Conheça o incrível case de sucesso da Cacau Show

No Comments

Seja você um apaixonado por chocolate ou não, com certeza conhece a marca brasileira Cacau Show. A empresa é referência pela qualidade dos seus produtos e marketing em diferentes plataformas, porém, o case de sucesso da Cacau Show nos ensina muito mais do que isso.

A marca fundada por Alexandre Costa nasceu de um pequeno negócio e se transformou em referência no sistema de franquia. Mas, o caminho até o sucesso não foi dos mais fáceis.

O case de sucesso da Cacau Show vai te proporcionar insights incríveis sobre o mercado brasileiro e comportamento do consumidor.

Vamos conhecer essa história?

O surgimento da Cacau Show

Nascido na zona norte de São Paulo, no bairro da Casa Verde, Alexandre Costa herdou o espírito empreendedor da sua família, filho de uma vendedora de produtos de beleza em domicílio e um tecelão.

Ainda criança, Alexandre acompanhava a sua mãe na venda de produtos de beleza, servindo também como modelo para os catálogos montados pela mãe.

Aos 14 anos, em 1984, a mãe de Alexandre mudou de segmento, começando as vendas de chocolate. A sua função era de receber os pedidos das revendedoras, fazer as encomendas nos fabricantes e embalar cada produto.

A demanda pelos chocolates foi tão grande que o fabricante acabou não dando conta da produção, obrigando o encerramento das vendas para manter a qualidade do serviço responsável pelo sucesso do empreendimento.

Com a ideia de vender chocolates testada pela mãe, Alexandre retoma o negócio 3 anos depois com o objetivo de provar a sua competência.

E você provavelmente já conhece o final dessa história.

Logo na primeira páscoa do novo negócio montado por Alexandre, uma crise enorme surgiu.

A venda de mais de dois mil ovos de chocolate de 50g tinha tudo para ser o passo inicial perfeito para o recém fundado empreendimento, porém um pequeno erro quase arruinou tudo.

Alexandre não tinha o conhecimento completo da atividade dos seus fornecedores, e nas vésperas da páscoa descobriu que a fábrica não daria conta da demanda.

Justamente o erro que para ser evitado foi o motivo do fechamento do negócio anterior gerido pela sua mãe.

Era necessário agir ou toda a credibilidade construída seria perdida por um momento único e frustrado.

ovos de páscoa

Alexandre então colocou as mãos na massa, comprando os materiais necessários para a fabricação dos ovos de páscoa e buscando alguém que o pudesse ajudar.

Mesmo com uma margem de lucro muito inferior ao planejado, Alexandre cumpriu o acordo firmado com os seus clientes e conseguiu realizar a entrega que era vista como impossível.

Então desse acidente que trouxe um lucro de 500 reais, Alexandre Costa começou a chocolataria mais famosa do Brasil, a Cacau Show.

As estratégias de Alexandre Costa que fizeram a diferença

O case de sucesso da Cacau Show não impressiona apenas pelo seu início acidental, mas também pelos números incríveis de crescimento da empresa.

Em 2001, após um longo planejamento de estruturação, a Cacau Show abriu a sua primeira loja.

Um ano depois, a marca já contava com 18 pontos.

Em 2003, apenas dois anos após a sua fundação, a rede já contava com 230 lojas, sendo a maior empresa de chocolates finos do país.

Para atingir esses resultados, a Cacau Show se destaca por três principais pilares; um modelo inteligente de negócio, investimento em recursos humanos e marketing.

Modelo de negócio

O modelo de negócio adotado pela Cacau Show é o de franquias, onde através de parcerias com outros empreendedores, a empresa conseguiu um crescimento impressionante em pouco tempo.

Para garantir que a qualidade dos produtos e serviços seriam preservadas em cada loja Cacau Show ao redor do país, a empresa baseia o seu treinamento de franqueados em 4 principais pilares:

Habilidade: mostrar a desenvoltura de gestão e negociação e buscar sempre novas oportunidades.

Compromisso: Cumprir as responsabilidades com a franqueadora, fornecedores e colaboradores.

Zelo: Ter dedicação ao negócio para garantir a qualidade do atendimento e da exposição dos produtos.

Investimento: Reunir o próprio capital e investir no formato certo para o seu perfil. Os investimentos se iniciam em 35.000 reais.

Atualmente com mais de 2.000 lojas, o cuidado de Alexandre Costa na preparação dos seus franqueados é um case de sucesso por si só, garantindo um crescimento sustentável e sem a perda de qualidade que acontece com a expansão de outras redes.

Investimento em recursos humanos

A satisfação dos funcionários da Cacau Show sempre foi motivo de destaque na gestão da empresa, afinal, um funcionário feliz oferece um atendimento igualmente alegre para cada cliente.

A valorização dos recursos humanos da empresa parte desde os vendedores, até os gestores. Isso fica claro com o número de pessoas procurando por vagas dentro da chocolataria.

colaborador cacau show

Faça você mesmo uma pesquisa de vagas na Cacau Show, a concorrência é sempre acirradíssima.

