Como engajar o seu público nas redes sociais?

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Jovens assistindo conteúdo no smartphone.

Você sabia que existem mais de 2 bilhões de usuários de redes sociais espalhados pelo mundo?

Esse número impressionante se torna ainda mais curioso quando analisamos unicamente o Brasil, onde cerca de 62% da população é usuária ativa de redes sociais.

Todo esse público enorme são potenciais consumidores, porém eles NÃO estão ao alcance de qualquer empresa.

Gestores que declinem o investimento adequado dentro das redes sociais, acabam perdendo público para seus concorrentes e espaço dentro do mercado.

Para ajudar você, reunimos informações úteis nas mais diversas áreas de conhecimento que são importantes na definição de estratégias para o sucesso dentro do digital.

Nesse artigo você vai conhecer os gatilhos mentais capazes de persuadir clientes segundo a psicologia, o que os grandes estudiosos de marketing propõem para um bom posicionamento dentro das redes sociais, casos de sucesso dentro do mercado entre outras informações que vão te orientar em como engajar o seu público nas redes sociais.

Conheça as redes sociais antes de utilizá-las

As redes sociais são por definição uma estrutura digital que permite a comunicação entre diversas pessoas. Dessa forma as redes sociais são capazes de unir usuários nos mais diferentes lugares do mundo no alcance de poucos cliques.

Esse tipo de portal online surgiu nos anos noventa com a SixDegrees.com que chegou a ter mais de 3 milhões de usuários ativos. A inovação trazida pelo SixDegrees.com foi o fato de facilitar o compartilhamento de informação, permitindo a criação de perfis individuais para os usuários da rede.

Com o passar do tempo esse conceito de conexão entre pessoas por meio do digital foi se alterando, novas ferramentas foram desenvolvidas e naturalmente alguns sites deixaram de existir.

Você chegou a acessar o SixDegrees.com?

Se sim aposto que percebe a diferença entre essa rede social e as que são utilizadas nos dias de hoje. Caso nunca tenha acessado…

Você é a prova viva do ciclo de saturamento das redes sociais.

Outra prova dessa mudança constante no uso das redes sociais e exigências novas de um público cada vez mais dinâmico é o Orkut. O Orkut por muitos anos foi a maior rede social do mundo, somente no Brasil em 2010, a empresa registrou cerca de 30 milhões de usuários ativos.

A partir de 2011 o Orkut começou a perder muitos usuários para o Facebook e o resto da história você já conhece. A primeira grande rede social do mundo encerrou as suas atividades em 2014.

Mas o que a falência de redes sociais diferentes tem a ver com a questão: como engajar o seu público nas redes sociais? A saturação das redes sociais é a reposta.

Na sua ótima obra tratando sobre o marketing digital, o pai do marketing “Phillip Kotler” ressalta a importância de as empresas serem multicanal, ou seja, estarem presentes em diferentes plataformas, produzindo conteúdos das mais diversas formas desde que tudo isso converse com a necessidade do seu público.

Saiba mais em: Como um bom conteúdo diferencia a sua empresa

Antes de elaborar qualquer estratégia é importante entender o poder das redes sociais comunicarem as suas mensagens ao seu público e ao mesmo tempo a possibilidade de saturação. Agir em múltiplas plataformas é essencial para bons resultados no digital.

Agora vamos nos aprofundar nas 3 principais plataformas, para que dessa maneira as estratégias baseadas em conhecimentos científicos que serão ditas a seguir possam se encaixar nas redes sociais da sua empresa e proporcionem resultados extraordinários.

Facebook

Quando ouvir alguém falar em publicidade nas redes sociais, tenha em mente que isso só existe graças a rede social de Mark Zuckerberg.

O Facebook foi a primeira rede social a implementar a política de anúncios, permitindo que as empresas se comunicassem através do feed dos usuários com pagamentos para a empresa.

Para entender a força da rede basta observar o seu número de usuários. Diariamente mais de 1 bilhão de pessoas acessam a rede social.

