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Minha primeira experiência com o Google Ads não foi das melhores. Naquele momento estava trabalhando em um novo blog sobre esportes e planejava rentabilizar essa atividade atraindo novos visitantes.

Nesse momento percebi o quanto o Google Ads é importante para quem trabalha com marketing de conteúdo e produção em geral. Essa ferramenta é feita pelo próprio Google para receitas e campanhas de sucesso.

A sua utilização correta é imprescindível para qualquer empresa que trabalhe de maneira estratégica no digital, e requer muito estudo prévio para que o máximo que a plataforma oferece seja aproveitado.

Como diz Neil Patel, especialista em marketing listado pela Forbes como um dos 10 principais profissionais da área em todo o mundo, investir no Google Ads é o melhor jeito de garantir retorno.

A lógica é bem simples, ao investir no Google Ads, você está usando o dinheiro da sua empresa na construção de uma marca mais forte, assegurando que todo o conteúdo produzido seja levado em massa para potenciais clientes.

E acredite! Empresas que trabalham com o Google Ads utilizando cada uma das ferramentas disponíveis da melhor maneira possível, estão nadando em um oceano azul de oportunidades.

Para te ajudar a entender melhor como aumentar as suas vendas, utilizando da plataforma do Google Ads, compilei algumas informações essenciais para o desenvolvimento de uma estratégia inteligente que seja o jeito certo de como aumentar as suas vendas através do Google Ads.


O poder do Google Ads

Para descobrir aumentar suas vendas através do Google Ads, vamos trabalhar inicialmente com o conceito de ROI.

ROI ou return over investment corresponde ao valor que é ganho em relação ao investimento inicial.

Ficou difícil de entender? Vou te mostrar um exemplo:

Pense que na elaboração de uma nova campanha publicitária a sua empresa gastou o montante total de 100,00 reais. Com um ROI de 130%, a sua empresa teria tido um retorno de 230,00 reais.

O quanto existe de ROI em uma campanha é um dos termômetros mais poderosos para definir a sua efetividade ou não, quantificando os esforços da equipe de comunicação e as estratégias adotadas.

Existem diversas formas de calcular o ROI de um projeto, inclusive recomendo algumas dessas calculadoras que estão disponíveis online e podem te ajudar a entender melhor os caminhos a serem seguidos. Disponível gratuitamente na internet a calculadora do FazAconta.com é intuitiva e precisa.

Com o conceito de ROI bem exemplificado, fica mais simples entender o quanto o Google Ads é poderoso.

Números incríveis como um ROI de 900% podem ser atingidos sem nenhum tipo de truque com o Google Ads, apenas com o uso correto da plataforma.

Um ROI de 900% no exemplo citado significaria um retorno de 1.000 reais.


Mas afinal, o que é o Google Ads ?

Por muitos anos a publicidade foi um custo sem retorno imediato, era necessário investir para que a mensagem chegasse ao público desejado. Independente se os resultados fossem ou não alcançados, esse custo seria debitado na conta da contratante.

O conceito do Google Ads é diferente, o PPC (pay per click) adotado pela plataforma faz com que você só pague pelos resultados gerados, em suma, não existem possibilidades de um investimento no Google Ads gerar rombos orçamentários na sua empresa.

É dessa maneira que o Google Ads se transformou em 95% das rendas do Google, gerando anualmente mais de 75 bilhões. As empresas investem na plataforma pelos seus resultados incríveis.

Ao investir no Google Ads você garante que o seu anúncio esteja em evidência nas primeiras posições do motor de pesquisa do Google e o melhor de tudo, na forma de link.

Você já imaginou o tanto de pessoas que pesquisam pelos produtos e serviços que você oferece no Google? O Ads transforma todo esse interesse em oportunidades de negócio.

Além da possibilidade de anunciar nos motores de busca, o Google Ads permite a inserção de banners laterais e vídeos nos outros sites de domínio da empresa, como o Youtube por exemplo.

Tamanha visibilidade traz alguns dados impressionantes sobre a plataforma:

Cerca de 1.2 milhão de empresas utilizam o Google Ads na sua atividade.

Somente o display do Google é visitado em média 6 bilhões de vezes. todos os dias, totalizando mensalmente uma média de visualização em 180 bilhões.

A média de retorno do investimento em Google Ads é o dobro do valor inicial.

