O covid-19 mudou o funcionamento do mercado, diversos segmentos estão sentindo na pele os efeitos de uma crise desse nível. Muitos empreendedores estão desesperados pelo surto da pandemia que se aproxima. Porém, com o digital e outras ferramentas de gestão é possível diminuir os efeitos do coronavírus.

Durante o mês de março, o Brasil vivenciou um cenário que já estava previsto há algum tempo, desde o surgimento do coronavírus na China, as projeções para o mundo ocidental eram preocupantes.

Com o avanço da pandemia na Itália, Espanha e especialmente os Estados Unidos, a economia brasileira já começou a demonstrar sinais mais claros de recessão, com a bolsa desvalorizando em níveis históricos, chegando a cair –14,78 em apenas um dia.

Desde então, a classe empresarial brasileira se viu ameaçada pelo cenário de crise, a quarentena recomendada pela comunidade cientificada, corrobora com a queda do consumo e diminuição na demanda de serviços.

Dados preliminares, especialmente relacionados a busca digital que são de mais fácil catalogação, já apontam quedas em determinados segmentos. Porém, o que vem sendo observado por poucos empreendedores, é que mesmo com o coronavírus preocupando todos os brasileiros, existem sim oportunidades aparecendo.

Mais do que nunca os seus clientes estão à procura de empresas que ajudem na resolução de problemas e facilitem o dia a dia nesses tempos difíceis. As empresas que forem capazes de gerir essa crise, vão nadar em um oceano azul de oportunidades.

O contrário também acontece, o maior inimigo da sua gestão nesse momento é a omissão! Empresas estão se posicionando, e com o cliente passando mais tempo em casa, o canal digital se tornou ainda mais potente para que uma empresa adote determinada postura.

A regra é bem simples, as empresas que não estiverem atentas ao que os DADOS já estão demostrando, saíram ainda mais enfraquecidas dessa crise, lidando com problemas que não vão se resumir ao período de quarentena. A omissão é entregar o seu negócio para a pandemia.

Agora os empreendedores que se posicionarem como verdadeiros líderes, tomando a frente do seu segmento e deixando claro qual é a sua postura em relação a necessidade dos seus clientes, possuem tudo para superar esse momento difícil e no dia seguinte após o coronavírus, aumentarem e muito as suas vendas.

Para te ajudar, a equipe da Go Up Digital preparou um conteúdo exclusivo contando um pouco mais sobre como fica o mercado nessa crise do coronavírus, além de soluções práticas para que a sua empresa saia vitoriosa de mais essa batalha. Quer tomar a decisão certa para enfrentar o coronavírus e sair fortalecido dessa crise? Então continue a leitura.


Existem soluções!

Caso você acompanhe diariamente os noticiários, está cansado de ver notícias negativas e preocupantes sobre o coronavírus. Não é possível negar a gravidade da situação, seria irresponsável diminuir o tamanho do problema.

A verdade é que durante a última semana de março o número de casos no Brasil atingiu a marca de 5.000. Quanto as mortes causadas pelo covid-19, o número já ultrapassa 200. Alguns estados já estão achatando a curva de contaminação, o que permite que mais pessoas sejam internadas com as condições ideais para o tratamento do vírus.

Na área da economia, alguns segmentos já estão sentindo os efeitos da crise causada pelo coronavírus, especialmente após a implementação da quarentena como forma de prevenção. O principal entre esses segmentos é o de viagem. Em reunião com o governo federal durante o mês de março, a presidente da ABAV nacional Magda Nassar, relatou que as vendas do setor estão praticamente zeradas, um prejuízo próximo a 100%.

A expectativa é que a econômica brasileira não cresça sequer 1% nesse ano, muito abaixo da meta de 2,5% estabelecida pelo ministério da economia em janeiro.

A situação da economia global, responsável por influenciar diretamente no funcionamento financeiro do nosso país, segue essa mesma linha de contenção de danos. Os Estados Unidos mesmo sendo comando por um governo liberal, já anunciou estímulos financeiros para que as empresas sobrevivam no meio da crise.

Essa é a realidade! Qualquer site que você acessar e não te disser essas informações fundamentais para entender a crise do covid-19 para os empreendedores, está mentindo.

