociar, revisar e fazer de tudo para que os valores sejam mantidos, pensar de forma individualizada é a fórmula para se tornar um vilão.

As maiores empresas do mercado já estão tomando atitudes para ajudar as outras empresas, o estado e é claro a sociedade como um todo. Doações milionárias como das chinesas Tencent e Alibaba que juntas totalizam mais de 300 milhões de dólares em filantropia, e o Facebook com 100 milhões de dólares, são ótimos exemplos da solidariedade no setor privado

Ao todo já foram captados quase 2 bilhões de dólares da iniciativa privada no combate ao coronavírus.

Medidas práticas como auxílio para funcionários que contraiam a doença, também já estão sendo aderidas por grande parte das empresas, como no maior serviço de entregas por aplicativo do país.

Se o problema é a falta de dinheiro, ainda sim existem medidas que podem ser tomadas. A principal delas é cuidar do seu funcionário, respeitando as orientações do ministério da saúde e governos estaduais.

Analisar cada custo e cortar aquilo que for dispensável também é importante, afinal, garante o pagamento do salário dos seus funcionários durante esse período.

Por último comunicar tudo o que está sendo feito é fundamental. Para isso é essencial utilizar dos meios digitais, garantindo assim, que a sua mensagem chegue até o cliente.

Como os canais digitais podem ajudar você nessa crise

As maiores redes sociais do mundo registraram aumento no seu número de usuários ativos! Para você ter ideia, somente o Facebook registrou 50% de aumento no número de usuários online diariamente.

A matemática é simples: As pessoas estão ficando mais em casa, com isso o acesso as redes sociais e a própria internet, se torna muito mais constante.

Esse é o canal certo para a sua empresa investir na comunicação do que está sendo feito durante essa crise. Como dito durante todo o texto, nesse momento a responsabilidade é maior do que apenas econômica, mas sim, humanitária.

Leia mais em: O papel da internet no cenário atual

Por isso, utilizar desses canais para informar os seus clientes é fundamental. Produzindo material de qualidade dentro da internet no combate ao covid-19, você está protegendo o motivo da sua empresa existir: o cliente.

A agência Go Up Digital está trabalhando incansavelmente nesse momento único, produzindo conteúdo que informe as empresas e exponha a importância de se manter economicamente ativo. Derreter a economia nesse momento é impensável.

Nossos profissionais já estão trabalhando no home office e com alta produtividade para garantir que o digital seja a principal ferramenta de mudança das empresas na batalha contra o covid-19.

Vai haver um dia seguinte ao coronavírus e a Go Up irá fazer de tudo para que você seja um dos heróis na vitória contra essa crise. Sinta-se à vontade para entrar em contato com a nossa equipe de atendimento ou conhecer os nossos serviços.

Juntos vamos vencer mais esse desafio!

Time de profissionais com formações em Publicidade, Marketing, Tecnologia entre outras, totalmente qualificados para criação de conteúdo digital nos mais diversos segmentos.

    Sobre nós e este blog

    Somos uma empresa de marketing digital full service com foco em ajudar nossos clientes a obter ótimos resultados em várias áreas-chave.

    Analise Gratuita

    Oferecemos serviços profissionais de SEO que ajudam os sites a aumentar drasticamente sua pontuação de pesquisa orgânica, campanhas em mídias pagas e em conversões a fim de competir pelos rankings mais altos e os melhores resultados no meio digital, mesmo quando se trata de segmentos altamente competitivos.

    Subscribe to our newsletter!

    Mais do nosso blog

    Ver todas as postagens