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4 estratégias incríveis para conquistar clientes com o marketing digital no segmento de hotelaria

O ano de 2020 é importantíssimo para o setor hoteleiro. Uma recente pesquisa realizada pelo fórum de operadores hoteleiros do Brasil, trouxe alguns dados impressionantes sobre o setor.

O mais significativo é o fato que 94,4% das empresas consultadas dentro do setor hoteleiro, estão esperando um aumento substancial na taxa de ocupação e diária média.

Você sabe o que isso significa?

Sim, esse é o momento de investir.

As empresas do segmento hoteleiro que investirem em maneiras de comunicar os seus serviços aos clientes, e transmitirem uma mensagem verdadeiramente única, vão vender muito mais que os seus concorrentes.

A grande dúvida é justamente como fazer isso!

Provavelmente os seus concorrentes já têm essa reposta, e estão conseguindo resultados melhores que o seu, mesmo com serviços inferiores.

Quanto mais cedo você aplicar essas 4 estratégias incríveis de marketing digital, melhores serão os seus resultados. A cada segundo sem essas técnicas virtuais, você perde oportunidades de fechar negócio.

Com a leitura desse artigo você vai se preparar para um mercado aquecido e cheio de desafios, conhecendo algumas das técnicas em marketing digital utilizadas pelas empresas que mais vendem no segmento, e que podem transformar a sua empresa em uma máquina de fazer dinheiro.


Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a base de qualquer estratégia digital eficiente!

Há não muito tempo atrás, existia o conceito que a função do marketing se resumia em demonstrar a existência de um produto, transmitindo as suas características e como ele se destaca em relação aos seus concorrentes.

Mas será que esse conceito se aplica atualmente?

Vamos usar um dos exemplos mais comuns no mercado que ocorre no segmento de moda.

Qual marca é mais desejada pelos consumidores: aquela que consegue transmitir uma mensagem para um público específico, seja essa mensagem: sustentabilidade, elegância, estilo de vida… ou as marcas que investem apenas no custo-benefício das suas peças?

Pode ser que o público até compre da marca com o melhor custo-benefício pela questão financeira, mas a marca que é desejada e consegue atingir níveis de lucros absurdos, é aquela que possuí conteúdo na concepção da sua marca.

Isso se estende para todos os segmentos do mercado. Consumir a muito tempo deixou de ser apenas uma necessidade, se transformando em um ato social.

E como construir uma imagem única e que de fato tenha significado, ainda assim transmitindo os benefícios do seu produto e oferecendo razões racionais para o cliente fechar a compra? É com o marketing de conteúdo.

Cativar clientes é cada vez mais difícil, e o marketing de conteúdo surge como solução.

Essa técnica consiste em produzir conteúdo que não se resuma a demonstração do seu produto, mas sim que resolva um problema do cliente, e que no final da resolução, o seu produto seja uma peça chave para a satisfação plena.

O exemplo mais famoso de marketing de conteúdo foi o de uma marca de pneus, que com a produção de um guia gastronômico se tornou referência no mercado.

Aqui no blog já detalhamos essa história e outras cases incríveis de marketing de conteúdo.

Confira em: Como um bom conteúdo diferencia sua empresa das outras?

Outro caso que exemplifica bem a diferença que o marketing de conteúdo pode fazer dentro da sua empresa, é a líder do segmento de bebidas.

Qual a primeira marca que surge na sua cabeça quando falamos de copa do mundo?

Esse é o poder do marketing de conteúdo! E acredite essa técnica vende milhões.

A criação de um blog por exemplo, é capaz de aumentar o tráfego do seu site em até 434%.

Imagine o número de novas oportunidades de negócio, caso o seu site aumentasse essa porcentagem de visitantes.

O grande problema é que mais de 93% dos profissionais de marketing B2B já trabalham com o marketing de conteúdo, e a concorrência pela liderança de um determinado tópico é cada vez maior.

É nesse ponto que surgem os estudos para um marketing de conteúdo mais eficiente. Poucas agências no Brasil trabalham com essa base teórica na criação de conteúdo.

Para produzir conteúdo de forma eficiente, existem três fatores chave: público, oferta e estratégia.

Muitas empresas estão oferecendo “carne para vegetariano”, e mesmo que consigam o aumentam do tráfego no seu site, as vendas não se concretizam.

Ficou interessado no marketing de conteúdo? Quer participar das estatísticas incríveis que essa técnica proporciona e ainda concretizar vendas? Entre em contato com a equipe de especialistas em criação da Go Up.