Porém existem sim soluções para que o empreendedor não se renda nesse momento.

Você já ouviu aquela frase “é na crise que surgem oportunidades?”, isso é a mais pura verdade. Analisando essa crise e outras que já foram superadas pela sociedade é possível perceber uma mudança brutal no posicionamento das empresas.

Empreendimentos que antes eram líderes de mercado, porém, não souberam agir em meio a crise, acabaram por serem relegados ao esquecimento.

 As empresas coadjuvantes, que foram capazes de identificar quais eram as necessidades dos consumidores no momento de crise e prover a solução, se tornaram as grandes marcas que conhecemos hoje.

Com a pandemia do coronavírus esse cenário de extrema instabilidade se repete. O livro oportunidades disfarçadas de Carlos Domingues, traz algumas histórias de empresas que passaram por momentos de crise social e souberam usar a instabilidade para atingirem o sucesso.

Uma das melhores histórias desse livro é sobre a Fanta. A marca nasce dos embargos econômicos da segunda guerra mundial na Alemanha que impediam que a matéria prima da Coca Cola chegasse até o país. Com esse cenário de crise, a fábrica alemã da Coca Cola começou a criação de um novo produto com materiais que poderiam ser encontrados no país. A partir do citrato da maça nasceu um dos refrigerantes mais famosos do mundo presente no mercado até hoje.

A receita para inovar durante a crise é identificar uma demanda e viabilizar o cumprimento dela. A melhor notícia é que já existem indicativos de novas demandas do mercado durante a pandemia do coronavírus.

Um dos maiores indicadores é o relatório de acessos da maior rede social do mundo; O Facebook registrou picos de acesso durante as primeiras semanas da quarentena, chegando inclusive a diminuir a velocidade do seu site para evitar quedas no servidor.

Esse crescimento do digital é a tendência não apenas no Facebook, mas também em todas as outras redes sociais. O Twitter anunciou no dia 23 de março, um crescimento de 23% no seu número de usuários ativos, outro recorde da plataforma.

As pessoas estão passando mais tempo em casa e consequentemente utilizando a internet, esse crescimento exponencial no uso web é uma oportunidade gigante.


3 estratégias digitais no embate contra o coronavírus

A equipe da Go Up digital elencou 3 estratégias fundamentais para que a sua empresa se posicione nesse momento onde omissão é um grande erro, confira:


Uso das redes sociais

As redes sociais são um dos canais mais poderosos para a comunicação, como demonstrado pelos dados anteriores, também o principal beneficiado pela situação de quarentena.

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Um bom uso das redes sociais garante a proximidade tão necessária com o consumidor nesse momento de crise, posicionando a sua empresa no combate ao coronavírus.

Recentemente uma pesquisa realizada pela agência Kantar, revelou que 80% dos consumidores brasileiros considera essencial que as empresas estejam presentes no digital nesse momento de crise.

Porém, apenas publicar posts não é o bastante.

Quando falamos no trabalho com as redes sociais, os conceitos técnicos que são utilizados para desenvolver as estratégias de marketing dentro da sua empresa também se aplicam.

É fundamental dominar cada plataforma onde a mensagem será trabalhada, desenvolvendo um planejamento estratégico que envolva um estudo das demandas do seu público, montagem de pautas consistentes, desenvolvimento de linguagem e design capazes de afetar a percepção do cliente e execução da publicação dentro dos momentos onde as redes sociais são mais acessadas.

Cada uma dessas etapas no desenvolvimento e execução de uma estratégia dentro das redes sociais é essencial para que a sua mensagem chegue ao maior número de pessoas possível, além, de ser interpretada corretamente pelos clientes.

Aqui no Blog você encontra um manual para o engajamento dentro das redes sociais, incluindo gatilhos mentais capazes de provocar fortes emoções nos seus clientes. Confira em: Como engajar o seu público nas redes sociais.


Marketing de conteúdo

Você já ouviu falar sobre marketing de conteúdo? Se a resposta foi não, então você está perdendo aquilo que existe de mais eficiente no marketing digital, capaz não apenas de informar sobre a existência do seu produto, mas também guiar o cliente de forma orgânica até o processo de compra.