A alta concorrência faz com que se destacar no Facebook seja um desafio, estima-se que mais de 3 milhões de empresas utilizem a plataforma para anunciar seus produtos e serviços.

Esses números tão altos geram algumas consequências, de acordo com o Recode, usuários da plataforma de anúncios do Facebook relatam que desde 2018 os custos em anunciar estão ficando maiores e os resultados menos efetivos.

Mesmo com mudanças no algoritmo, reduzindo o número de anúncios na plataforma, o Facebook ainda é um dos principais canais para a veiculação de mídia publicitária, e já que os anúncios representam 95% da renda do Facebook, é improvável que sua existência seja extinta.

Instagram

­­­Com mais de 2 bilhões de usuários ativos, o Instagram se consolidou como uma das maiores redes sociais do mundo nos últimos anos.

Crescendo durante os últimos anos e sendo comprada pelo império do Facebook, o Instagram é uma rede social com algumas particularidades.

Você sabia que mesmo com tanto alcance, apenas 33%­­­ das empresas utilizam o Instagram para comunicação com o seu público? Isso mesmo, um número muito menor do que o Facebook.

Outra informação que chama a atenção é que o Instagram traz uma interação muito maior entre cliente-marca, o número é tão impressionante que supera em mais de 10x as interações promovidas pelo Facebook.

Empresas que utilizam algumas estratégias, como gatilhos para captar a atenção dos potenciais consumidores, encontram no Instagram uma verdadeira “mina de ouro” ou no caso, uma “mina de clientes”.

Vale ressaltar que por ser uma rede social onde o foco são as fotos e imagens, os custos em produzir conteúdo para o Instagram, podem ser um pouco maiores que para o Facebook ou o Twitter.

LinkedIn

O Linkedin é a maior rede social profissional do mundo, reunindo mais de 500 milhões de usuários. A maior vantagem do Linkedin em relação ao Facebook e Instagram é justamente o usuário. Enquanto nas outras redes sociais o usuário está buscando entretenimento na maior parte de tempo do seu uso, ao acessar o LinkedIn, o usuário está procurando oportunidades.

Com a produção de conteúdo útil dentro da rede social, a sua empresa se posiciona de forma marcante no mercado, atrai novas leads e ainda encontra ótimas opções para futuras parcerias.

O uso do LinkedIn é importante tanto individualmente, quanto para as organizações.

Outras redes sociais também merecem destaque:
  • Youtube: O Youtube está no seu auge com mais de 1,3 bilhões de usuários ativos, a possibilidade de veiculação em massa de conteúdo audiovisual monetizado é o seu principal benefício.
  • Twitter: Palco das principais discussões e debates virtuais, o Twitter conta com cerca de 330 milhões de usuários ativos, seu principal benefício é a pessoalidade na comunicação, criando laços verdadeiros com o público-alvo.
  • WhatsApp: Com mais de 1,5 bilhões de usuários, sendo a rede social mais popular no Brasil, o WhatsApp é utilizado pela facilidade na comunicação e esse é justamente o seu maior benefício: praticidade na comunicação entre empresa-cliente.

Com as principais plataformas esclarecidas, chegou a hora de você conhecer algumas dicas que fazem toda a diferença na comunicação virtual.

O efeito de primazia

A tese elaborada por Salomon Asch e denominada efeito de primazia, descreve uma experiência simples:

Asch dividiu uma classe em duas turmas com um número igual de alunos e informou que um palestrante estava a caminho. Para a primeira turma, Asch descreveu atributos postivos do palestrante e no final informou que ele era invejoso.

Na segunda turma Asch fez a mesma coisa, contou alguns atributos positivos, porém logo no começou informou que ele era um invejoso. Ambas as turmas assistiram a palestra juntas.

O resultado do experimento foi surpreendente…

Enquanto a primeira turma teve no geral uma boa impressão sobre o palestrante, a segunda turma relatou pontos negativos da apresentação.

