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SEO: Passo a passo para alavancar o seu site

Você já imaginou ter a sua empresa entre os primeiros resultados do Google nas palavras-chave mais procuradas por potenciais clientes e leads? É justamente isso que o SEO com um passo a passo para alavancar o seu site se propõe a fazer.

Com uma promessa tão atraente como essa, é muito comum que muitos leitores do blog ou até mesmo amigos que procuram a Go Up para conversar sobre marketing questionem sobre quanto é necessário investir para a aplicação do SEO.

O interesse cresce ainda mais com o SEO sendo uma das técnicas mais acessíveis de marketing digital financeiramente.

Mas afinal, o que é o SEO e como aplicá-lo dentro do seu negócio? É justamente isso que você vai descobrir com a leitura do artigo, não perca.


Conheça mais sobre o SEO

O SEO ou Search Engine Optmization é que um conjunto de técnicas para posicionar melhor o seu site nos motores de pesquisa, e acredite, esse é um fator decisivo para o sucesso da sua empresa dentro ou fora do digital.

Você costuma acessar a segunda página de pesquisa do Google? Se a resposta for não, você e mais 90% de todas as pessoas que utilizam o Google estão alinhadas. A segunda página do Google é um verdadeiro limbo.

Pouco adianta ter um site bem projetado apresentando produtos com um ótimo valor em custo-benefício, caso essa plataforma não chegue até o público-alvo da sua empresa.

Com um projeto completo de SEO, em pouco tempo o seu site figurará entre os primeiros resultados do Google, essa plataforma que sozinha une 3 trilhões de buscas anualmente.

E para entender melhor cada uma das técnicas indicadas e o passo a passo para alavancar o seu site com o SEO, é fundamental compreender como o Google lê o seu site e define qual o nível de autoridade do seu domínio e consequentemente a classificação entre os resultados de pesquisa.


Como funciona o ranqueamento do Google

Com tantos milhões de sites disponíveis para pesquisa no Google, se torna impossível a leitura humana e individual de cada projeto. Dessa forma o Google utiliza robôs que leem o código do site e avaliam a qualidade do conteúdo conforme um conjunto de métricas.

Existem mais de 200 parâmetros utilizados pelo Google para o ranqueamento.

Infelizmente é impossível atingir a perfeição constante desses 200 parâmetros, sendo indicado focar em aspectos específicos para encaixar o conteúdo dentro de um padrão eficiente para o Google.

Nem mesmo os maiores especialistas de SEO ao redor do mundo conseguem qualificar-se em todos os parâmetros de ranqueamento, dessa forma qualquer autor ou site que prometa uma fórmula mágica inflexível para implementar o SEO, está mentindo.

Após as atualizações no plugins Panda e Penguim, responsáveis pela análise de sites do Google, a métrica para a valorização de conteúdo foi profundamente alterada.

Hoje falar de SEO é falar de uma boa experiência para o usuário, em todos os sentidos.

Para entender o passo a passo para alavancar o seu site que será descrito a seguir, a empatia é uma qualidade chave, é essa capacidade de se colocar no lugar do semelhante que diferencia estratégias ineficientes de um sucesso absoluto.

Os plugins do Google são configurados para valorizar conteúdos que tragam soluções para o usuário. Se em anos anteriores alguns truques como a repetição mecânica de palavras chave e uma alta quantidade de textos eram valorizados, hoje os atributos se tornaram mais subjetivos, humanizando a leitura conforme o público que acessa o site.

Levando em conta a importância de satisfazer o usuário, é possível desenvolver estratégias de SEO mais eficientes.

Com as dicas nesse artigo você vai descobrir os segredos para o desenvolvimento de um SEO eficiente e flexível que vai aumentar o tráfego do seu site e gerar novas oportunidades de negócio, basta continuar a leitura.


Como o SEO influencia no tráfego do site

Com o conceito de SEO bem definido, vamos trabalhar na parte prática, como as técnicas para otimização de busca afetam diretamente os acessos do seu site, e consequentemente o número de vendas da sua empresa?

Vamos utilizar a empatia para entender melhor esses efeitos.

Ao procurar por um produto, a maior parte das pessoas recorre aos motores de busca, especialmente o Google. Hoje 97% dos internautas pesquisam antes de comprar, sendo assim além de oferecer um produto é importante garantir a completa compreensão do cliente conforme os benefícios que a compra pode proporcionar.