O marketing de conteúdo traz um processo diferente do tradicional na montagem de uma propaganda. A produção de conteúdo atinge 5 níveis de consciência diferentes do consumidor de forma eficiente, enquanto o marketing tradicional atua apenas no último. Esses 5 níveis de consciência são:

Alheio: Esse é o primeiro nível de consciência, o cliente ainda não conhece o produto que você oferece. A construção de conteúdo nesse momento serve para guiá-lo até os próximos níveis de consciência, já que alheio ao produto, as vendas não se realizam.

Consciente do problema: Nesse nível de consciência, o cliente percebe que existe um problema a ser resolvido, assim como você quando entrou no blog e se deparou com as informações preocupantes sobre o coronavírus. O conteúdo nesse nível de consciência deve ser voltado para expor o problema de fato, sem nenhuma tendência ou sensacionalismo.

Consciente da solução: Quando o cliente está consciente da solução, a pergunta que entra em pauta é “Qual é essa solução?”. O conteúdo para o nível consciente da solução, deve ser voltado a explicar sobre o seu produto e por quê ele é a melhor opção.

Consciente do produto: Após conhecer o seu produto, o cliente deseja saber mais sobre o que ele está pensando em adquirir. Um bom conteúdo que expanda os benefícios trazidos pelo produto é a opção certa.

Interessado: Essa é a etapa onde o marketing tradicional focava a sua atuação, já que o cliente possui o interesse em uma solução com as mesmas características do que a sua empresa oferece, bastando boas condições para o fechamento de um negócio. Com o marketing de conteúdo esse processo se torna ainda mais orgânico, cabe ao seu conteúdo quebrar todos os bloqueios que possam levar a uma desistência da compra.

O conceito dos níveis de consciência é apenas um dos muitos que norteiam a produção de um bom conteúdo. Quer aprender alguns gatilhos mentais que são capazes de convencer qualquer cliente a entrar em contato com a sua equipe de vendas? A Go Up digital pode te ajudar! Comece por aqui: Como um bom conteúdo diferencia a sua empresa.

Com números que chegam a superar em 100% outros modos de se fazer marketing conforme informa o SEO Trends, o marketing de conteúdo é indispensável em qualquer estratégia de marketing, especialmente quando os clientes estão buscando e exigindo conteúdo útil das empresas.


E-mail Marketing

Sabia que existem 4,3 bilhões de contas de e-mail no mundo? E dessas, mais de 62% são diariamente ativas? Esse é o alcance do e-mail marketing.

Ao contrário de algumas décadas atrás, hoje o e-mail marketing é para 70% dos clientes a melhor maneira de uma empresa se comunicar com o seu público. Isso ocorre graças aos sistemas cada vez mais inteligentes de identificação de spam.

Mais uma vez, cada desafio traz uma oportunidade.

Empresas que conseguem trabalhar com o e-mail marketing estão em um oceano azul de oportunidades, o alinhamento entre uma pauta de interesse do seu cliente, uma headline poderosa que sozinha representa cerca de 90% do poder de persuasão do envio, conteúdo ágil e comunicativo e é claro a opção de direcionamento para o seu site, trazem resultados impressionantes na conversão em vendas.

A arte de escrever e-mails é difícil de dominar, os gatilhos mentais citados no tópico anterior sobre marketing de conteúdo, também são importantes na elaboração de e-mails.

Aqui na Go Up utilizamos a técnica de copywriting, a escrita que é o segredo das empresas milionárias do mercado. Se quiser saber mais entre em contato agora mesmo com a nossa equipe.


Nós queremos ajudar você

É no momento de decisão que o seu destino é traçado e nesse momento único e delicado, nós da Go Up Digital acreditamos que o único destino possível para a sua empresa é o sucesso.

Além desse conteúdo, aqui no blog você encontra uma série de informações sobre como o mercado está reagindo ao coronavírus, adaptações que podem ser feitas no seu ambiente de trabalho e técnicas de marketing para posicionar a sua empresa.

Quer profissionais especializados trabalhando em prol do sucesso da sua empresa? Então entre em contato com a nossa equipe de atendimento, a Go Up tem a solução!

Para qualquer dúvida sobre marketing digital e o mercado, não perca tempo e nos envie um e-mail.

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