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Como um bom conteúdo diferencia sua empresa das outras?

Uma das estratégias mais adotadas no mercado para atrair novos clientes e fortificar a imagem de uma empresa dentro do seu segmento é o marketing de conteúdo.

Escrevendo há alguns anos nessa área para empresas dos mais diferentes tipos, notei que existem uma série de métricas que devem ser seguidas para obter o melhor desempenho do texto.

Para entender melhor sobre o que torna um conteúdo relevante e útil para o seu público é fundamental conhecer melhor sobre o marketing de conteúdo e ter acesso a uma série de pesquisas que indicam o caminho certo no uso dessa estratégia.

A boa notícia é que nesse post você vai encontrar dicas incríveis para a produção de conteúdo relevante, exemplos de sucesso de empresas dos mais diversos segmentos e a quantificação do impacto que um bom conteúdo pode trazer para a sua empresa, refletindo diretamente na geração de leads e conversão de vendas.


Por que utilizar a produção de conteúdo como estratégia de marketing?

O jeito de vender mudou! Há não muitos anos atrás, as empresas se preocupavam unicamente em informar a existência dos seus produtos e serviços e garantir que isso fosse atrativo para o público.

Diversos fatores transformaram o marketing em algo muito mais complexo, porém para entender de uma vez por todas a importância de um bom conteúdo elaborado pela sua empresa é essencial entender o consumidor.

Vamos utilizar uma rotina comum como exemplo, essa pode ser inclusive a sua:

Pouco tempo depois de acordar, ao acessar as notícias do dia ou responder mensagens nas mídias sociais, o número de empresas procurando ter você como cliente é enorme.

O Facebook por exemplo, é um dos maiores campos de batalha da publicidade, a plataforma faturou somente nos últimos 3 meses de 2018, 6,82 milhões com anúncios na plataforma.

Ao ligar a televisão, utilizar os transportes públicos ou até mesmo ir ao cinema, diversas empresas estão tentando entrar em contato com você de alguma forma, porém são poucas que conseguem de fato obter a sua atenção.

De forma simplista é possível dizer que com a democratização dos canais de comunicação, como é o caso da popularização dos smartphones e facilidade em estar conectado o tempo todo na rede (estima-se que 70% dos brasileiros acessam a internet regularmente), transformar um produto ou serviço em foco de atenção se tornou uma missão muito difícil.

Entendendo a dificuldade em cativar clientes, surge então a questão central quando falamos da elaboração de qualquer estratégia, afinal, como você pode conquistar a atenção do cliente?

Não basta apenas mostrar que um produto ou serviço existe e é oferecido com benefícios pela sua empresa, é essencial demonstrar que aquela é a melhor escolha por um motivo, ela resolve o problema do cliente.

Para exemplificar a mudança entre apenas vender um produto e inseri-lo de fato na vida do cliente, solucionando os seus problemas e sendo consequentemente muito mais atrativo, o caso da empresa de pneus automotivos Michelin pode ajudar:

A Michellin em 1900 começou a distribuição de um guia turístico em oficinas e postos de gasolina localizados em rodovias estratégicas por toda a França. Esses guias traziam indicações de lugares para se visitar, especialmente restaurantes, incluindo uma classificação de qualidade.

Mas o que uma empresa de pneus automotivos tem a ver com gastronomia?

Os motoristas ao visitar os lugares indicados no guia Michelin, naturalmente em algum momento necessitariam de uma troca de pneus, afinal o longo trajeto até os restaurantes classificados acabaria por desgastar a peça.

E quando o cliente fosse trocar o seu pneu, qual seria a marca que ele lembraria, confiaria e consequentemente fecharia negócio?

Sim, aquela que o indicou lugares incríveis e o proporcionou momentos únicos mesmo que indiretamente, ou seja, a Michelin.

O guia Michelin está sendo publicado há mais de 116 anos e é a maior referência em classificação gastronómica. Na América Latina apenas 3 países estão incluídos no guia Michelin, o mais bem classificado é o D.O.M (Alex Atala) com duas estrelas no guia.

O caso da Michelin não é o único onde a produção de conteúdo útil faz a diferença, existem diversas maneiras de educar o público e tornar a sua empresa relevante dentro do seu segmento de atuação.


Elabore a produção de conteúdo estrategicamente

Uma estratégia de marketing de conteúdo vai muito além de apenas produzir textos ou peças informativas em outros tipos de mídia. Para bons resultados é essencial desenvolver estrategicamente esse conteúdo, seguindo pesquisas e dados que indicam a melhor forma de transmitir uma mensagem.


Entenda as necessidades do seu público para melhores resultados

Ao procurar empresas que trabalhem com o marketing de conteúdo para a escrita desse artigo, me deparei com uma diferença enorme entre as mais bem acessadas (e ranqueadas pelo Google) e as empresas que não se destacam.