No caso de uma bola de futebol, qual dos dois sites é mais atrativo para o cliente?

1. Um portal de compra simples perdido na segunda página do Google, sem muitas informações sobre o contato da empresa, sua atuação dentro do mercado, características técnicas do produto e prazo de entrega.

2. Um site bem projetado com carregamento rápido, alocado nas primeiras posições da página de pesquisa do Google, com conteúdo explicativo sobre seus produtos, missão visão e valores claros e expostos no portal e facilidade em todas as etapas da compra.

Sem dúvidas a segunda opção se destaca, e mesmo que apresente preços um pouco maiores, é justamente com esse site que os clientes fecharão negócio.

Dessa forma o SEO influencia no número de clientes que acessam o seu site através da pesquisa orgânica, no tempo que eles permanecem dentro da plataforma e na conversão em vendas ao final de todo o caminho no funil de vendas.

Apenas nesse exemplo nós temos diversos conceitos de SEO. Com uma ampla pesquisa e alguns anos de atuação dentro da área com excelência, a equipe da Go up identificou alguns pontos chaves na otimização do site que são simplesmente imprescindíveis no passo a passo para alavancar o seu site, independente do segmento de atuação ou orçamento disponível.


Velocidade do site

Você sabia que segundo o Google o tempo médio esperado pelos usuários no carregamento de um site é de 3 segundos? E que no mobile cerca de 53% dos usuários abandonam o site após esse tempo de espera?

Isso mesmo, a cada segundo que o seu site demora para carregar, mais e mais usuários estão saindo da sua página e caindo nos braços da concorrência.

Justamente por isso que qualquer passo a passo para alavancar o seu site começa por deixar o site mais leve e acessível para os clientes. Afinal não importa a qualidade do conteúdo, ou estética do portal caso ele não seja apreciado pelo público.

Projetar um site com baixa acessibilidade para os clientes, é como gastar dinheiro em um lindo carro que não consegue sair da garagem.

Mas afinal como melhorar a velocidade de um site?

O primeiro passo é torná-lo mais leve.


Redução no tamanho das imagens

De forma resumida, diminuindo o tamanho das imagens é possível tornar o site muito mais leve e veloz. Um wallpaper por exemplo, pode facilmente ultrapassar o tamanho de um site bem otimizado.

Existem ferramentas que permitem a redução do tamanho de imagens através da exclusão de pixels duplicados, mantendo assim a alta resolução da figura e aumentando a performance do site.

Confira algumas ótimas ferramentas para a primeira etapa do passo a passo para alavancar o seu site e seus resultados nos testes da equipe Go Up.

ReSmush.it

Essa ferramenta é um plugin para o Wordpress (a principal plataforma de desenvolvimento para web no mundo), permitindo a compressão das imagens a partir do seu upload, e por ser um plugin, realizando todo esse processo de forma automática. O limite suportado para compressão é de 5mb.

Caso você utilize o WordPress mas ainda não esteja familiarizado com o seu layout de funcionamento, existe um guia rápido disponível no site oficial do ReSmush.it.

Squoosh

O Squoosh é uma ferramenta completa para a alteração das propriedades de uma imagem, incluindo é claro o seu tamanho. O grande diferencial do Squoosh é o controle completo do usuário nas mudanças realizadas no tratamento da imagem, permitindo uma personalização muito maior do resultado.

Para quem deseja um resultado mais simples, o Squoosh pode ser um pouco contraintuitivo, porém por ser uma plataforma completa, vale a pena gastar alguns minutos e descobrir as possibilidades dentro do software totalmente virtual e executável no Google Chrome.

Nos primeiros testes, ainda sem muito conhecimento da plataforma, a equipe Go Up atingiu uma redução de 80% em média no tamanho das imagens, sem perdas significativas na resolução.

CompressJPG

Assim como a plataforma anterior, o CompressJPG está disponível online, com acesso pelo próprio Google Chrome. Ao contrário do Squoosh, o CompressJPG é indicado para quem deseja resultados rápidos e satisfatórios de forma simples e intuitiva. O CompressJPG permite a compressão simultânea de até 20 imagens.

Nos testes realizados na Go Up, atingiu-se a média de 82% na redução do tamanho das imagens, sem perdas significativas de resolução.


Eficiência na programação

Uma boa equipe no desenvolvimento web é fundamental na execução do passo a passo para alavancar o seu site, ao contrário da redução no tamanho das imagens, algumas medidas só podem ser executadas por profissionais especializados.

