Dicionário do marketing #1: O que é marketing digital?

No Comments

Esse é o primeiro texto de uma nova coluna aqui no blog da Go Up Digital, o “Dicionário do marketing”. Essa coluna é destinada a desmistificar alguns dos termos mais utilizados na área, oferecendo informações de forma direta e rápida.

Toda semana será postada a definição, sua aplicação e o papel de um termo dentro da sua empresa, facilitando assim a sua compreensão sobre como funciona o mercado e abrindo leituras para conteúdos mais complexos, que vão te ensinar técnicas incríveis para turbinar o seu negócio.

Com o perdão da redundância, mas vamos começar pelo começo. Antes de aprender mais sobre as técnicas do marketing digital é essencial conhecer o real significado do termo.

Qual a definição de marketing digital?

Considerado o “pai” do marketing, o professor e PHD Philip Kotler define o marketing digital (ou como é cunhado nos seus livros, marketing 4.0) como uma atualização do marketing que compreende a nova realidade de consumo, onde os clientes procuram por produtos e informações através da internet.

Além da digitalização do consumo de produtos e informação, Kotler traz luz a outro conceito muito importante para buscarmos a resposta sobre o que é marketing digital; o empoderamento do consumidor.

Vamos exemplificar com o consumo de refrigerantes por exemplo;

Nos anos 80, caso você ficasse insatisfeito com o gosto de um produto, o máximo que era possível fazer era indicar outra marca para os as pessoas mais próximas do seu ciclo social.

Com a chegada da era digital e o aumento da conectividade isso mudou. Hoje é possível fazer reclamações nas redes sociais que podem chegar a dimensões inimagináveis (o caso da Bom Bril é um ótimo exemplo), avaliar negativamente um produto nos classificadores de opinião como o reclame aqui e até mesmo gravar vídeos.

Toda essa insatisfação do cliente com um produto ou declaração da empresa é transmitido a bilhões de pessoas via internet.

Na era digital, quem possui o poder dentro do mercado é o cliente, e ele exige satisfação não apenas ao produto, mas sim a tudo aquilo que a sua empresa oferece.

A corrente de pensamento defendida pelo pai da comunicação quanto a o que é marketing digital ainda vai além. Enquanto o marketing tradicional funcionava de forma vertical, com a mensagem sendo direcionada diretamente a um cliente, a evolução 4.0 é diferente. No marketing digital é necessário agir de forma horizontal, atendendo por diversas plataformas as necessidades dos seus clientes.

Já imaginou a falta de uma página no Facebook ou Instagram sobre a Coca-Cola? Isso épraticamente impensável, pois mais do que nunca é necessário estar presente em diversos canais, ou como Kotler define; ser omnichannel.

Em resumo, a resposta para o que é marketing digital não pode se restringir a publicidade realizada na internet. O modo de se comunicar com o cliente mudou pela chegada das ferramentas virtuais, o seu plano de divulgação deve estar alinhado com as práticas 4.0 e não preso em um modo antigo de se fazer marketing.

Como fazer marketing digital?

Depois da questão sobre o que é marketing digital, a mais pesquisada segundo o Google é: como fazer marketing digital? O motivo disso é simples, a maioria dos gestores sabe dos benefícios em anunciar online, porém sequer entende por onde começar o planejamento de comunicação na sua empresa.

Na prática, fazer marketing digital envolve a construção de um banco de informações sólidos para auxiliar na tomada de decisão, conhecimento teórico na montagem de um planejamento e competência no uso das ferramentas digitais.

Se você assim como a maioria não sabe por onde começar, a Go Up produziu conteúdos sobre as principais bases de um plano de comunicação.

Esses são so fundamentos básicos para qualquer um que procura por como fazer marketing digital.

Sem esse conhecimento você pode ter certeza que as suas campanhas serão um fracasso.

Confira o mapa do tesouro do marketing digital:

SEO: O SEO é a técnica responsável por garantir que aquilo que você produziu terá alcance, atingindo o público alvo de forma abrangente. Ignorar o SEO no marketing digital é falar com as paredes, e pior do que isso, é jogar dinheiro no lixo. Conheça um manual completo de como implementar o SEO dentro da sua empresa clicando aqui.

Redes sociais: O Brasil é o 2º país do mundo que mais consome os conteúdos das redes sociais, ignorar esse canal de comunicação é entregar os seus clientes para a concorrência. Para um bom desempenho nas redes sociais, desenhar uma estratégia baseada em dados e conceitos de marketing digital é fundamental. Conheça as principais dicas para conquistar engajamento clicando aqui.

Design: A informação vista de forma visual é 55% mais lembrada do que a verbal, e não existe nada melhor para a sua empresa do que ser lembrada. O Design é uma ferramenta indispensável em qualquer campanha de marketing digital, o seu poder é infinito, se restringindo apenas a competência e criatividade dos realizadores. Se estiver buscando alguns insights, clique aqui.

Copywriting: As maiores empresas do mundo esconderam essa técnica de escrita com sete chaves, porém, agora ela foi revelada. O copywriting consiste em uma técnica capaz de persuadir os clientes a tomarem determinada ação por meio de gatilhos mentais, seja a assinatura de um serviço, preenchimento de um cadastro ou compra do produto. Se quiser saber mais sobre a redação publicitária que está transformando pequenos negócios em empresas milionárias, clique aqui.

Cada um dos 4 conceitos citados são a base do plano de trabalho para os clientes da Go Up Digital, e é por isso que essa agência coleciona cases de sucesso.

Como ganhar dinheiro com marketing digital?

O marketing digital é um investimento inteligente no crescimento da sua empresa, afinal, como ficou claro, essa é a melhor maneira de se comunicar com os clientes e parceiros. Ganhar dinheiro com marketing digital envolve diretamente a diferenciação em relação a concorrência, a sua empresa não é a única que realiza o marketing digital.

Utilizar as ferramentas citadas em conjunto e com conhecimento técnico sobre cada uma delas é a receita para ganhar dinheiro com marketing digital. Fuja daquelas fórmulas prontas que prometem o dobro de clientes em poucas semanas, o que vai fazer a sua empresa ganhar dinheiro com o marketing digital é se diferenciar com as ferramentas certas.

Aplicar o marketing digital não é fácil, porém é imprescindível para o sucesso do seu negócio.

Se este conteúdo foi útil, compartilhe com seus amigos gestores e faça com que o marketing brasileiro se fortaleça cada vez mais. Não se esqueça que todo conhecimento é construído por experiências compartilhadas.

A Go Up também quer conhecer a sua história com o marketing , então sinta-se à vontade para entrar em contato.

Até a próxima semana.

Time de profissionais com formações em Publicidade, Marketing, Tecnologia entre outras, totalmente qualificados para criação de conteúdo digital nos mais diversos segmentos.

Sobre nós e este blog

Somos uma empresa de marketing digital full service com foco em ajudar nossos clientes a obter ótimos resultados em várias áreas-chave.

Analise Gratuita

Oferecemos serviços profissionais de SEO que ajudam os sites a aumentar drasticamente sua pontuação de pesquisa orgânica, campanhas em mídias pagas e em conversões a fim de competir pelos rankings mais altos e os melhores resultados no meio digital, mesmo quando se trata de segmentos altamente competitivos.

Subscribe to our newsletter!

Mais do nosso blog

Ver todas as postagens