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As novas oportunidades com a crise

As novas oportunidades com a crise

É impossível negar! A pandemia do coronavírus está causando uma crise muito maior do que a maioria dos gestores imaginava. Se você pensa que esse é um momento que está prestes a se encerrar, infelizmente a verdade não é essa. Agora é essencial agarrar as novas oportunidades com a crise, caso contrário, o seu negócio provavelmente vai fechar as portas.

No dia que esse texto está sendo redigido, 06 de maio, o covid-19 está em curva ascendente no nosso país.

Levando em conta que a média para a contabilização de casos da doença é de 15 dias, essa curva é referente ao meio do mês de abril, quando as medidas de isolamento social já estavam sendo implantadas.

Segundo o biólogo Atila Iamarino – principal referência brasileira nos estudos da pandemia – é impossível prever quando a curva da doença irá descender. A tendência infelizmente é que pelo menos nos próximos 15 dias, os números de casos aumentem.

Do ponto de vista econômico, isso significa que as lojas físicas vão continuar fechadas.

Se você ainda não adaptou o seu negócio a essa nova realidade, está na hora de trabalhar dentro desse novo cenário. Não são apenas algumas semanas de pandemia, mas sim meses e meses que vão mudar para sempre os hábitos de consumo de todas as pessoas.

As empresas que souberem aproveitar as novas oportunidades com a crise, vão se fortalecer como nunca no mercado.


Outras empresas já pavimentaram o seu caminho rumo ao sucesso

Se você está achando que superar a pandemia é uma missão impossível, existem casos de empresas que provam a possibilidade de expandir mesmo nesse momento tão delicado.

Ao contrário de outros blogs, aqui você não vai encontrar apenas os casos de empresas multimilionárias com recursos praticamente ilimitados que estão conseguindo manter a liquidez financeira na crise.

Existem pequenas e médias empresas que estão fazendo toda a diferença no mercado brasileiro.

Se você quiser conhecer dois cases de sucesso de empresas que nasceram literalmente dentro de uma garagem e hoje são produtoras globais de motocicletas, clique aqui.

Um dos casos mais interessantes para a análise no cenário de covid-19 é a hamburgueria Tradi.

A hamburgueria Tradi, comandada por Lierson Mattenhauer JR, é conhecida por alguns dos melhores hamburguers de toda a capital paulista. Trabalhando com ingredientes de alta qualidade e inovação em cada opção do cardápio.

Com a chegada do isolamento social, a Tradi reforçou o cuidado no manuseio dos seus ingredientes, orientada por especialistas e aumentou o serviço de delivery.

Com promoções exclusivas dos hamburguers mais pedidos como o Oráculo e o Leão, a Tradi está expandindo o seu público com as entregas via Ifood e o aplicativo da própria hamburgueria.

A promoção realizada entre os dias 20 e 23 de março por exemplo, levou até os clientes um combo de hamburguer e fritas por apenas R$ 4,99.

Investindo nos canais certos e de maneira inteligente, é possível fazer como a Tradi, trabalhando as novas oportunidades com a crise para manter a lucratividade da empresa, sem perder a responsabilidade social tão fundamental no mercado durante a pandemia


3 pontos fundamentais para aproveitar as novas oportunidades com a crise

Existem 3 pontos que são fundamentais para entender como essa crise está alterando o mercado, as maneiras de adaptar a sua empresa dentro dessas condições e como lucrar mesmo dentro da quarentena.


1 - Adapte o seu negócio ao digital

Não foi o covid-19 que inventou o mercado digital. Os canais online há muitos anos, já são os mais importantes para qualquer empresa do mercado, tanto na comunicação com o seu cliente, quanto na venda direta do produto.

Para você ter uma ideia do tamanho do mercado digital, todos os anos o número de pesquisas no Google ultrapassa a marca do trilhão.

Mais de 130 milhões de brasileiros possuem acesso a internet, desse número, mais de 88% acessa constantemente as redes sociais.

Na crise econômica iniciada em 2015, o e-commerce registrou crescimento durante todos os anos (inclusive em 2020), mesmo em períodos onde o próprio PIB recuou.

É possível construir um e-book inteiro apenas com a importância do digital nas empresas.