90% dos consumidores dizem que os anúncios influenciam suas decisões de compra.

43% dos usuários compraram algo depois de ver um anúncio on-line.

Enfim já ficou claro o impacto dessa plataforma no mercado e na sua empresa, porém é o uso correto de cada recurso do Google Ads que vai diferenciar uma estratégia de sucesso das demais.


O manual para o uso do Google Ads

Com todas as vantagens já explicadas e você entendendo melhor como essa plataforma se transformou em um dos maiores canais de negócios do mundo, chegou a hora de colocar a mão na massa.

Por melhor que seja o Google Ads, as coisas não funcionam magicamente! É necessário que cada ferramenta disponível na plataforma, seja bem aproveitada e para isso é fundamental conhecer o que diferencia os anúncios promovidos.


Rede de pesquisa

O primeiro modo de anunciar com o Google Ads é a rede de pesquisa. Esse conceito é muito confundido com a rede de display, então vamos por partes…

A rede de pesquisa corresponde aos sites e aplicativos que são relacionados a pesquisa quando um usuário procura por determinadas palavras-chave. Dessa forma anunciar com a rede de pesquisa relaciona diretamente a busca do usuário com o que você está oferecendo.

Vamos supor que a sua empresa trabalhe com artigos esportivos:

Ao anunciar na rede de pesquisa do Google Ads, seus anúncios serão exibidos quando os usuários pesquisarem por termos relacionados ao que a sua empresa está oferecendo. Termos como bola de futebol, camisas de clubes ou luvas para boxe, estão diretamente relacionados a nossa empresa fictícia.

Dessa forma o Google Ads exibiria o seu anúncio para quem de fato está interessado na compra, aumentando a probabilidade de uma conversão em vendas.

Sites do Google como o Youtube e o Maps, junto com aqueles que fecham parcerias (especialmente os grandes portais de notícias) também fazem parte da rede de pesquisa, sendo ótimas vitrines para os seus produtos.

Já pensou quantas pessoas utilizam o Google Maps procurando produtos e serviços que a sua empresa oferece em regiões próximas? Agora pense no tamanho do alcance caso a sua empresa ocupasse as primeiras posições nessa pesquisa. Esse é o poder da rede de pesquisa para aumentar suas vendas através do Google Ads.


Rede de display

Quando você está há dias namorando aquele modelo de jaqueta que combinaria com praticamente todas as suas roupas e a única coisa que falta para ela ficar guardada no seu armário é escolher a loja que combine o preço que cabe no bolso com o visual que se encaixa no seu estilo, de uma hora para outra a maioria dos sites que você frequenta começam a exibir anúncios dos mais diversos tipos de jaqueta. Relaxa ninguém está te espionando… Esse é o funcionamento da rede de display.

A rede de display é formada por milhares de sites que utilizam as ferramentas disponibilizadas pelo Google, além daqueles que são da própria empresa como o Gmail. Essa integração enorme da rede de display garante que independente do segmento, o seu anúncio vai ser exibido para o público certo.

Transforme Cliques em Clientes

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Existem algumas peculiaridades no uso da plataforma que devem ser levadas em conta antes de colocar anúncios no ar:


Segmentação

A segmentação é essencial para que o seu anúncio chegue no público certo, para isso o próprio Ads possui uma funcionalidade, liberando a exibição dos anúncios apenas para potenciais clientes que em algum momento procuraram por produtos e serviços relacionados.

O exemplo da jaqueta ilustra bem como a segmentação facilita a conversão de vendas para o anunciante.


Remarketing

Você sabia que um dos maiores problemas para concretizar vendas é o abandono de carrinhos? Segundo um estudo da instituição SaleCycle, a taxa global de abandono de carrinhos no online chega em 74,53%.

Essa alta taxa de abandono é quando o cliente chega no final do funil de vendas e mesmo assim não fecha negócio, ou seja, a sua empresa está perdendo dinheiro.

Para solucionar esse problema existe o remarketing e esse conceito pode ser aplicado no Google Ads.

O remarketing consiste na exibição dos anúncios para usuários que já tiveram contato com a marca e estão predispostos a fechar negócio.