Algumas dicas gerais para uma maior eficiência na programação, orientada pelos profissionais da Go Up são:

1. Redução das solicitações HTTP.

2. Exclusão de espaços em branco na programação.

3. Diminuição no tempo de resposta do servidor.

4. Otimização na entrega do Css.

5. Foco no conteúdo de topo.

Essas dicas são cruciais para um site bem projetado, pelo seu conteúdo extremamente técnico, indico que repasse para a sua equipe de TI.

Caso esteja atuando sozinho na manutenção da plataforma virtual, entre em contato com a nossa equipe, a Go Up pode te ajudar a atingir níveis incríveis de otimização.


Criação de conteúdo feito de forma estratégica

Se você chegou até aqui, saiba que esse é considerado pelos maiores especialistas de marketing ao redor de todo o mundo como o segredo para crescer uma empresa, a criação de conteúdo.

As maiores empresas investem na criação de conteúdo útil para o seu público, e essa é uma das etapas mais importantes no passo a passo que pode alavancar o seu site. Mas você deve estar se perguntando: por que isso acontece se o grande objetivo de qualquer empresa é vender?


Por que o marketing de conteúdo?

Hoje já não basta informar ao público a existência de um produto e seus benefícios para concluir uma venda, com poucos cliques o consumidor tem acesso a outras diversas opções de produtos ou serviços semelhantes ao que você oferece.

Então como se destacar dentro desse mercado onde praticamente todos os segmentos estão saturados?

Fazendo com que o cliente entenda o que ele procura e encontre a solução justamente no seu produto.

O especialista em psicologia e professor emérito no estado do Arizona Robert Cialdini, descreve que as pessoas em geral sempre estão à procura de responder uma mesma pergunta: Por quê?

Por que ir ao trabalho hoje?

Por que renovar a inscrição na academia?

Por que voltar de bicicleta para casa?

E a questão chave para prosseguirmos no passo a passo para alavancar o seu site:


Por que comprar?

Cada uma dessas perguntas pode ser respondida, seja visando o crescimento da carreira, o desenvolvimento do corpo ou até mesmo a saudabilidade no dia a dia.

E o seu produto ou serviço, por que o consumidor deve escolhê-lo? É essa pergunta que o marketing de conteúdo visa responder. Segundo o HubSpot a produção de conteúdo aumenta em média 55% do tráfego em um website.

Preparamos um conteúdo completo para você entender um pouco mais sobre a criação de conteúdo com 4 dicas incríveis para a produção de material com alta qualidade, e isso vai te ajudar no passo a passo capaz de alavancar o seu site.

Confira: Como um bom conteúdo diferencia sua empresa das outras?

Os números relacionados ao marketing de conteúdo são realmente incríveis e comprovam que essa estratégia é fundamental para o sucesso da sua empresa.

Porém vale ressaltar que mais de 70% das empresas no Brasil já trabalham com esse tipo de estratégia.

Se diferenciar da concorrência também é um desafio, e aplicando as métricas de SEO na criação de conteúdo, você conquista mais clientes e garante que os 90% dos usuários que clicam em resultados da primeira página do Google, estejam ao alcance do seu negócio.

A equipe Go Up preparou algumas dicas simples para você começar a produzir conteúdo de alta qualidade e que ajude no desempenho do seu site, atraindo mais clientes e guiando o processo de compra até a sua finalização de forma barata e orgânica.


União entre público e texto

O primeiro passo é entender para quem você está escrevendo.

Há alguns anos o departamento de redação da Go Up vem escrevendo para as mais diversas empresas do mercado, e foi notado que um ponto é a chave para a diferenciação entre cada conteúdo e a relação com o público-alvo.

A linguagem que deve ser utilizada.

Caso você não leve em conta para quem você está escrevendo, a criação de conteúdo se mostra ineficiente, quase um exercício de redação para si próprio, é escrever belas cartas e guardar na gaveta.

Não importa o quanto você goste de cinema, não faz o menor sentido escrever sobre o novo filme dos Vingadores dentro de um blog de advocacia.

Esses exemplos podem parecer um pouco extremos, mas é justamente isso que você faz quando não leva em consideração o seu público na hora de escrever.

A adequação do conteúdo ao público começa com a definição da pauta, planejando a produção de mídia conforme os assuntos buscados pelo público.

