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O que é marketing de conteúdo? A opinião do especialista

O que é marketing de conteúdo? A opinião do especialista

Olá, você sabe o que é marketing de conteúdo?

Me chamo Pedro Boal e trabalho como redator na Go Up Digital. Estou escrevendo este texto porque estou cansado de toda a mentirada que está dominando o mercado de marketing. São promessas irrealistas, técnicas que não funcionam e métricas absurdas vendidas por quem sequer já trabalhou com o marketing de conteúdo.

E sabe o que é o pior de tudo isso? Muitos desses impostores estão lucrando dinheiro em cima da falta de conhecimento alheio.  

A maior parte desse lucro vem da venda de cursos. Esses que você provavelmente já conheceu nos anúncios do Youtube ou no Google ADS.

Não estou dizendo que todo conteúdo educacional sobre a área é uma armadilha, muito pelo contrário. O Brasil está repleto de bons profissionais no segmento.

Mas essa prática de má fé em ofertar um conhecimento que você sequer possui, e normalmente por um preço salgado baseado em promessa irreais, mancha a minha profissão e destrói a rentabilidade do mercado brasileiro.

Pensando nisso, preparei um guia prático sobre o marketing de conteúdo. Você vai conhecer os fundamentos dessa técnica, o porquê de ela ser tão lucrativa e como eu escrevo os meus conteúdos. Sem enrolações, meias verdades ou papinho de impostor que deseja te vender dezenas de video aulas de pura enganação, esse é o relato de um profissional que quer dar o impulso que faltava para o sucesso da sua estratégia.


O que é marketing de conteúdo?

Antes de tudo, vamos começar pelo conceito básico, afinal o que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é a estratégia mais moderna para atrair clientes para os seus canais digitais. Essa técnica se difere das demais, pois o foco não é a publicitação das características dos seus produtos, mas sim os benefícios que eles podem trazer de forma indireta.

Na prática, quando falamos sobre o que é marketing de conteúdo, estamos falando necessariamente de agregar valor na atividade da sua empresa.

Essa agregação de valor surge da implementação de uma ideia indireta na mente do cliente. Ficou complexo? Então vamos por partes.

Na elaboração de uma estratégia de conteúdo utilizamos o modelo de funil de vendas como base para definirmos o que deve ser escrito e como deve ser a escrita.


Funil de vendas

Esse funil de vendas pode ser dividido em três partes:

Topo – O cliente acabou de entrar em contato com a solução oferecida pela sua empresa;

Meio – O cliente identificou que essa solução pode resolver alguma dor ou proporcionar beneficios;

Fundo – O cliente está preparado para comprar.

O conteúdo deve estar presente nessas três divisões do funil, funcionando como a força motriz que motiva o cliente a prosseguir até o processo de compra.

Imagine que você está correndo uma maratona, mas falta alguma coisa para você conseguir superar os seus concorrentes. Pode ser uma motivação pessoal, a lembrança de um discurso motivacional ou até mesmo a presença de alguém especial na plateia.

O marketing de conteúdo é justamente isso, o empurrão que falta para o cliente entender por conta própria que a sua empresa é a parceira ideal.

E esse empurrão não é algo agressivo como ocorre no marketing tradicional. Chamadas com o preço em destaque, uso exagerado de imperativos e em conteúdos visuais, um apresentador literalmente gritando aos quatro cantos que o cliente deve comprar não é marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo implementa o desejo de compra a partir de informações. Como dito, essa técnica é a força motriz para que o cliente avance no final de vendas, o poder de decisão continua sendo do seu público.

E isso é a forma moderna de se fazer marketing, pois nunca se esqueça:

“Nenhuma ideia é tão poderosa, quanto aquela que você acredita ter tido por conta própria”

Pare de gastar dinheiro, tempo e esforço levando não atrás de não dos seus clientes, faça com que o mercado procure a sua empresa e não o contrário. Ao entender isso, você finalmente compreendeu o conceito de o que é marketing de conteúdo.

Continue estudando em:

- O que é copywriting? Conheça a inovadora técnica de escrita publicitária;

- 5 conceitos de marketing digital que vão mudar totalmente as suas estratégias.

- O marketing de conteúdo é a moeda do século XXI

“O marketing de conteúdo é a moeda do século XXI” esse é o título de um dos livros mais vendidos sobre o assunto. Como não sou nenhum crítico literário, reservo as minhas opiniões ao propósito da obra.

A frase o marketing de conteúdo é a moeda do século XXI, pode parecer um pouco exagerada a uma primeira vista, mas se você analisar sob a perspectiva certa vai perceber que essa é uma realidade.

Isso mesmo, o marketing de conteúdo é a moeda do século XXI.

A moeda nada mais é do que um símbolo de valor, na prática esse objeto vale aquilo que nós definimos.

Uma caneta que custa um real por exemplo, só é trocada pela moeda porque a sociedade estabeleceu esse valor.

Na prática, a caneta é muito mais valiosa.


O marketing de conteúdo é a moeda do século XXI

Então se a moeda é um símbolo de valor é possível reformular a frase o marketing de conteúdo é a moeda do século XXI.

Eu pessoalmente prefiro algo como; o conteúdo é símbolo de valor no século XXI.

O marketing de conteúdo é a escolha certa para valorizar tudo aquilo que a sua empresa faz, tanto no longo prazo com a construção de uma identidade dentro do mercado, quanto no curto prazo, aumentando as suas vendas e a precificação do mercado em relação ao seu empreendimento.

- Conteúdo é valor;

- Conteúdo é sinônimo de dinheiro.

Inclusive, como parafraseei a obra do meu companheiro de profissão Rafael Rez, deixo a recomendação. Leiam o livro: marketing de conteúdo: a moeda do século XXI.

Continue estudando em:

- Como o marketing de conteúdo agrega valor à sua empresa?

- Defina agora mesmo o seu nicho de mercado com esse guia prático.

- Marketing de conteúdo: exemplos práticos de como aplicar a estratégia.

É impossível abordar todos os aspectos de o que é marketing de conteúdo em apenas um artigo. Os cursos milagrosos não conseguem isso nem em mais de cem horas de aula. Mas, tenho certeza que essas pouco mais de mil palavras serão muito mais valiosas do que horas e horas com os falastrões.

Para atiçar em você ainda mais o desejo pelas estratégias que fazem a diferença, separei exemplos de marketing de conteúdo que mais fizeram sucesso aqui no Blog da Go Up Digital.

Esses são os textos escritos pela nossa equipe que transformaram usuários da internet em clientes e parceiros de sucesso. Que outras agências disponibilizam os seus textos mais acessados como exemplos de marketing de conteúdo? Tudo isso gratuitamente?

Eu mesmo já tive que desembolsar alguns milhares de reais para adquirir informações como essa. Então leia cada um dos exemplos de marketing de conteúdo a seguir e identifique os gatilhos mentais que podem ser utilizados na sua estratégia:

Exemplos de marketing de conteúdo:

- Lista de hashtag: as melhores hashtags para marketing digital em 2020

- Conheça o incrível case de sucesso da Cacau Show

- O que a Harley-Davidson e a Honda podem te ensinar sobre a crise?

- Tudo sobre o setembro amarelo nas empresas em 2020

Aproveite e estude com esses exemplos de marketing de conteúdo.

Se quiser continuar essa conversa, entre em contato com a minha equipe de especialistas através deste link, ou ligando para o número (11) 4416-9007.

Você tem a minha palavra que desde o primeiro momento, o atendimento será totalmente exclusivo.

Você merece esse privilégio!

Aguardo o seu contato;

Abraços.

Pedro Boal, redator Go Up Digital.


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