Atendimento completo ao cliente

Há alguns dias, um amigo contou uma história interessante sobre o planejamento das suas férias…

O roteiro estava praticamente definido, seu desejo era conhecer o nordeste do Brasil junto com a família, visitando as principais praias, pontos turísticos e museus das cidades ao longo de praticamente um mês.

A única dúvida que restava era quanto a escolha da companhia aérea.

Ele contou que estava prestes a comprar as passagens com uma empresa muito conhecida no mercado, e que os preços eram ótimos e abaixo da concorrência. Sobraria dinheiro para desfrutar de mais restaurantes e passeios.

O conselho que ele recebeu foi que pesquisasse um pouco mais sobre a empresa, a opinião de quem já voou com a companhia e o seu ranqueamento nos sites de reclamações.

Não demorou muito tempo para que ele mudasse completamente de ideia, escolhendo outra companhia aérea mesmo com o preço consideravelmente mais caro.

Essa história sem dúvidas já aconteceu com você ou algum conhecido, é comum pesquisarmos a opinião de outras pessoas sobre um produto ou serviço.

Esse conceito é científico! Denominado de primazia.

Nesse artigo você pode conferir um pouco mais sobre o efeito de primazia e como ele influência na visão que os clientes têm do seu negócio, se liga: Como engajar o seu público nas redes sociais?

O que os clientes falam sobre o seu hotel influência muito na decisão de possíveis compradores!

É fundamental desenvolver uma comunicação interativa na internet, especialmente dentro das redes sociais que comportam quase 62% da população brasileira, e mais de 2 bilhões de usuários ativos ao redor do mundo.

Um bom trabalho na comunicação com o cliente traz resultados incríveis, a maior empresa de streaming do mundo é o melhor exemplo disso. Inclusive essa é a empresa mais querida do mercado segundo a Love Index.

Para isso não basta apenas responder os clientes, é necessário estar ativo, desenvolver uma linguagem própria, alinhar todos os tipos de mídias e tudo isso de forma estratégica, sem achismos!

O poder das redes sociais é praticamente ilimitado, e as empresas que sabem trabalhar com essas plataformas, não à toa, são líderes de mercado.


Utilize o Ads como uma vitrine para a sua empresa  

Você conhece algum canal de comunicação em que as empresas gastem 75 bilhões anualmente em publicidade? O Google Ads tem esse alcance!

O Google ads é a plataforma de links patrocinados do Google, funcionando por meio da configuração de PPC (Pay Per Click). Na metodologia PPC a empresa só paga pelos cliques que atingirem o público, muito ao contrário da publicidade tradicional, onde se investe sem garantia de retorno.

O uso do Google Ads abrange diversas plataformas da maior empresa de tecnologia do mundo, incluindo os banners laterais do Youtube e primeiros resultados no motor de busca.

O retorno por investimento do Google Ads é o principal benefício no uso da plataforma, sendo recomendado pelos maiores especialistas de marketing do mundo como o melhor investimento possível.

Retornos de 900% são comuns com o Google Ads, muito melhor que a média de 3,65% oferecida pela caderneta de poupança.

A melhor notícia é que o Google Ads é ainda mais potente dentro do segmento hoteleiro.  

O Hotel ads é uma das plataformas que integram o Google Ads, sendo elaborada especialmente para empresas que trabalham nesse setor.

O grande diferencial do Hotel Ads é ser uma plataforma de nicho.

Nem todos os usuários do Facebook ou Instagram estão procurando por hotéis, já o público atingido pelo Hotel Ads está procurando justamente isso.

O funcionamento do Hotel Ads é idêntico ao Google Ads, a grande diferença está em como ele atinge o público.

Faça você mesmo o teste! Pesquise agora mesmo no Google por um hotel em determinada localização.

Um display acima dos resultados de busca é exibido baseado em alguns filtros, e os hotéis que ocupam essa privilegiada posição na maior vitrine de vendas do mundo, estão utilizando o Hotel Ads.

Nesse display, através de um clique, o cliente é direcionado a uma página com as principais informações sobre o hotel, incluindo: preço médio, sites para reserva, comentários de hospedes que já utilizaram dos serviços do hotel, assuntos mais comentados, comodidades mais procuradas e fotos.

Em menos de dois cliques, o cliente já é direcionado para a seleção do quarto.

Quer saber mais sobre o Google Ads e como essa plataforma é o segredo do sucesso das maiores empresas do mundo?

Então confira esse conteúdo exclusivo que a equipe da Go Up preparou para você: Como engajar o seu público nas redes sociais.


Seja persuasivo!