Uma ferramenta que pode te ajudar na definição de pauta é o Google Trends, uma plataforma online e simples que exibe os termos mais buscados durante os últimos dias no motor de busca.

Fornecido pelo próprio Google, o Trends é de fácil uso e gratuito.

Após a definição de pauta, se inicia a denominada pelo especialista Rafael Albertoni, fase estratégica da produção de conteúdo.

Nessa etapa se analisa a fundo o público e qual a melhor maneira de comunicá-lo, definindo o tipo de linguagem que será utilizado no texto, comprimento, referências utilizadas, material disponibilizado entre outros fatores.

Se você quiser saber mais sobre como uma persona pode te ajudar a pessoalizar a produção de conteúdo, acesse: O que é uma persona e como construir a sua.

Por último, se inicia a fase tática, a produção de conteúdo em si.

Esse é o momento em que você ou a sua equipe se sentam na frente do computador e começam a produzir, levando em conta é claro, tudo o que já foi definido na fase anterior.

Confira agora algumas dicas para um bom conteúdo:


Títulos chamativos e conforme o conteúdo

O título é o primeiro contato que o usuário tem com o seu conteúdo, um título ruim é como uma péssima peça de roupa na vitrine de uma loja de moda.

Existem alguns gatilhos que podem ser utilizados para que logo no primeiro contato, exista uma alta atração pelo conteúdo.


Um bom título deve estar de acordo com o que está sendo dito no texto.

Caso o usuário perceba que aquela promessa estabelecida no título não será cumprida pelo texto em questão, dentro de poucos segundos ele vai abandonar a página e insatisfeito é claro, procurando páginas semelhantes e que sejam capazes de resolver o seu problema.

Uma dica importante é definir o título antes de começar a produção do conteúdo, evitando assim descompassos entre o que é prometido no título e o que de fato é oferecido.


Desperte a curiosidade do seu público

“Conheça agora o segredo do marketing digital para pequenas empresas”

“Pequenas empresas utilizam o marketing de conteúdo na sua estratégia”

Qual dos dois títulos chama mais a sua atenção? Sem dúvidas o primeiro seria a sua escolha, justamente por despertar a curiosidade.

Ao ler esse título, o usuário sabe que ele precisa descobrir o segredo do marketing digital para pequenas empresas, afinal se ele tem um negócio desse porte, não pode ficar para trás daqueles que já conhecem esse segredo.

Despertar a curiosidade do público é fundamental para atrair cliques para o seu conteúdo.

Abuse da criatividade na criação do título. Um ótimo exemplo de empresa que consegue despertar a curiosidade de forma criativa é o Ifood.

Enviando notificações com chamadas como “Não tem travessuras, só gostosuras” durante o Halloween, ou “Spoiler: Tá todo mundo morto…de fome!” Durante a exibição dos episódios da série Game Of Thrones, as propagandas do Ifood se tornaram virais na internet e um dos motivos do sucesso da empresa.


Construa um senso de urgência a partir do título

Um comportamento primitivo dos seres humanos é querer sempre aquilo que é mais escasso dentro do seu meio social, seja a única caverna no topo da montanha ou uma edição comemorativa do celular mais moderno do mercado.

Justamente nesse conceito que se baseia o senso de urgência.

O senso de urgência é um dos conceitos mais aplicados em todo o marketing, e isso não poderia ser diferente na construção dos títulos.

Transmitir urgência e escassez atrai mais cliques, afinal “Aproveite esse ebook gratuito nas próximas 24 horas” é muito mais atrativo do que um ebook que você pode acessar a qualquer momento.


Números chamam a atenção dos usuários

Abuse do uso de números na elaboração dos seus textos, além de chamar a atenção dos usuários, os numerais ainda promovem uma organização maior do conteúdo, aumentando a facilidade de o usuário encontrar a informação desejada.

Esse atributo é valorizado pelo Google, textos com objetividade nas informações são de alta escaneabilidade.

Essas simples dicas vão liberar a sua criatividade para a construção de ótimos títulos.


Utilização de palavras-chave

A pesquisa dentro do Google é realizada através de palavras chave. Ao digitar no campo de busca “carro vermelho”, os sites exibidos são aqueles que trabalham com a palavra-chave carro vermelho.

A utilização de palavras-chave de forma correta e inteligente é essencial dentro do SEO, fazendo com que as visitas orgânicas ao seu site, correspondam ao que ele oferece.