Melhor do que escrever sobre como é trabalhar na Cacau Show é ouvir o depoimento de um funcionário da empresa. Clique aqui e confira como é o dia a dia de trabalho dentro da Cacau Show.

Marketing

Além de um trabalho exemplar nas redes sociais, que são algumas das redes corporativas mais seguidas do país, a Cacau Show aposta no marketing sensorial como o seu diferencial.

O marketing sensorial consiste na criação de uma experiência que através dos cinco sentidos provoque reações positivas ao consumidor. Reações essas que serão diretamente associadas a marca.

A Cacau Show busca o estímulo da visão, tato, paladar e olfato em cada uma das suas lojas espalhadas pelo país. Esse conceito de marketing vai desde a aromatização dos ambientes até a distribuição das prateleiras.

A última novidade da Cacau Show no marketing sensorial foi a implementação da Rádio Cacau Show. A Rádio Cacau Show traz uma seleção de músicas estratégica para garantir um estímulo único a audição do cliente, gerando mais um vínculo emocional.

Ao comprar um chocolate da Cacau Show, cada cliente participa de uma experiência única e marcante de consumo.

4 lições que a Cacau Show ensina com o seu case de sucesso

O case de sucesso da Cacau Show traz 4 principais lições que devem ser aplicadas agora mesmo no seu negócio, confira:

A importância de cumprir as expectativas dos clientes

Provavelmente se o Alexandre não tivesse realizado aquelas duas mil entregas de ovos de páscoa, esse texto sequer existiria. Ao firmar um acordo com o cliente você está construindo expectativa. Qualquer frustração na expectativa construída afasta o cliente da sua empresa.

Nada é mais importante do que garantir a satisfação do cliente, não importa se isso vai custar algumas noites de sono ou uma fatia do lucro projetado. Um cliente insatisfeito é mais do que uma oportunidade perdida de fidelização, mas sim um problema para a sua empresa.

Investir naquilo que faz a diferença

Os investimentos da Cacau Show sempre foram realizados de maneira inteligente, pensando em um resultado a médio e longo prazo. Com a construção de uma marca forte, excelência no atendimento e comunicação eficiente, as vendas são consequentes.

O investimento no treinamento de novos franquiados por exemplo, poderia ser visto por muitos gestores como algo descartável. Porém, é justamente esse cuidado em cada estabelecimento que leva o nome da marca que garante a constante demanda pelos seus produtos.

Aprender com as experiências de outros gestores

Um termo muito utilizado na música é o artista “esponja”. Para se referir a músicos camaleônicos como os Beatles ou David Bowie, o termo esponja é empregado, significando a absorção daquilo que está acontecendo em volta.

Todo bom gestor também é uma esponja quanto ao que está acontecendo no mercado. Alexandre Costa começou a aprender com a sua mãe e sem dúvidas não parou de estudar.

Conteúdos como este que você está lendo, fortalecem a sua gestão com a experiência de gestores que conseguiram alcançar o sucesso.

Colocar o cliente sempre em primeiro lugar

O cliente é a prioridade de qualquer negócio bem-sucedido, suas estratégias devem ser desenhadas para atender as necessidades do seu público, garantindo a construção de uma verdadeira experiência de consumo.

O case de sucesso da Cacau Show é o melhor exemplo disso, todas as estratégias de gestão, incluindo o marketing, construção das lojas e desenvolvimento de parceiros são realizadas com foco no cliente.

O cliente é o protagonista da sua empresa é seu dever como gestor conhece-lo e atende-lo como ninguém.

Deseja ler mais conteúdos como esse?

Toda semana você confere conteúdos exclusivos aqui no Blog da Go Up. Para continuar seus estudos, sugiro os seguintes conteúdos:

O que a Harley-Davidson e a Honda podem te ensinar sobre a crise?

Growth Hacking em 2020: a metodologia utilizada pelas maiores empresas do mercado;

Descubra em poucos minutos o seu nicho de mercado

Se o case de sucesso da Cacau Show foi útil para o seu aperfeiçoamento como profissional, então compartilhe este conteúdo, vamos juntos mudar o mercado brasileiro.

Até a próxima leitura.

Time de profissionais com formações em Publicidade, Marketing, Tecnologia entre outras, totalmente qualificados para criação de conteúdo digital nos mais diversos segmentos.

Sobre nós e este blog

Somos uma empresa de marketing digital full service com foco em ajudar nossos clientes a obter ótimos resultados em várias áreas-chave.

Analise Gratuita

Oferecemos serviços profissionais de SEO que ajudam os sites a aumentar drasticamente sua pontuação de pesquisa orgânica, campanhas em mídias pagas e em conversões a fim de competir pelos rankings mais altos e os melhores resultados no meio digital, mesmo quando se trata de segmentos altamente competitivos.

Subscribe to our newsletter!

Mais do nosso blog

Ver todas as postagens