×

Investir em marketing digital traz resultados e isso é inquestionável! Em tempos de crise, o marketing digital assume um papel muito importante: posicionar a sua empresa.

O coronavírus é o inimigo invisível da nossa sociedade, não é novidade para ninguém que estamos sim passando um momento mufito delicado, exigindo a contribuição de todos para que a transmissão da doença seja freada.

A medida mais importante no combate ao coronavírus é o distanciamento social, resultando em um esforço coletivo para permanecer em casa.

Isso infelizmente gera impactos diretos no mercado.

Além da mudança no modo de trabalho com a implementação do Home Office, assunto já tratado aqui no Blog, o consumo também se torna uma preocupação.

Com as pessoas ficando em casa e restrições para o funcionamento de comércios que não sejam essenciais para a sociedade, é natural que o mercado esfrie.

Com o consumidor ficando em casa e deixando de consumir, o marketing digital deve assumir outra postura, se antes o objetivo central era direcionar o cliente para o setor de vendas. Agora posicionar a sua empresa é a prioridade.

Nesse momento com as redes sociais batendo recorde de acessos e a população procurando por organizações que estejam junto a ele nessa luta contra o Covid-19, se posicionar virou uma obrigação.

Nesse artigo você vai descobrir a oportunidade que vem passando desapercebido pelos gestores nesse momento de crise, e como garantir que o amanhã da sua empresa seja de sucesso, superando o vírus e todos os seus efeitos.


Posicionamento é a chave para superar essa crise

Você já ouviu falar no termo “share of mind”? Esse é um conceito de marketing utilizado para definir o espaço que uma empresa ocupa na mente do consumidor.

Um bom exemplo disso é quando você vai comprar uma haste flexível para a orelha, ou deveria dizer um “cotonete”.

A mesma coisa ocorre quando você vai comprar um curativo descartável, ou o “band-aid”.

Empresas que são referência no seu segmento, abrangem um grande espaço na mente do cliente, se tornando até mesmo sinônimo dos produtos que comercializam.

Todas as empresas de sucesso são capazes de ter um grande ‘share of mind” no seu público alvo.

Eu garanto que você reconhece o remédio para dores de cabeça, apenas com o slogan “a dor sumiu”.

Como as empresas ficam marcadas na mente do consumidor? Com uma estratégia de posicionamento.

Ao posicionar a sua empresa nas questões importantes dentro da sociedade, a organização ganha características únicas, sendo associada pelo consumidor com uma emoção.

Essa associação a uma emoção é o que ativa o mecanismo de lembrança no nosso cérebro. Quanto mais forte for a emoção, maior é a chance de uma lembrança ficar marcada para sempre.

Dificilmente você vai esquecer de como foi andar de bicicleta pela primeira vez ou daquela viagem com as pessoas que você ama. Agora se eu te perguntar o que você almoçou na segunda-feira passada, a menos que tenha sido uma ocasião especial, dificilmente você vai lembrar.

Com certeza nesse momento você deve estar se perguntando: o que tudo isso tem a ver com a crise do Covid-19?

É simples, não existe um momento mais fácil para ficar marcado na vida do consumidor.

Estamos em uma ocasião onde todos estamos refletindo sobre o nosso futuro, com o sentimento de compaixão e necessidade de ter esperança. As empresas que se posicionarem como um foco de esperança no meio dessa crise de saúde, vão ganhar espaço na mente do consumidor.

Já temos exemplos de empresas sofrendo boicotes por um posicionamento ruim perante a crise do coronavírus. A maior parte das empresas sequer se posicionou, com uma reação demorada perante a tantos ocorridos nos últimos dias.

Mas a sua empresa não pode pertencer a nenhum desses dois grupos nesse momento, porque no dia seguinte a crise do coronavírus, serão as empresas que se posicionaram de forma consistente no digital, que serão procuradas pelos clientes.

Já as outras serão cobradas pelo seu posicionamento inadequado ou total omissão, justamente no momento mais importante para a nossa sociedade nas últimas décadas.

Caso a sua empresa não trabalhe com produtos ou serviços essenciais, a verdade é que as suas vendas vão cair. Não importa qual seja a estratégia utilizada, esse é um momento complicado para todos.

Com um bom posicionamento no digital, a perspectiva do futuro muda.

A sua empresa se posicionando como uma companheira para o futuro do consumidor, deixando claro que depois de toda essa crise, os seus produtos e serviços estarão tão bons como antes, as vendas serão consequência.

Confira mais em : 5 conceitos de marketing digital que vão mudar totalmente as suas estratégias.


Por que o marketing digital?

Como dito, esse é um momento em que as receitas da sua empresa vão diminuir, então cada investimento deve ser preciso como nunca.

E é por isso que investir em marketing digital além de ser a melhor escolha pelos resultados gerados, ainda é inteligente financeiramente.

Os investimentos de marketing digital, seja na criação de um blog com notícias informativas sobre o coronavírus, campanhas nas redes sociais para espalhar as medidas de segurança ou até mesmo, uma arrecadação de fundos para a compra de máscaras e álcool em gel, são ações muito mais baratas que um anúncio em mídias físicas ou tradicionais.

Além do mais, o marketing digital é mensurável! Sendo possível a agência responsável pelo serviço, colocar em números o quanto aquela campanha agregou no posicionamento da sua empresa.

Sua acessibilidade financeira e mensuração de resultados, já torna o marketing digital a melhor escolha para se investir no momento da crise, mas o que vem passando desapercebido por muitos gestores é que esse canal está sendo muito mais acessado pelos clientes.

Recentemente o Facebook divulgou os seus dados mensais, registrando um aumento de 50% no número de usuários online durante a quarentena do coronavírus. Esse número é uma tendência em toda a internet, a plataforma da Netflix também bateu recordes no número de acessos.

Com a necessidade de ficar em casa, as pessoas procuram se conectar com o mundo exterior de alguma forma e essa forma é o digital.

Investir em marketing digital nesse momento é muito mais vantajoso. Uma boa analogia é com a instalação de um banner.

Pense que anteriormente passavam cerca de 1.000 pessoas em torno da rua onde o seu banner está instalado. Agora, seguindo a média divulgada pelo Facebook, pelo menos 1.500 pessoas vão passar pela rua do seu banner.

Confira mais em: Como engajar o seu público nas redes sociais .

É isso que está acontecendo, uma explosão de acessos no digital, justamente quando as pessoas estão procurando organizações que deem suporte ao enfrentamento do vírus.

Esse vai ser o diferencial da sua empresa no longo prazo.


Nós podemos te ajudar

Aqui na Go Up todas as medidas de combate ao coronavírus já estão sendo tomadas, nossa equipe está trabalhando em Home Office, com ferramentas virtuais para garantir que a alta performance, marca registrada da nossa agência, continue nesse momento de exceção.

Agora mais do que nunca, a nossa agência se coloca a disposição para ajudar o seu negócio! Acreditamos que as empresas são feitas por pessoas, e esse é o momento de cuidar de cada uma delas.

Para isso estamos desenvolvendo novas estratégias digitais, para que no dia seguinte ao coronavírus, a sua empresa seja lembrada e desejada pelos clientes.

As nossas ferramentas digitais estão mais eficientes do que nunca, e esse é o momento de você investir no futuro.

Está interessado em se diferenciar no meio dessa crise para que o amanhã seja de sucesso? Então invista com competência no digital, invista com a Go Up.

Ainda tem dúvidas? Consulte os nossos especialistas no atendimento, uma equipe preparada está a sua disposição.

Estamos com vocês empresários, nessa luta contra o coronavírus e a favor do futuro do Brasil.

botão whatsapp