Um bom remarketing é capaz de aumentar suas vendas através do Google Ads, trazendo os clientes que ficaram no quase e acabaram abandonando o carrinho, e ainda auxilia na construção de uma segmentação mais efetiva, identificando o público que se interessa pelos seus produtos e aumentando a presença da marca nos canais virtuais.


Lookalike

O Google também trabalha com o conceito de “Lookalike”, esse termo basicamente abrange públicos que são semelhantes ao seu público, mas ao contrário do remarketing, ainda não fizeram contato direto com a sua empresa.

Voltando para o exemplo da loja de artigos esportivos…

Um homem que pratica esportes frequentemente, assina canais com campeonatos de futebol e aos finais de semana costuma pesquisar por bares esportivos nas redondezas é uma persona com altas probabilidades de fechar negócio.

A esposa desse homem que não costuma acompanhar tão frequentemente os campeonatos esportivos, mas adora dar presentes para o marido é um público Lookalike.

Dessa forma o Google Ads aumenta ainda mais a visibilidade do seu negócio, sem sacrificar a taxa de conversão em vendas.

Vale a menção para a opção de integrar o Google Ads com o e-mail marketing realizado pela sua empresa, com o Ads disponibilizando indicações para novos envios.

E não esqueça, esse é o método preferido por 72% dos clientes para contato com empresas e um dos mais poderosos na conversão.


Use a localização geográfica como protagonista na sua estratégia

O custo do Google Ads é por clique, por isso é importante filtrar quais cliques possuem mais chances de fechar negócio com a sua empresa, otimizando ainda mais o desempenho da ferramenta.

Para isso existem diversos Bid Modifiers (modificadores de lance) que segmentam como o seu dinheiro está sendo gasto.

O modificador mais importante é o de localização geográfica, o seu monitoramento e controle faz toda a diferença no retorno do investimento na plataforma.

Vamos supor que o seu ads está configurado para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. As vendas de São Paulo e Minas Gerais estão trazendo um ótimo retorno para a empresa, porém por motivos como: um frete maior, alta concorrência e problemas com prazos de entrega, os resultados no Rio de Janeiro não se convertem em vendas.

Vale a pena continuar investindo tão alto em Ads na região do Rio de Janeiro? Cabe uma análise da situação e se necessário um reposicionamento dos recursos.

Posicionar seu investimento levando em conta a localização geográfica é fundamental.


O poder das palavras-chave é enorme

As palavras-chave são conhecidas de quem trabalha com as ferramentas do Google, e acredite elas possuem um poder enorme para alavancar o seu anúncio.

Como explicado, a rede de pesquisa do Google Ads funciona por meio de palavras-chave.

A escolha certa dos termos que serão utilizados em todo o anúncio (destaque para o título) melhora o ranqueamento da propaganda no Google e consequentemente aumenta o número de usuários que entram em contato com a peça.

As melhores dicas para acertar no uso de palavras-chave são:

Esteja atento as métricas do Google.

Não exagere no seu uso.

Mantenha a coerência e persuasão textual.

Utilize ferramentas para busca de tendências como o Google keyword planner e o Trends.


Mobile

No Brasil cerca de 57% das buscas no Google são feitas no mobile, configurar o seu Ads de forma otimizada para as plataformas móveis é entrar em contato com a maior parte do público.

A principal dica no Ads mobile é evitar as redes de display. Esse método acaba não funcionando muito bem no mobile pelos cliques indesejados, já que o dedo é muito mais impreciso que um mouse.

Esses cliques indesejados embaralham as informações do Google Ads, geram custos, atrapalham no desenvolvimento de uma nova estratégia e não trazem uma boa conversão de vendas.

A linguagem no mobile também deve ser diferente. Utilizar CTAs como “ligue agora” ou “converse com a nossa equipe no WhatsApp” trazem ótimos resultados.


Análise os resultados

Com a análise constante dos resultados gerados pelo Ads é possível medir o já citado ROI, definindo pontos que devem ser melhorados nas campanhas e acertando os novos valores dos próximos investimentos. Com o crescimento das suas vendas, investir cada vez mais em Ads se torna fundamental no seu plano de negócio.

O Google Ads é uma verdadeira mina de ouro para empresas que sabem utilizar essa ferramenta.

Com essa dicas e muitos outros conteúdos disponíveis no blog, você vai utilizar todo o poder do maior canal de comunicação para aumentar suas vendas através do Google Ads.

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