Como novembro azul impacta as vendas das empresas?

Primeiro de tudo: O que é o novembro azul?

Você já deve saber que, nos últimos anos, todos os meses têm como característica adotar cores específicas com o intuito de promover campanhas de conscientização, para a prevenção de doenças e causas.

O novembro azul aborda a importância da informação e quebra de paradigmas de ANOS que foram criados baseados no fato do exame de toque, que levará à prevenção do câncer de próstata. O fato curioso sobre a conscientização é que antes das campanhas, havia o receio de realizar o exame, o que hoje em dia, se tornou algo extremamente comum e necessário para a prevenção da doença.

Campanhas como setembro amarelo, outubro rosa e novembro azul são grandes motivadoras da disseminação de informações sobre causas que são de extrema importância para todos, mas você já parou pra pensar que tudo isso causa um impacto ENORME em todos os âmbitos da nossa sociedade?

É claro que tudo que se torna importante para a sociedade impacta diretamente nos mercados, como teremos agora em novembro a Black Friday, mas esse tema fica para uma próxima postagem, vamos ao que interessa.


Qual o impacto do novembro azul nas vendas das empresas?

Os impactos causados pelas campanhas de conscientização são inúmeros, porém, não são todas as marcas que aderem às campanhas como forma de apoio às causas ainda, quando falamos em aderir à campanha não estamos falando de doação ou apoio financeiro, estamos falando de apoio com:

- Posts informativos em redes sociais;

- Campanhas criativas que foquem em disseminação de informação;

- Incentivos com informações relevantes sobre a causa abordada no mês em questão;

- Opiniões de influenciadores sobre a causa.

Ou seja, podemos perceber que “Os meses e suas cores” têm uma importância que vai além das vendas e dos interesses financeiros instantâneos, e quando uma empresa tem a iniciativa de aderir à campanha e seus concorrentes não, se torna uma oportunidade de destaque.

Quando falamos nisso é porque, cada vez mais, o consumidor está se preocupando com valores e princípios que ultrapassam as questões de preço e prazo, valores como:

- Preocupação da marca com meio ambiente;

- Preocupação da marca com a sociedade;

- Preocupação da marca em criar produtos que atendam às necessidades do consumidor, de maneira ética e justa;

- Preocupação da marca em aplicar preços que estejam de acordo com o poder aquisitivo do consumidor e que também traga uma boa relação custo x benefício.

Ufa! Quanta preocupação não é mesmo?

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Vamos te contar um segredo: Essas preocupações são ótimas para o mercado, pois elas serão responsáveis por grande parte das mudanças de comportamento da empresas, que passarão a enxergar muito além dos lucros, passando a olhar para pontos como sustentabilidade, e cuidado com o consumidor e meio ambiente.

Você pode reparar que um dos nossos tópicos está em destaque, a preocupação da marca com a sociedade se encaixa perfeitamente no impacto do novembro azul no mercado, pois, voltando ao que dissemos lá em cima “…o consumidor está se preocupando com valores e princípios que ultrapassam as questões de preço e prazo…”.

As empresas que se preocupam em incentivar as campanhas de conscientização estarão um passo à frente da concorrência e serão lembradas:

- Pelo engajamento social com causas importantes: Que trará uma construção e fixação de marca;

- Por não querer apenas falar de si, mas sim por querer ajudar a prevenir e combater problemas que impactam a sociedade;

- Por alguma campanha criativa que acabou sendo veiculada aproveitando o tema, o que gerará uma admiração pela marca;

- Por ser uma marca que informa e direciona seus consumidores de maneira leve.

Isso tudo nos leva a apontar que a empresa, quanto mais humanizada e preocupada com causas além da sua própria terão destaque perante a concorrência, é só nos colocarmos no lugar de consumidor, você preferiria comprar de uma empresa que apresenta todas as preocupações que citamos acima ou de uma empresa que só quer saber de vender? Você confia mais na empresa que se comunica com o consumidor ou a que só vende e não conversa com o público? Você prefere incentivar uma empresa que se preocupa com o impacto que ela tem na sociedade ou a que se preocupa somente com o impacto da sociedade sobre ela?

Viu como as respostas foram simples e fáceis de escolher?

Queremos lembrar aqui que o marketing está ligado a cada pequeno detalhe da nossa sociedade, basta saber interpretar os dados e transformá-los em ações para melhorar suas vendas e a sociedade como um todo.

Agora que você já sabe do impacto do novembro azul na sua empresa, o que acha de incentivar as campanhas de conscientização e posicionar sua marca positivamente no mercado?

Para ler mais materiais como esse, nos siga nas redes sociais e você terá várias dicas de como destacar sua empresa através do marketing digital.

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Por hoje ficamos por aqui mas até a próxima!

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