Se há poucos anos, ter o seu site bem posicionado conforme a palavra-chave significava repeti-la até a exaustão, hoje não é bem assim.

Como dito logo no começo do texto, as atualizações nos parâmetros do Google humanizaram os filtros de busca, repetições de palavras-chave em excesso atualmente são inclusive mal vistas pela plataforma.

Dessa maneira é importante trabalhar de forma inteligente com as palavras-chave, inserindo-as de maneira correta que permita a legibilidade do conteúdo e é claro de forma proporcional ao conteúdo.

Não existe um número mágico de repetições da palavra-chave, variando conforme o objetivo da mídia e termo escolhido.

Na concepção do copywriting, a proporção mais utilizada é de duas repetições a cada 500 palavras, essa é uma boa base para você começar a produzir.

Uma boa equipe atuando com o uso inteligente de palavras-chave e produção de conteúdo é um dos maiores diferenciais de qualquer negócio.

Aqui mesmo na Go Up, muitas empresas já se tornaram grandes dentro do segmento de atuação através do talento dos profissionais e execução das estratégias de marketing digital com o uso de palavras-chave.


Linkbuilding dentro do site

Um dos quesitos analisados pelo Google para classificar o seu site é a autoridade dele dentro do segmento. Você deve estar se perguntando, o que isso significa?

A autoridade é o quanto você é reconhecido por aquilo que está falando.

Exemplificando: um site com alta autoridade é aquele que traz informações objetivas e úteis, sendo replicado nas mais diversas mídias como outros blogs que falem sobre o mesmo assunto, redes sociais e diversos tipos de sites respeitáveis.

A maneira mais eficiente de ganhar autoridade rapidamente, é alinhando um conteúdo de qualidade com um bom linkbuilding.

Em tradução literal o linkbuilding é a construção de links dentro do site, ou seja, o quanto o seu site se conecta internamente e externamente.

Você percebeu nesse texto todas as chamadas para outros artigos que tragam informações úteis e mais aprofundadas sobre o assunto que está sendo redigido? Isso é linkbuilding interno.

Construindo essa cadeia de textos interligados você garante que o usuário tenha acesso a todo tipo de informação que ele precisa dentro do seu site de forma rápida.

Links externos também fazem parte de um bom linkbuilding, trazer informações de portais reconhecidos como a BBC, CNN ou G1, ancora o que está sendo dito dentro do seu site com fatos comprovados.

Ser citado e linkado é um resultado do trabalho na construção de linkbuilding e fundamental para um bom resultado no SEO.


O foco de tudo é a experiência do usuário

Essa é a parte mais importante quando falamos de SEO e une tudo o que foi dito até aqui, lembre-se sempre, o foco do seu site é o usuário que o acessa.

Proporcionar uma boa experiência de usuário passa por posicionar o site entre as primeiras colocações do Google, chamar a sua atenção com um bom título, utilizar as palavras-chave para a construção de um conteúdo útil e utilizar links que o conectem com novas informações dentro e fora do seu site.  

Outros fatores também devem ser analisados, como um layout esteticamente agradável e chamativo, menus bem posicionados, botões intuitivos, já que isso faz toda a diferença na experiência que o usuário vai vivenciar com a sua empresa.

Confira mais em: O que um bom design pode fazer pela sua marca.


Concluindo…

No começo desse texto pedimos pra você imaginar a sua empresa entre os primeiros resultados do Google, com esse passo a passo capaz de alavancar o seu site é possível começar a transformar isso em realidade e se você considerar necessário um planejamento e execução profissional de SEO com quem é referência no mercado, a Go Up é o lugar certo.

De forma resumida o conceito de SEO visa unir a melhor experiência para o usuário, com aquilo que é reconhecido pelo Google como boas práticas, e a melhor notícia é que normalmente essas duas necessidades são supridas pelas mesmas ações.

Empatia e conhecimento técnico são as duas chaves para uma boa estratégia de SEO, utilizando os conceitos de : ­­­­­­Otimização da velocidade site com a redução de tamanho e programação inteligente, construção de títulos chamativos utilizando gatilhos mentais, elaboração de conteúdo pensando no público que está sendo comunicado com palavras-chave estratégicas e cuidado com a estética no layout de apresentação e apresentação do conteúdo, a sua empresa vai alavancar os resultados digitais e lucrar muito mais.

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