Agora some tudo isso, a um período onde os clientes não podem visitar a sua loja.

Hoje o digital é a única maneira de vender.

E sabe o que mais impressiona nesse momento? As empresas estão cortando os investimentos justamente no digital. Isso mesmo, a única maneira de vender está sendo deixada de lado pelos gestores.

Prova disso é a queda histórica nas receitas com publicidade do Facebook, a maior rede social do mundo.

Com a diminuição no número de anunciantes, o alcance das empresas que anunciam aumenta exponencialmente. Essa é uma das oportunidades com a crise de pagar mais barato nos serviços de ads, e obter resultados impressionantes.

O cliente precisa saber como a sua empresa está nesse momento, se ele ainda pode contar com as suas soluções, como estão sendo aplicadas as medidas de saúde e o tratamento com os funcionários.

A Agência Kantar, referência em inteligência de mercado, estima que mais de 80% dos brasileiros esperam um posicionamento das marcas durante a pandemia.

Sem dúvidas está sendo difícil fechar as contas, porém, sem o digital, essa missão se torna verdadeiramente impossível.

Trabalhe com cada ferramenta digital para adaptar o seu negócio a essa nova realidade.

Se você quiser saber mais sobre como adaptar o seu negócio ao mercado digital, leia: As ferramentas do marketing digital para superar a crise do covid-19.


2 - Análise os seus canais de venda

A adaptação ao digital não se resume ao modo como a sua empresa se comunica com o cliente, é fundamental garantir o acesso ao produto.

Para as empresas que podem trabalhar com o delivery, esse é o momento de investir na área. Aplicativos como o Ifood e Uber Eats, oferecem ótimas condições no cadastro de novos restaurantes.

O Rappi é ainda mais abrangente, trazendo o delivery para lojas dos mais variados tipos.

O desenvolvimento de um aplicativo próprio também não deve ser descartado, além é claro de reforçar a equipe de entregadores.

Não se esqueça da responsabilidade social com os funcionários responsáveis pela entrega, proteja a saúde daquelas que fazem parte da sua empresa.

Já para os negócios que não podem se adaptar ao sistema de entrega, outras soluções são necessárias. No caso de serviços por exemplo, diagnósticos e orientações por chamadas de vídeo são uma opção.

Cabe a você como gestor, pesquisar o que as empresas do seu segmento estão realizando nesse momento, aquilo que vem de fato gerando resultado.

Esse é o momento de compartilhar experiências na adequação das vendas, todas as empresas precisão colocar as contas em dia, para que a economia continue funcionando.


3 - Responsabilidade empresarial

Esse é sem dúvidas o fator mais importante e se transformou em um sinônimo de oportunidade com a crise. Ter responsabilidade empresarial é um diferencial.

máscara contra o covid19 oportunidade em ser responsável

Para continuarmos no exemplo da Tradi, uma empresa do mesmo segmento acabou seguindo um caminho diferente…

O gestor de uma grande rede de hamburguerias, acabou dando uma declaração desastrosa sobre a pandemia, minimizando os riscos da doença e indo contra o que todas as autoridades no assunto afirmam:a fundamentalidade do isolamento social.

Essa declaração desastrada, registrou o índice de 63% de menções negativas. Esse número corresponde a pessoas que poderiam se tornar clientes da hamburgueria, e agora provavelmente vão visitar a concorrência.

As empresas que agem com responsabilidade empresarial no compromisso dos seus contratos, elaboração dos seus produtos e serviços e cuidado com os funcionários que fazem a diferença no funcionamento do negócio, serão reconhecidas por tal gestão.

Hoje a responsabilidade empresarial é o ponto que diferencia as empresas na administração da crise, garanta que você esteja do lado certo dessa história, lutando contra o covid-19 e o derretimento da economia.


Quer se preparar ainda mais para a crise?

Ao longo do último mês, a Go Up preparou uma série de conteúdos exclusivos sobre esse período de crise.

Cada um dos artigos traz informações imprescindíveis para que gestores das mais diversas áreas estejam preparados para manter a empresa funcionando, preservar o emprego dos funcionários, melhorar o seu posicionamento dentro do digital e por decorrência, conquistar novos clientes.

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