Você sabia que nos últimos dias o Facebook e o Twitter registraram recordes no seu número de usuários? E que o e-commerce brasileiro apresentou um aumento de 40% nas primeiras semanas da quarentena? Se você acredita que esses são dados importantes apenas para as agências de marketing, infelizmente, você está muito enganado.

Sabe o que é o melhor de tudo? A maioria das empresas não está enxergado as informações que você vai conhecer agora. E assim como na crise de 1929, as empresas que se destacaram nomais difíceis serão aquelas que no pós-crise, lucrarão como nunca.

A crise do coronavírus está assustando o mercado, as vendas de diversas empresas estão despencando. Em momentos como esse é essencial manter a calma e enxergar um pouco além do que a “manada” está tomando como medidas padrões.

Nesse momento todos os departamentos da sua empresa estão focados em um único objetivo: Garantir que as receitas não despenquem.

Nós entendemos a sua preocupação, em momentos de crise, falar em investir é delicado. O que está em jogo é o emprego de muitas mães e pais de família.

Justamente por isso a Go Up Digital está te trazendo essas informações, oportunidades como a que estamos enxergando dentro do mercado digital ocorrem poucas vezes durante a década.

Se você não agarrar agora essa oportunidade, pode ser que a sua empresa nunca mais vivencie um momento como esse.

Se você quer saber qual é essa oportunidade que eu estou falando e conhecer maneiras viáveis financeiramente de organizar a sua aplicação, então continue a leitura.


A realidade é dura, mas existe solução

Você como gestor sabe bem como o covid-19 está afetando o mercado, de uma forma ou de outra a sua empresa foi afetada. Existem segmentos onde a situação é mais grave. As agências de viagens e hotelarias por exemplo, estão com prejuízos que se aproximam dos 100%.

Esse cenário não se restringe ao Brasil, países de todo o mundo estão enfrentando o coronavírus. Na Espanha por exemplo, a polícia foi acionada para evitar a circulação não essencial dos cidadãos, um estado de quarentena total.

Alemanha, Itália, Argentina, Estados Unidos, Inglaterra entre muitos outros países, também estão adotando medidas severas para evitar o contágio pelo vírus.

Essas medidas são necessárias, porém, acabam prejudicando a economia. Estima-se inicialmente que essa crise provoque perdas mundiais emvolta de 2,7 trilhões de dólares.

Esconder esse cenário e apresentar uma solução milagrosa seria irresponsável, e você jamais vai ler um conteúdo desse tipo aqui no Blog.

Porém, nós propomos que você enxergue a situação de uma forma mais ampla.

Se agora a sua vitrine física precisa estar fechada pela situação de quarentena, então por que não a levar até a casa do cliente? Esse é o poder do marketing digital.

Antes de toda essa crise, as empresas que investiam em marketing digital já eram as mais bem sucedidas do mercado. Mais de um terço dos diretos de empresas acreditam que o marketing digital será responsável por 75% do marketing nos próximos anos.

A principal revista de marketing do país, Meio e Mensagem, dividiu essa crise em 3 principais etapas. Orientando as empresas a agirem da seguinte maneira:


Estágio 1: Primeiros dias de quarentena

Esse é o período onde a sua estratégia deve ser mais conservadora em todos os sentidos. Estamos vivendo o começo de uma quarentena que não se sabe quando ela acabará.

A gravidade da pandemia já é conhecida, países estão fechando os aeroportos e obrigando a população a ficar em casa, você além de empresário é um cidadão muito importante. Por isso, o respeito a todas as normas instruídas pelo ministério da saúde deve pautar o seu modo de gestão.

Em pesquisa publicada na revista Exame e realizada pela agência Kantar, foi contabilizado que mais de 80% dos clientes esperam que as marcas se posicionem no enfrentamento ao coronavírus.

A expectativa do público e o crescimento do digital durante a quarentena, são os principais motivos que fazem do marketing digital a melhor estratégia de comunicação durante a crise.

Nesse momento não adianta desviar o assunto, você possui a missão de conscientizar o público sobre qual é o cenário de coronavírus no Brasil, como a sua empresa está lidando com essa situação e quais as necessidades que o seu negócio pode resolver.