E é justamente isso que acontece com a sua empresa. Caso as pessoas que estão conectadas na rede social comuniquem primeiras impressões negativas sobre o seu negócio, mudar esse conceito será muito difícil e isso implica diretamente em como engajar o seu público nas redes sociais.

O que dizem sobre a sua empresa acaba influenciando a opinião de outras pessoas. De nada adianta investir em um plano de comunicação digital eficiente e esquecer do mais importante: a satisfação do cliente.

Empresas que trabalham bem com o conceito de primazia desenvolvem uma comunicação mais próxima do seu público e atendem as suas necessidades logo no primeiro contato, fazendo com que mesmo experiências negativas sejam minimizadas pela demonstração de preocupação.

Esteja atento ao que dizem sobre o seu negócio nas mídias sociais, invista para que desde o primeiro contato com a sua empresa a impressão seja positiva, tanto na comunicação empresarial quanto com os clientes debatendo sobre a sua marca.

Toque o coração dos seus clientes

A maior parte das nossas decisões são realizadas pela parte emocional do cérebro e isso se reflete no modo que consumismos e consequentemente em como engajar o seu público nas redes sociais.

Pense em quantas vezes você comprou um produto que não precisava necessariamente, mas sim por gostar da marca ou aquilo te emocionar de alguma forma.

Eu mesmo posso contar inúmeras experiências com isso…

As empresas que utilizam o marketing emocional nas redes sociais possuem o fator “viralização” ao seu favor, afinal como já explicado as redes sociais são os portais que nos conectam no digital, e o que conecta mais um ser humano com outro do que uma forte emoção?

O marketing emocional é como engajar o seu público nas redes sociais de forma única e marcante, ressaltando valores da empresa e construindo laços emocionais e como a ciência comprova, isso aumenta a taxa de lembrança do cliente em relação a marca, já que memórias com valor afetivo são mais bem armazenadas pelo cérebro.

Comercial Hilltop Coca Cola que consegui o toque no coração dos clientes

Vale ressaltar o exemplo daquela que é considerada uma das melhores propagandas já feitas. Mesmo em tempos analógicos a Coca Cola conseguiu captar todo o sentimento de uma geração e afirmar o seu compromisso social com o comercial “Hilltop”.

Utilize o remarketing baseado no fenômeno de Baader-Meinhof

Recentemente em uma conversa com um colega de trabalho ele me relatou o seguinte caso:

“Estava pesquisando uma jaqueta nova para comprar, quando de repente todas as redes sociais que eu utilizo começaram a me mostrar produtos semelhantes, e até mesmo na rua passaram a usar jaquetas parecidas com a que procurava”

Essa poderia ser uma ótima teoria da conspiração, porém com um pouco de pesquisa identifiquei o fenômeno responsável por essa falsa impressão e uma maneira incrível de como engajar o seu público nas redes sociais.

O fenômeno de Baader-Meinhof é basicamente uma ilusão de frequência produzida pelo seu cérebro para confirmar algum viés.

A atenção humana é seletiva, o tempo todo nosso cérebro está definindo o que deve ou não ser notado.

Sabe aquela jaqueta que meu amigo relatou que estava por todo lugar? Ela sempre esteve lá, a única diferença é que ele não percebia.

Você pode utilizar esse fenômeno para a produção de material para remarketing, ou seja, conteúdo para quem já entrou em contato com a sua marca, mas não fechou a compra. Ao procurar pelo seu produto ou serviço, automaticamente o cliente passará a prestar mais atenção em coisas semelhantes, transformando a persuasão em algo mais simples.

O fenômeno de Baader-Meinhof transforma o remarketing em uma das estratégias mais eficientes nas redes sociais.

Ative o sentimento de urgência e perda

Uma das piores sensações para qualquer ser humano é a impossibilidade de ter.

