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Por que ter um bom conteúdo em meu site?

Pode parecer redundância falar sobre conteúdo novamente, já que temos dois artigos voltados para esse tema. Em um deles, explicamos como o SEO otimiza seu site e seus posts, em outro mostramos porque o posicionamento nos buscadores é um fator importante para você ter autoridade no seu setor. 

Assim como os jornais diários trazem notícias imediatas, principalmente focando na Internet, em que a informação chega ainda mais rápido, os conteúdos de blogs, grandes artigos, ebooks e landing pages precisam ser divulgados constantemente, mesmo que não tenham informações tão imediatas assim. 

O SEO foca principalmente em conteúdos de cauda longa, e pautas frias, ou seja, informações de conhecimentos duradouros. É possível ter também posicionamento através des notícias diárias, porém funciona de modo diferente de uma pauta fria, que pode trazer resultados por um longo tempo. 

Atualmente a criação de conteúdo para empresas tem grande foco nas pautas frias, no intuito de mostrar os produtos e serviços, e conteúdos relevantes sobre aquele setor e assuntos que se relacionam com esse setor. Uma estratégia SEO de longa duração é possível apenas com conteúdos sendo postados com frequência, sendo relativamente longos e relevantes para o público. 

Diante desse cenário todo, é fundamental que o conteúdo seja de qualidade, pois não adianta escrever sobre algo que as pessoas não buscam, assim como conteúdos que não tiram nenhuma dúvida do usuário e, pior ainda, é apenas um amontoado de palavras sem significado.

Por isso é importante que toda empresa interessada em alavancar seu posicionamento e autoridade na Internet tenha em mente que, já que o conteúdo é rei, ele precisa ser muito bem feito para ter o resultado esperado. 


Por que falar de conteúdo é tão necessário?

Quando uma empresa pensa em um resultado a curto prazo, há opções mais imediatistas, como patrocínios nos buscadores e redes sociais. O SEO não funciona da mesma forma. Ele está em constante mudança também, o que requer que o setor responsável pelas análises de posicionamento e tráfego fique sempre atento a novos formatos e novos conhecimentos. 

Justamente por essas mudanças tecnológicas e que o Google (e outros buscadores) fazem, o conteúdo é a área sempre mais afetada. Hoje, o GoogleBot, por exemplo, tem tecnologia o bastante para entender semântica do português e entender se o texto tem lógica. Isso faz com que os criadores de conteúdo tenham que pensar totalmente no usuário: como ele pesquisa, quais suas dúvidas, qual a melhor forma de fazê-lo ficar dentro do site, qual informação de fato lhe interessa?

Portanto, se eu quero escrever sobre como a moda verão influencia nas escolhas dos usuários na hora de ir na loja comprar roupas, por exemplo, não basta eu escrever simplesmente o que eu acho. O Google tem sido cada vez mais rigoroso no conteúdo, e posta regularmente em sua plataforma do Search Console sobre melhores práticas para uma empresa ser mais encontrada 

Por mais que o SEO tenha muitos detalhes técnicos, como urls amigáveis, inserção de tags específicas para o Google ter uma avaliação mais acurada de seu site, entre outras ferramentas, o conteúdo é ainda o maior desafio do marketing digital atualmente. E por quê?

Entender o comportamento do usuário é a tarefa mais importante existente no marketing digital, porém, conseguir essas respostas não é uma tarefa simples como adicionar um código em seu site. Entender o usuário tem muito mais a ver com o aspecto social e de comunicação do que tecnológico. 

Hoje, com a internet, a mensuração de dados é muito mais avançada e objetiva, facilitando que entendamos mais sobre o que é mais interessante ao usuário. Mesmo assim, é impossível saber 100%, com todos os detalhes, o que se passa na cabeça dele. O usuário é um ser humano como todos nós, e não um robô. Portanto, as respostas são mais subjetivas, e requer muito mais análises pelo setor de marketing. 