Já existem ótimos casos para se inspirar no mercado, como os serviços de Streaming que estão oferecendo conteúdo gratuito, cursos sendo disponibilizados na faixa, parcerias para a realização de lives informativas ou de entretenimento entre outros.

O importante é fazer a sua mensagem chegar até o cliente, utilizando uma mídia estratégica que alcance o maior número de público e respeitando as orientações do ministério da saúde.


Estágio 2: Encontrando uma nova rotina após o choque inicial

Após algumas semanas de quarentena, é natural que o assunto do covid-19 sature. As pessoas tendem a aceitar a situação depois do susto inicial e buscarem uma nova rotina de consumo de informação e produtos.

As empresas que atuaram no primeiro estágio lado a lado com o cliente, conquistando a sua atenção com informações relevantes e conteúdo bem redigido, estarão um passo a frente da concorrência em encaixar a sua solução nessa nova rotina do cliente.

Lembra daqueles 80% dos clientes que estão exigindo um posicionamento das marcas? Quem não se posicionar pode excluir todos esses dos seus leads, pois esses clientes só compraram das empresas que eles já confiam.

Nesse momento vale entender quais são as dores do cliente nessa nova realidade, como o isolamento social está produzindo novas necessidades na sua rotina, quais são os problemas enfrentado por esse cliente e principalmente, como você pode ajudá-lo?

Com essa análise profunda, o modo que você oferece o seu produto vai mudar.

A função do marketing digital nesse estágio é inserir a sua empresa nessa nova rotina, comunicando não apenas um posicionamento como no estágio anterior, mas também, a solução que os seus produtos podem trazer.

Nesse período as vertiginosas quedas nas vendas serão recuperadas.


Estágio 3: Normalização

Você já ouviu a expressão “sonho americano”? Muito além de uma expressão, esse é um verdadeiro estilo de vida que durante décadas pautou o funcionamento da sociedade americana.

O sonho americano prega que independente da classe social do indivíduo, ele teria fortuna baseada em seus méritos e conquistas. Esse novo modo de pensar o consumo tem origem no ano de 1931, 2 anos depois da depressão de 1929.

Após períodos de crise é natural que o consumo exploda com o mercado aquecendo e novas oportunidades surgindo. Durante esse período de quarentena, hábitos estão sendo construídos e quando a crise acabar, esses novos hábitos darão origem a um novo sonho americano.

O principal hábito é o aumento do uso do digital, seja para conversar utilizando as redes sociais, se informar através de blogs como esse que você está lendo agora ou na compra de produtos.

Esses são hábitos que vão muito além do período de quarentena e é possível cravar que se permearam na sociedade no pós-crise.

O marketing digital adotado pela sua empresa já vai ter provado seu valor nessa etapa, fortalecendo a sua marca e conquistando novos clientes.

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Quando os investimentos no online forem retomados por empresas que não tiveram essa mesma visão que está sendo apresentada para você, a vantagem será sua e em larga escala.


O marketing digital é o bote salva-vidas em meio à crise

Para iluminar o seu caminho no uso do marketing digital, separamos as três frentes indispensáveis que qualquer planejamento durante a crise deve trabalhar.

Vale ressaltar que para obter resultados surpreendente em cada uma dessas três frentes, o conhecimento especializado e uso de ferramentas de análise é indispensável.


SEO

Sempre que você for aplicar qualquer estratégia de marketing digital, o SEO é a base. Caso você procure um serviço e a agência não cite esse aspecto, pode ter certeza de que é uma cilada.

Se você não conhece o conceito de SEO, saiba que esse é o responsável por aumentos no tráfego que chegam a até 2.000%. Com mais de 77% das empresas que adotam essa estratégia, relatando um crescimento visível dos seus canais digitais.

Posso te garantir que as empresas que não enxergaram resultados, aplicaram errado o SEO no seu online, essa é uma estratégia 100% eficaz.

O SEO ou otimização para os motores de busca, consiste em adequar todo o seu conteúdo para aquilo que mais funciona na internet.

Na elaboração de um site por exemplo, existem diversos fatores que levam o Google a mostrar ou não um site entre os primeiros resultados.