A principal diferença era a falta de definição de um objetivo no texto, tornando o conteúdo dispensável e cansativo.

Ao definir o que você quer dizer com determinado conteúdo, para onde você quer levar o cliente e como isso será entregue, a estratégia se torna útil.

Um texto com o objetivo de ajudar o cliente a higienizar corretamente um calçado de couro por exemplo, não deve contar histórias sobre a vida do inventor do calçado de couro apenas para ser um texto longo.

O conteúdo deve ser elaborado com informações úteis, trazendo técnicas na higienização, produtos indicados, faixas de preço e é claro uma chamada indicando que a empresa pode resolver esse problema. Agora que o conhecimento em higienização foi demonstrado através de um bom texto e uma conexão baseada em confiança, o cliente está pronto para buscar o contato.

Um conteúdo objetivo é essencial, o alinhamento do que está sendo dito com as necessidades do seu público é o caminho certo para um conteúdo relevante, estima-se que cerca de 78% dos consumidores tendem a acreditar em marcas que criem conteúdo personalizado.


Esteja atento as métricas

Produzir conteúdo estrategicamente vai além de o que está sendo dito, mas também como essa mensagem é publicada e o seu formato. O melhor exemplo disso é o ranqueamento do Google.

Estar bem ranqueado é essencial para qualquer empresa que deseje ter sucesso no digital. Para você ter uma ideia, os três primeiros resultados em qualquer pesquisa dentro do Google dividem em média 35% dos acessos.

Existem diversas técnicas que otimizam um site e melhoram o seu ranqueamento dentro do Google, gerando muito mais acessos e consequentemente a exposição do seu negócio.

O mais importante é entender que o principal critério para ranqueamento é a utilidade da informação, conteúdo útil é valorizado não apenas pelos leitores, mas também pelo Google.

Uma mudança mínima de posições na página de pesquisa do Google pode impactar diretamente nos resultados da sua empresa, tendo em vista que 75% dos usuários não acessam a segunda página dos motores de pesquisa.


 4 dicas para uma boa produção de conteúdo

Outras técnicas de SEO podem ajudar o seu conteúdo a ter um melhor desempenho, algumas delas são:

O tamanho do texto deve ser pensando conforme o seu objetivo. Caso o objetivo seja dar uma opinião curta ou informar algum ocorrido, o tamanho ideal é até 500 palavras. Já para temas mais específicos com informações técnicas, pesquisas e estudos a média mais acessada é com 2000 palavras.

Ferramentas como o Google Trends apresentam os termos mais buscados pelos usuários do motor de busca e tendências em um determinado período, indicando assuntos interessantes para a abordagem e capazes de gerarem mais cliques.

Não confunda marketing de conteúdo com jornalismo! O marketing de conteúdo tem a função de informar sobre determinado tópico e oferecer soluções. O jornalismo tem o objetivo de informar imparcialmente um ocorrido, sem nenhum tipo de solução ou direcionamento.

Seja empático na produção de conteúdo, utilize uma linguagem coerente com a do seu público independente de qual mídia está sendo utilizada. A estética é importante, mas de nada adianta caso a mensagem não seja transmitida conforme o planejado.


Concluindo…

Está cada vez mais difícil conquistar novos clientes, porém empresas que investem na produção de conteúdo útil, seguindo as métricas e sendo entregue nas mídias certas para o público alvo, tem mercado garantido.

Isso é provado não apenas pelos casos já citados, mas também por pesquisas e estudos. Em pesquisa realizada pela Aberdeen foi constatado que empresas com investimento em conteúdo possuem uma taxa de conversão em média 6x maior do que aquelas que não investem.

Além de ser relevante o conteúdo deve conduzir o cliente a encontrar a solução para o seu problema através da sua empresa, concluindo ele mesmo que essa é a melhor opção possível.

Se tornando autoridade em determinado assunto com a elaboração de conteúdo útil, a sua empresa se diferencia dentro do segmento, e você pode ter certeza que quando o cliente procurar por qualquer coisa relacionado aos temas do conteúdo produzido, sua empresa será a referência.

As métricas explicadas ajudam com que o conteúdo chegue até o seu público e devem ser uma prioridade para o profissional responsável pela produção. Esteja atento as mudanças anunciadas pelo Google e em outras plataformas utilizadas pela sua empresa.

A produção de conteúdo útil é uma estratégia incrível para você atingir bons resultados, sendo indispensável para qualquer empresa que deseje ser referência dentro do seu segmento, estando a frente no ranqueamento do Google, aumentando a sua taxa de conversão de vendas e se tornando autoridade dentro do mercado.

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