Marcas de alto padrão constroem todo o seu conceito justamente nisso, oferecendo produtos que poucas pessoas podem ter, gerando o desejo em muitas, mas a consumação para poucas.

Esse mesmo sentimento pode ser utilizado por qualquer empresa, dentro de qualquer segmento nas redes sociais.

Os sentimentos de urgência e perda são complementares e gatilhos extremamente eficientes para que um cliente feche a compra.

Para observar isso basta entrar nos principais sites de varejistas no mercado. Cronômetros, chamadas com palavras de urgência e até mesmo a contagem de produtos restantes no estoque aceleram o processo de venda.

A linguagem é uma das ferramentas para produzir esses dois sentimentos, expressões como “últimas unidades”, “é agora ou nunca” e “só hoje” são poderosas ferramentas de persuasão.

Esse gatilho mental faz toda a diferença na sua comunicação

Como já foi dito, as nossas decisões são tomadas pela parte emocional do cérebro, porém todo o tempo estamos tentando justificar racionalmente as nossas decisões.

Para justificar uma decisão, o termo “por que” ´é a chave.

Em seu livro armas da persuasão, o autor Robert Cialdini expõe esse gatilho poderoso para a persuasão em qualquer situação, especialmente na hora de vender produtos, serviços ou até mesmo ideias.

Muitas empresas estão preocupadas em responder o que é oferecido, expondo o seu produto e serviço de forma nada persuasiva. Cialdini propõe que o que deve ser respondido é “por que”, veja a diferença:

  • O que: Compre agora mesmo essa jaqueta cinza feita de sarja com tamanho M adulto.
  • Por quê: Compre agora mesmo essa jaqueta, por que o inverno está chegando e é necessário se proteger do frio sem perder em estilo e personalidade

Qual das duas abordagens é mais adequada para como engajar o seu público nas redes sociais? Mesmo em um exemplo tão simples, esse gatilho poderoso se mostra a chave para um bom engajamento dentro e fora das redes sociais.

Seja único

Existem muitas empresas no mercado, inclusive diversas oferecem produtos e serviços semelhantes aos seus. Desenvolver uma personalidade única no mercado é essencial para sucesso no meio digital.

Qual é a 1º empresa que você pensa quando se fala em serviço de streaming?

Se a resposta foi a Netflix, vale saber que isso ocorre por um motivo. Além de ser uma das percussoras do seu segmento, a netflix desenvolveu uma linguagem própria na comunicação com o cliente, utilizando das suas séries como ferramentas argumentativas e interagindo frequentemente com humor e descontração dentro das redes sociais.

Parafraseando o teatro, a netflix consegue quebrar a 4º parede em sua comunicação.

Vale ressaltar que ser único na comunicação não significa necessariamente uma linguagem descontraída como a netflix realiza.

Desenvolvendo uma linguagem única em todos os canais, pensando é claro em como o seu cliente quer ser abordado é fundamental para resultados extraordinários nas redes sociais.

Com um tratamento único para o seu público, além de se destacar pela forma diferente de comunicação, você faz com que o seu cliente também se sinta único e esse é um dos desejos mais primitivos do ser humano, a exclusividade.

Esse gatilho pode ser ativado por diferentes tipos de mídia, não renuncie a um bom design, redação e outros canais alternativos.

Em resumo: como engajar o seu público nas redes sociais…

As redes sociais são canais imprescindíveis para a comunicação digital de uma empresa, alguns gatilhos mentais são capazes de aumentar o número de seguidores e potenciais clientes.

As ferramentas citadas são algumas das mais importantes, utilizadas pelas empresas de sucesso e opções para como engajar o seu público nas redes sociais, afinal tratar de todas as ferramentas que podem mudar o patamar da sua empresa no digital dentro de um artigo é impossível. Ficou interessado no poder do marketing digital realizado com base em conhecimento científicos e de forma estratégica? Então venha tomar um café com a equipe da Go Up e descobrir como a sua empresa vai atingir o sucesso em poucos meses no digital.

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