O design de um site, a sua programação, tempo de carregamento, conteúdos postados, pautas desses conteúdos, taxa de atualização…

Existem mais de 200 fatores de ranqueamento.

Ter um site otimizado é colocar a sua vitrine na maior plataforma de vendas do mundo, que acumula todos os anos trilhões e trilhões em pesquisas, o Google.

Trabalhar com marketing digital sem adequar essas técnicas ao SEO é fazer publicidade para parede, sua mensagem não chegará a ninguém e conquistar poucos cliques vai custar muito caro.

Leia mais em: Por que o SEO é o mais importante na estratégia de marketing digital.


Produção de conteúdo

A produção de conteúdo é um dos fatores citados para o ranqueamento das suas páginas na web, apenas por isso essa estratégia já mereceria destaque, porém, é possível ir além.

Hoje o marketing de conteúdo é a estratégia mais bem sucedida para conquistar novos mercados, cerca de 78% dos clientes tendem a acreditar mais em empresas que produzem conteúdo útil.

A globalização do mercado trouxe concorrência dos 4 cantos do mundo para o seu segmento. Seus clientes em poucos cliques podem comprar o mesmo produto ou serviço que você oferece, em um fornecedor chinês.

O que diferencia a sua empresa das outras é o modo como você demonstra que o seu produto é o ideal, e que além das suas características ele pode trazer benefícios reais na rotina.

Para que o cliente enxergue a sua solução dentro da rotina dele, é fundamental que ele passe por diversos estágios. O primeiro é o conhecimento sobre o problema. Garanto que muitos que estão lendo esse artigo, sequer faziam ideia da existência do SEO e a partir de agora, identificando que a falta dessa técnica é um problema, procurarão mais informações e soluções.

Inclusive no final do texto vou te fazer uma oferta exclusiva quanto ao SEO.

A função do conteúdo é justamente guiar o seu cliente por todos os processos de compra antes de fechar uma venda.

Uma vez produzido o conteúdo, esse processo se automatiza e se torna o melhor vendedor da sua empresa.

Aquele fornecedor chinês pode ter um preço melhor que o seu, porém, duvido que ele conheça tão bem o seu cliente como você. Utilize esse conhecimento para se comunicar de forma informativa e persuasiva.

Se quiser saber mais sobre a produção de conteúdo, acesse: Como um bom conteúdo diferencia a sua empresa.


A maior oportunidade do mercado está nas redes sociais

Durante todo o texto foram mostradas oportunidades dentro do marketing digital nesse momento de crise, desde a explosão de acessos até a procura por conteúdo especializado. Porém, todas essas oportunidades aparecem de forma cíclica no mercado.

Agora, o que está acontecendo atualmente com as redes sociais, não tem precedentes e pode ser que isso nunca mais ocorra.

O Facebook e Twitter registraram uma queda histórica na arrecadação por publicidade. As empresas estão deixando de investir em duas das principais plataformas de vendas, justamente quando os seus acessos estão aumentando.

O que isso significa?

As empresas que se organizarem e utilizarem técnicas eficientes na construção de anúncios nessas redes sociais, vão conquistar vendas como nunca.

Levando em conta que 93% das decisões de compra são influenciadas pelas redes sociais, essa é uma oportunidade única e quem aproveitá-la pode crescer exponencialmente.

Aqui preparamos um manual completo para o engajamento do público nessas redes: Como engajar o seu público nas redes sociais.


Nós queremos ser o seu parceiro

Para cada área citada ao longo do texto como possível diferencial dentro da crise, a Go Up Digital possui um especialista. Trabalhamos com os principais fatores de ranqueamento, gerenciamento estratégico na produção de conteúdo e engajamento em massa nas redes sociais.

Entendemos bem o momento que a sua gestão está passando e justamente por isso estamos disponibilizando conteúdos informativos como esse. Acreditamos que as empresas devem se ajudar para superar mais esse desafio.

Nesse momento o uso correto do marketing é estratégico para preservar empregos e salvar empresas da falência.

Se você assim como nós consegue enxergar oportunidades no meio dessa crise, então entre em contato conosco. Adoraríamos conversar com você e entender mais sobre os problemas que a sua gestão está enfreando e vai enfrentar daqui para frente.

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