Algum amigo seu já disse: “comprei determinado produto por impulso” ou “eu compro sem pensar”, bom isso não é verdade…

Todas as estratégias que citamos até agora envolvem a comunicação com o cliente, e é justamente uma comunicação persuasiva que faz as pessoas comprarem produtos e serviços.

Essa comunicação persuasiva é realizada através de gatilhos mentais.

Um dos pais da nova comunicação do marketing e especialista em psicologia Robert Cialdini, traz o conceito de gatilhos mentais como formas de comunicação que induzem as outras pessoas a realizarem uma ação.

Por exemplo, você sabia que é muito mais eficiente expor o motivo de determinada ação, antes que haja o questionamento?

É como chegar em uma fila e ocorrer as seguintes situações:

“Uma mulher se direciona até o início da fila do banco, dizendo que precisa realizar agora mesmo um saque de dinheiro”.

“Essa mesma mulher, se direciona ao início da fila do banco, dizendo que precisa realizar agora mesmo um saque de dinheiro, por quê o seu filho está doente e precisa de um remédio de alto custo”.

Fica clara que na segunda situação, a atitude da mulher será melhor aceita entre as pessoas que estavam na fila.

Isso também ocorre com o cliente na hora de fechar uma compra. O hotel pode ser bonito e bem localizado, mas por que o cliente deveria escolher a sua empresa e não o concorrente?

É esse porquê que os gatilhos mentais são capazes de responder.

Para não deixar você na mão, a equipe da Go Up separou dois dos mais poderosos gatilhos mentais utilizados pelas empresas bem sucedidas no segmento de hotelaria, e é claro aplicados aos clientes da agência.


Senso de urgência

Um dos comportamentos mais primitivos do ser humano, é querer aquilo que é escasso dentro do meio social que ele vive. Você já percebeu como as empresas utilizam esse gatilho?

Vamos usar a empatia para entender um pouco melhor como o senso de urgência funciona.

Um produto que está sempre disponível no mercado, de forma abundante e sem nenhum tipo de perda caso não seja comprado naquele momento, dificilmente será prioridade de algum cliente.

Agora pense em um produto que se você não comprar naquele momento, jamais terá a chance de adquiri-lo com as mesmas condições, ou até mesmo adquiri-lo. Esse sem dúvidas será uma prioridade na hora de comprar.

Esse é um dos gatilhos mais poderosos para facilitar o caminho do cliente dentro do funil de vendas.

Ótimas aplicações desse senso de urgência são os contadores de quartos restantes e tempo até a última oferta acabar.

Construa as situações que façam o cliente fechar negócio e fechar negócio agora!


Faça o seu cliente se sentir exclusivo!

Estar em um bom hotel é incrível para qualquer cliente, porém a experiência fica ainda melhor quando ele sente que é um dos poucos privilegiados que consegue ter acesso a tamanho benefício.

A exclusividade é um desejo social e comportamental que pode ser aplicado dentro de qualquer mercado, e ao contrário do que muitos acreditam, a exclusividade não se resume a um preço acessível para poucos.

Construir uma experiência exclusiva para que o cliente se sinta único, e identifique na sua empresa a razão de um sentimento positivo, envolve os pequenos detalhes. Seja um e-mail com conteúdo exclusivo com o nome do cliente, um café surpresa especial ou um tour temático baseado nos interesses do cliente.

Na comunicação essa também é uma chave da persuasão, antes, durante, após e no retorno da reserva do cliente no hotel.


Encaixe essas estratégias no seu negócio

O poder de todas essas estratégias alinhadas com o seu negócio é imensurável. Os resultados sem dúvidas seriam os melhores possíveis, um investimento certeiro no sucesso da empresa.

Então tire essas ideias do papel, é possível sim aplicar essas 4 estratégias para conquistar clientes no segmento de hotéis e as maiores empresas do segmento já estão fazendo isso.

Trabalhando com profissionais em cada uma das áreas de comunicação, os resultados positivos são consequência.

A equipe da Go Up digital é formada por especialistas na criação e execução das estratégias de marketing digital, que mudam para sempre os resultados de uma empresa.

Melhor do que falar sobre o trabalho da Go Up é deixar que nossos clientes falem. Se liga no depoimento do Renato, nosso parceiro da Wisemont:

“Super recomendo. Empresa conta com colaboradores atenciosos e capacitados, e o melhor é que o projeto é entregue superando as nossas expectativas”

Ainda tem alguma dúvida que essa é a agência certa para o seu hotel? Entre em contato agora mesmo com atendimento da Go Up Digital, preparamos um planejamento completo único para você.

Se preferir venha até a nossa agência e tome um café com profissionais de marketing que conhecem e elaboram estratégias incríveis para o setor hoteleiro.

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