E aí que vem esse grande desafio. Criar um planejamento de conteúdo requer dados, como saber o público-alvo, o engajamento nas mídias sociais, principais concorrentes, conteúdos buscados e que estão em boas posições atualmente (e como fazer um conteúdo melhor que eles). Todo esse planejamento dá uma grande base e noção de como iniciar uma boa estratégia. 

Mas não significa que essa estratégia será permanente e que tem 100% de chance de dar certo. É por isso que as análises de relatórios e constantes avaliações são etapas fundamentais de uma estratégia SEO. Ignorar todos esses passos e não ter paciência como temos na construção de um empreendimento, por exemplo, pode ser fatal pra sua estratégia, tendo que recomeçar do zero, coisa que ninguém quer. 


O que significa ter um bom conteúdo?

Quando falamos de conteúdo relevante parece ser algo super claro e objetivo: oras, faça um bom conteúdo! Há algumas dicas e boas práticas para entender o que configura um bom conteúdo. 

Você percebeu que desde o início desse texto explicamos algumas informações fundamentais para ajudar as empresas? Pensar em conteúdo para empresas significa focar em conteúdos de pauta fria, que focam em posicionamentos de cauda longa, de longa duração. 

O motivo pode ser explicado dessa forma: há empresas que não são jornais diários, não são empresas de jornalismo. Publicar conteúdos desse tipo em um blog ou em um site requer uma equipe muito maior e muito mais atenta para criar textos imediatos. Porém, para um posicionamento sobre temas importantes do setor, não dá para fazer isso apenas via notícias. 

Portanto, as pautas frias ainda assim são as melhores escolhas para conseguir explicar o que é seu setor, o que é seu negócio e como é possível ajudar seu público. Textos mais longos possuem mais links internos e externos, mais referências, conhecimento e mais didatismo. 

É possível adicionar conhecimentos do jornalismo (na verdade consideramos essencial), mas focando em reportagens, em entrevistas, ou mesmo artigos educativos. Pois bem, depois de entender que as pautas frias são muito importantes para o posicionamento, a outra etapa é entender como fazer essa pauta ter um conteúdo rico. 

E aí vem a etapa de análise do público, do setor empresarial, dos buracos existentes que sua empresa pode preencher, entre outras análises. Elas serão o pontapé para criar conteúdos. A qualidade do que será escrito depende dessas análises. 

E assim inicia-se a estratégia. É importante lembrar novamente que o SEO não é uma estratégia de curto prazo, e sim de médio a longo prazo. Postar um ou dois textos não significa que sua empresa terá recordes de tráfego e vendas. Eles ajudam e muito a estabelecer um site confiável, com informações ricas e que ajudam o usuário, mas os benefícios só serão vistos ao longo do tempo. Então, é preciso ter paciência. 

Outra grande vantagem dos conteúdos online é que eles podem ser atualizados e melhorados com o tempo. Se um tráfego de 6 meses não foi bom o bastante e não era o esperado, é possível rever o texto, criar uma estratégia de melhoria, como: vale adicionar um infográfico, há dados mais recentes que são importantes, novidades surgiram nesse assunto e temos que adicionar, o tamanho do texto precisa aumentar? 

Todos esses detalhes vão fazer com que as avaliações do Google mudem, mas para melhor. Com uma avaliação melhor, organicamente o Google vai te dar mais autoridade e verá que esse conteúdo é mais relevante agora do que antes. O conteúdo realmente é rei, pois é possível melhorá-lo sempre, o que antes era impossível em uma revista física. 

Todos esses tópicos que levantamos pode te ajudar ainda mais a avaliar a qualidade do seu conteúdo, e tomar ações mais assertivas, como pedir melhorias, pedir análises mais acuradas, pedir relatórios, dar sugestões de como melhorar. 

Ficou mais curioso sobre o assunto? Converse com a gente e mostre seu interesse que faremos mais conteúdos desse tipo! 

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